3 SÉRIE) LEIS DINÂMICAS DO ENTENDIMENTO
7.4.7) 3.1)
Lei da Evolução Intelectual ou Lei dos
Três Estados- Cada Entendimento oferece a sucessão de três estados : Fictício,
Abstrato e Positivo, em relações às nossas concepções quaisquer , mas com uma velocidade
proporcional à generalidade dos fenômenos
correspondentes. (Augusto Comte) .
Da
Matemática para a Moral aumenta a complexidade Objetiva e ao mesmo tempo diminui a generalidade
Objetiva.
Da
Matemática para a Moral diminui a complexidade Subjetiva e aumenta a generalidade
Subjetiva.
A
Descoberta desta Lei é baseada na Contemplação do Espetáculo
Histórico e da Análise da Subjetividade Humana .
Augusto
Comte , aos 20 anos de idade,em 1822, após 80 horas seguidas de meditação, com pequenos cochilos,
estudando a Sociedade e o Homem, descobriu o princípio
da Variação da Inteligência, isto
é, a Lei da Evolução
Intelectual, que é conhecida como a Lei dos Três Estados.
Existem os
seguintes Estados :
Fictício :é o Estado onde se explica a
Natureza mediante a concepção
de vontades arbitrárias dos corpos ou da influência
de deuses e mais adiante,da
influência de um Deus concebido como
existindo Objetivamente .
{fetichismo
e teologismo (politeísmo e monoteísmo)} correspondem ao Estado Fictício
Fetichismos
= Feitiços = Feiticismo
Abstrato ou Metafísico: É o
Estado intermediário ,conhecido como
Regime das Entidades, onde a
causa dos acontecimentos é atribuída a
forças, fluidos, energias ou vibrações.
Positivo ou Científico : É o Estado
onde se percebe a tautologia das
questões causais e essenciais, operando assim a inteligência uma transformação geral , pela qual ela procura única
e conscientemente constatar a existência
de Leis Cientificas Gerais
,coordenado-as em seguida, para
formar com seu conjunto um sistema filosófico, e considerando estas leis, como a expressão de uma vontade não arbitrária e imanente, peculiar aos corpos.
Quanto mais
gerais forem os fenômenos , mais rápido se passa do Estado Fictício para o Estado Positivo
, fluindo pelo estado transitório ou
dito Metafísico ou Abstrato.
Quando se estuda a origem dos povos ,
verifica-se que todos eles começam explicando o Mundo e o próprio Homem por
meio de vontades arbitrárias, inerentes a todos estes Seres ; concebendo-se
que cada um quer os atos que pratica , bem como podendo
praticar todos os atos que deseja , com base em experiências diárias
ainda insuficientes, e ignorando a regularidade
profunda que preside aos menores fenômenos (ou atributos); os homens primitivos são levados a assimilar todos os fenômenos
como atos ; e todos os seres, a seres
dotados de vontades Arbitrárias ou Caprichosas,
independente de tudo mais, sem considerar
qualquer circunstância .
Fictício
Fetichismo : Se o homem bebe
, é porque tem vontade de beber ,não bebendo caso não deseje, então;
se a pedra cai, é porque tem vontade cair, não caindo se não desejar. Tudo o que sucede , parta de onde partir , resulta da vontade arbitrárias dos seres , das coisas,das plantas ou
dos animais. E como muitas destas
vontades são úteis ou nocivas ; muitas
boas, ou muitas ruins ; os
seres correspondentes, adquirem
supremacia uns sobre os outros, e torna-se alvo do respeito , da admiração , e do Culto dos Homens.
.
Tudo é então Fetiche ou feitiço.
Adoram-se, animais, plantas, pedras
e astros, como seres dotados
de vontades inteligentes e arbitrárias,
é sem dúvida o período de maior comunhão religiosa
do homem com o mundo que o cerca.
Teologismo(Politeísmo/Monoteísmo) - Depois, à proporção que os primitivos começam a contemplar melhor a si mesmo e ao mundo, depois que uma longa observação lhes ensina
que o homem
dormindo não tem vontade, e que durante
os sonos revelam, nascêr-lles a
idéia de
que a vontade não é inerente aos seres,
mas se encontra em alguma coisa, que os acompanha na vigília
e dele se afasta quando dormem. É
essa alguma coisa que se chama de
ALMA, num estado físico subjetivo volátil -
Assim cada Ser possuiria uma alma : existem as almas das coisas, das plantas ,
como as almas dos homens. São elas que tem vontades. De modo que as vontades manifestadas pelos seres
superiores assumem a função de alma, de espírito superiores,
pairando acima das almas , das entidades inferiores. São aquelas almas ,aquelas entidades superiores que
governariam o homem e o mundo. Cada grupo de atributos
cósmicos e humanos estaria
sob a dependência dessas entidades , dessas almas. E como na vida social são homens os que governam , aquelas almas ,aquelas entidades assumiriam forma humana
, constituiriam uma plêiade de
super-homens, sobrenaturais , conhecidos por
deuses. Além disso, paralelamente, a comunhão humana com o mundo no fetichismo se fazendo mediante a
identificação do exterior ao interior, o Homem tendeu a representar graficamente os fenômenos que o cercavam sob
forma humana. Com o correr do tempo, sua
atenção foi se voltando cada vez
mais para seus
desenhos e para as suas esculturas,
invocando-os de preferência, mais que
diretamente ao próprio fenômeno que
estas obras de arte primordialmente
representaram ; este processo contínuo
determinou a gradual dissociação destas imagens humanizadas, do fenômeno correspondente; é quando então,
se estabelece o Politeísmo.
Agora as vontades já não são mais
interiores , mas exteriores aos
seres, permanecendo, contudo,
inteligentes e arbitrárias .
Não são mais fetiches, são
deuses que dirigem os homens e o mundo.
Então não se adoram mais o sol , a
lua, os planetas , as plantas , os animais , os homens , mas
o deus do sol , o deus da lua
, os deuses dos vários planetas
e os deuses que regem as diversas
manifestações da vida dos
Homens.
Mas como nas assembléias humanas há sempre um chefe,
nas divinas ocorre o mesmo; de modo que com o passar dos tempos, esse chefe
dos deuses, passa a ser o único
deus. Em vez de o governo do
mundo e do homem depender da vontade arbitrária de muitos deuses , agora dependerá da de um só deus; exemplo Jeová, Alá, Jesus.
Em todo este regime
de vontades arbitrárias ( interiores
ou exteriores) aos seres, destaca- se o caráter comum a todos eles : a ficção .Nem
os fetiches nem os deuses, e nem o deu; são seres
reais, todos eles provém como não podiam deixar de provir, da realidade, mas
não a refletem com grau de exatidão necessária
para expressá-la. São seres fictícios. Ficção Religiosa.
Mas
à medida que a sociedade evolui , passando de uma a outra fase teológica
, observa-se que certos atributos são
explicados sem a colaboração dos
deuses.
Assim , enquanto a vida
e a morte, a guerra e a moléstia
eram fatos sujeitos ao arbítrio das divindades , as primeiras
combinações numéricas já eram independente delas.
Na China fetichista, como na Grécia politeísta,
e na Judéia monoteísta ,não se recorria ao Céu ,a Zeus ou a Jeová
para somar, diminuir e multiplicar ou para saber que, independente das
vontades do fetiche chinês, e dos deuses
gregos e judaicos , dois mais dois são
quatro e a ordem dos fatores não altera o produto.
Isto quer dizer que, se
estudando as propriedades as mais
elementares dos seres , comparando- as
entre si ,combinando-as ,
abandonou-se à preocupação de as explicar por vontades arbitrárias interiores
ou exteriores , e se começou
apenas a determinar as relações
que entre elas existem , isto é, achar as suas leis. Assim se ficou
sabendo que sem a intervenção de
vontades arbitrárias, os atributos numéricos
mais simples podiam ser
explicados. Graças às essas
explicações , podiam ser previstos e modificados .Assim conhecidas
as parcelas podiam- se determinar a totalidade delas, como conhecida à soma de duas
parcelas , e
conhecendo-se uma delas, podia-se
conhecer a outra. E como esses e outros casos , outros casos semelhantes começaram a surgir ,onde
se tornava inútil à intervenção dos seres
Fictícios ou Teológicos.
Continuando a evolui, novas relações
foram achadas . Às relações numéricas, juntaram-se as geométricas e mecânicas . Apreciando a extensão
e o movimento, respectivamente,
foi-se achando as primeiras leis
que os comandam.
Comparando os ângulos
de um triângulo ao ângulo reto , Tales
de Mileto , achou a relação constante
que os liga : a
soma dos primeiros é sempre igual ao dobro do último .É o teorema angular , base da geometria .
Arquimedes
apreciando o efeito de pesos nas extremidades
de barras, constatou que para equilibrar um deles,
era preciso que o outro fosse tanto maior ou menor quanto menor
ou maior era à distância deste ponto ao ponto fixo da barra; de sorte que se
lhe desse um ponto de apoio, o grande geômetra poderia suspender o mundo.É o princípio da alavanca; um dos teoremas fundamentais da mecânica.
Hiparco, por uma série de
observações do espetáculo celeste, notou
que a volta do Sol à mesma estrela variava
entre dois equinócios de uma quantidade constante , isto é ,
que, partindo
do Sol e a estrela de um mesmo ponto do céu , o chamado ponto veral, depois; do aparente
movimento anual o Sol precedia a estrela de 50 “, 3 , de sorte que só no
fim de vinte e cinco séculos se
repetia a coincidência inicial .É a grande Lei da Coincidência dos Equinócios, é a conseqüência e o fundamento
das outras leis da astronomia ,
que Hiparco assim fundava.
Continuando a evolução , novas relações matemático-astronômicas são descobertas e começam a aparecer
também às reguladoras
dos fenômenos físico-químicos . Galileu, 14 séculos depois de Hiparco , estudando o
movimento dos corpos sobre o plano inclinado , verifica
as distâncias percorridas , como a
série dos números ímpares
ou que os espaços
percorridos são proporcionais ao quadrado
dos tempos. É a lei da queda
dos corpos , início da Física. Vem Lavoisier dois
Séculos mais tarde , operando composições e decomposições de
corpos , e descobre a lei da conservação
dos pesos: o peso do composto é sempre igual
à soma dos pesos
dos componentes.
Bichat, pouco depois , proclama a vida física , vegetativa e
animal , como propriedade inerente aos tecidos dos corpos
organizados , independente de
almas e de fluidos.
Gall, demonstra na mesma época que a vida moral ou psíquica
(afetiva, intelectual e prática) , é
um conjunto de simples atributos, isto
é, funções do cérebro ou melhor dizendo, do encéfalo.
Finalmente, Augusto Comte,
descobre
as relações mais transcendentais
, e demonstra que os
fatos históricos, os fenômenos
políticos, como todos os outros, são regidos
por leis naturais, sem a
necessidade de recorre-se a fluidos e
nem a vontades arbitrárias.
Assim a medida que o tempo passa vão os fenômenos se desprendendo da tutela dos deuses e caindo sob o caminho das relações imutáveis. Não são os deuses, mas as
leis Naturais, que melhor representam os atributos
de todos os corpos , brutos ou organizados , mortos ou vivos, individuais
ou coletivos. É este regimen das leis
Naturais, que constitui o Estado Científico , Positivo
da Humanidade.
Mas
do regime provisório das vontades
arbitrárias, a Humanidade não passou logo
para o regimen positivo da Leis
Naturais . Houve um período Intermediário, um estado transitório , o Regimen das Entidades. Então,
os fenômenos não se explicam por
vontades fictícias e nem são
simplesmente descritos abstratamente em termos de leis Naturais, mas por Abstrações Materializadas.
Assim , a queda dos Corpos não resulta
teológicamente da vontade dos
deuses, mas da ação de uma suposta entidade que o arrasta
para o centro da terra: a gravidade. Os corpos são quentes
, luminosos ou elétricos , não mais
porque os deuses lhes dão calor , luz, eletricidade, mas porque há fluidos imaginários que os produzem , como o calórico, ou resultam das vibrações de um meio
ideal , o éter. Os corpos vivos não são dotados de fenômenos que os
caracterizam, senão porque
o fluido vital os
anima . O homem
ama , pensa e age
porque há nele uma substância
, a alma , dotada dos atributos intelectuais
e morais .
Este estado
de transição entre o estado
Fictício e o Científico ou
Positivo , é conhecido como Estado Metafísico ou Estado
Abstrato da razão humana.
É o estado metafísico, um estado Equívoco, porque as entidades
são abstrações , que podem ser consideradas, ora como imagens das vontades fictícias ou Teológicas, ora como simples
enunciados dos fenômenos,
equivocadamente utilizados para explicar a produção destes mesmos fenômenos, conforme
o espírito humano estiver respectivamente mais próximo
do estado Fictício ou do
estado Científico(Positivo). Assim
a gravidade é
uma pura ficção Fictícia,
se considerada como a imagem
materializada de uma vontade exterior dos corpos , e uma abstração científica se tomada
como o enunciado do fenômeno real
da queda dos corpos ; e a
alma outra ficção fictícia, entendida como a substância imaterial , dotada de vontade,
que anima o homem e o faz amar, pensar e agir, ou, abstração científica , designando o conjunto
das funções do encéfalo.
Em resumo, o espetáculo histórico revela-nos a passagem sucessiva
das concepções humanas por três
estados; fictício ou teológico , metafísico ou abstrato e científico
ou positivo.
Isto não quer dizer , que essa evolução se verifica
simultaneamente em relação a todos os fenômenos ; não. Primeiro dá-se apenas quanto aos fenômenos mais gerais
e depois aos mais especiais , de
maneira que na mesma época
da história, bem como num mesmo
encéfalo, apresenta-se ao mesmo
tempo concepções Fictícias , metafísicas ou abstratas e científicas ou positivas , relativamente a diferentes fenômenos.
Hoje por exemplo os povos modernos ,
especialmente os do ocidente ou ocidentalizados, pensam em grande parte
cientificamente em relação aos fatos astronômicos , físicos , químicos e
teológica e metafisicamente, em relação aos fatos
Sociais e Morais. Ninguém acredita
mais que os deuses ou Deus façam de um círculo um quadrado, ou que evitem a ocorrência do
eclipse, mas uma grande maioria , letrada
ou não, acredita que Deus possa evitar ou atenuar as guerras e as moléstias e que a alma
imaterial e a soberania popular
regem ou comandam o Homem e a Sociedade. É pois alarmante ainda existirem
Intelectuais,que acreditam ser a atual
Política-Econômica uma Ciência -É uma bela Metafísica, e nem com muito esforço,
se tornará uma ciência. Com muito favor
já é uma arte do bom, acoplada a uma
aplicação prática com base no egoísmo. A
Economia-Poltica, quando se tornar uma Sã-Política
com base na Moral Positiva e a
Economia for considerada uma aplicação pratica da Ciência
Sociologia Positiva, ocorrendo ai sim, a
Economia -Moral Positiva . Esta sim,
será uma aplicação tecnológica com Base em ciência estruturada em Leis
Naturais. Desta forma, a economia colaborará como uma tecnologia, descrevendo e
caracterizando o destino social do capital
.
Contemplando o espetáculo histórico observa-se
que o regimen das leis, surgiu
primeiro entre as propriedades numéricas
, para ir pouco a pouco penetrando
entre os outros atributos menos
gerais : a extensão , o movimento , os fatos astronômicos
e físicos, fenômenos químicos, os vitais , os fatos políticos e morais.
Não é só o espetáculo histórico
que nos demonstra a lei dos três
estados, ela também se verifica na evolução
individual .
A
criança é fetichista . Tudo, para
ela é animado de vontades arbitrárias, assim como ela própria supostamente o seria. Quando ela cai, e sofre uma contusão batendo
em um objeto , procura castigar o objeto que o contundiu , pois supõe ,
que as coisas são dotadas de vontade
, foi
o objeto que a feriu, que desejou
feri-la. Mais tarde, são as
vontades arbitrárias exteriores que a guiam. Acredita em anjos
, fadas , demônios , almas do outro
mundo, em deuses e deus; todas
estas crenças se fortalecem
e continuam mais ou menos durante
na adolescência , e na juventude,
se para tal, a educação doméstica e
cívica para isto colaborarem. Só muito mais tarde , pelo meio em que se desenvolve , começa a criança
a substituir a razão teológica e metafísica , pela positiva; em alguns casos passando ou
ficando da fase da sua própria consciência , isto é, na fase de plena metafísica e conseqüente democracia e liberalismo
individualista.
E se não se liberta plenamente das crenças
primitivas em relação à
sociedade e ao homem , fica livre delas, no que se refere aos fatos
de ordem mais geral (matemática,
astronomia, física e química) , e com
tendência cada vez mais acentuada para atingir a completa libertação.
Assim a evolução individual reproduz
a evolução coletiva; e em ambos os casos, se chega
à mesma lei da evolução. Tanto o
espetáculo histórico como a análise da alma , demonstram que a razão humana apresenta três estados , que se sucedem, com velocidade proporcional `a
generalidade dos fenômenos .
Os fenômenos matemáticos são
objetivamente os mais gerais, depois vem os
fenômenos astronômicos, depois os físicos, os químicos, os biológicos,
os sociológicos e finalmente os Morais .
A matemática se tornou positiva , muito antes da Moral
Positiva , que já é uma Ciência
Positiva , no entanto só agora, que a
sua existência está sendo propagada e por alguns entendida.
Vamos,
neste momento, evidenciar a universalidade da Lei dos Três Estados, verificando
sua presença em todas as ciências positivas
.
Na Matemática :
Matemática Fictícia : As operações aritméticas
ocorrem porque elas querem ocorrer . Por Isto .Adoramos os Símbolos e as
Operações ; Depois vem o enfoque que; As Operações aritméticas ocorrem
porque os Deuses ou o Deus
assim determinam ou determina
.Adoramos os Deuses ou o Deus .
A evolução desta fase, no que
concerne a Matemática , evoluiu da seguinte forma :
Sendo os corpos segundo o fetichismo
Primordial dotados de vontades arbitrarias, quaisquer fenômenos matemáticos a
tais corpos associados , seriam também dotados destas mesmas vontades
arbitrarias, e, uma vez personificados como seres concretos, de acordo com a mentalidade concreta preponderante de então , os números
passaram a figurar como verdadeiros deuses, sendo invocados quer diretamente
como símbolos de proteção, esconjuro ou
temor, quer , indiretamente participando
da estrutura das
orações. Acrescente-se ainda a
concepção dos números da sorte e dos números
azarentos; tal concepção é uma
evidente humanização dos números, visto como
se atribuem a eles , as peculiaridades humanas de bondade e maldade; é o caso da palavra mágica
“abracadabra” provável corruptela de abraxas,
termo sagrado dos Europeus Gnósticos, de origem grega.
Na numeração grega, as sete letras da
palavra abraxas, denotam o número 365, (os dias do ano solar), representando
um ciclo da ação divina. Além disto , 365 era
supostamente a soma total dos espíritos
que emanavam de Deus. Os ocultistas acreditam que a palavra abracadabra tenha
poderes de encantamento, quando gravadas em pedras e usadas como talismãs ou
amuletos, sobretudo, na seguinte disposição:
ABRACADABRA
ABRACADABR
ABRACADAB
ABRACADA
ABRACAD
ABRACA
ABRAC
ABRA
ABR
AB
A
A presença da Lei dos Três
Estados na evolução das concepções filosóficas referentes à matemática é também bastante
sensível na ocasião da passagem do
politeísmo ao monoteísmo; é quando então, as operações numéricas se acham em
estrita dependência de Deus; a concepção católica do Mistério da Santíssima
Trindade, revela muito bem tal subordinação de um fenômeno matemático à arbitrariedade das vontades sobrenaturais, visto como aí 1+1+1 é = 1 (três pessoas
distintas numa só verdadeira) ; Galileu sintetizou muito bem esta mentalidade, quando afirmou que os
números são o alfabeto com o qual Deus
escreveu o Universo.
Matemática Metafísica : As operações matemáticas se processam devido a um entidade chamada Número, uma abstração Materializada-Na Escola de Pitágoras
- Tudo é Número; um Ser, uma Coisa. O
Estado Metafísico é também denominado estado
Abstrato, visto como se trata de um estado onde personificamos e, substancializamos as nossas Abstrações. No estado Positivo, tal
personificação persiste porém plenamente relativizada, visto a inteira correspondência entre as noções
de Ser e de fenômeno (ou atributo), tal como vimos no inicio deste livro.
Matemática
Positiva : Na Matemática Positiva, devidamente
refetichizada, os Números evocam todas as
suas propriedades objetivas e
subjetivas. Por um lado, eles
resumem o ideal de certeza
e de precisão que convém a todas as nossas concepções;
e por outro, eles nos evocam a beleza, o encanto e o respeito por sua admirável
influência subjetiva, espelhando-nos a Harmonia Universal, pelas Leis Naturais onde figuram; é
quando então, que percebemos a
preponderância dos números 1,2, 3, 5,7, 13, etc , Números estes verdadeiramente Sagrados
As operações numéricas se juntaram às operações
geométricas e mecânicas ; Dois e dois são quatro , e a ordem
dos fatores não altera o produto; Conhecendo-se as parcelas
pode-se determinar o seu total .Pois se conhecendo a soma de duas parcelas , e uma das parcelas pode-se
determinar a outra parcela.Apreciando as
dimensões e o movimento surgiram as primeiras leis . Tales de Mileto propôs que a soma
dos ângulos internos de um triângulo
é sempre dois retos , queiram ou não os deuses ou
os reis.
Na Astronomia ;
Astronomia Fictícia: O Movimento dos Astros é
concebido como a expressão de suas próprias vontades
arbitrárias ou , das vontades arbitrárias de cada um dos seus deuses respectivos; ou ainda da
vontade arbitrária do Deus único.
Os cometas se
deslocam em órbitas bem definidas porque
eles querem se deslocar, podendo ainda mudar arbitrariamente,
caprichosamente o seu percurso.Os astros se
movimentam em órbitas bem definidas ,porque eles querem se movimentar . Por
isto Adoramos os Astros
e os Cometas. Depois os cometas e os astros se se movimentam em órbitas bem definidas porque
os deuses ou o Deus assim desejam ,com
suas vontades arbitrarias, por isso adoramos os deuses ou o
Deus .
Astronomia Metafísica: No Estado Metafísico a causa dos
movimentos dos astros é explicada por fluidos, energias, forças , vibrações,
etc, até
pelo espaço personalizado
de maneira concreta, como por exemplo, os buracos negros, sendo concebidos como gerados
por deformações no espaço.
A trajetória ou órbitas dos astros
era definida , por uma entidade
que definia aquela trajetória. No caso do sol era o Zodíaco .
Astronomia Positiva : A Astronomia Positiva caracteriza-se
pela constatação do movimento dos
astros de modo a permitir-nos previsões do aspecto do céu em um futuro mais ou menos longínquo. Não procuramos
explicar nem por forças, nem por
fluidos, nem por energias, nem
por vibrações e nem por deformações do
espaço (buraco negro); tais conceitos são para nós , apenas artifícios lógicos
que nos auxiliam a melhor visualizar o que se passa , e não para explicar a causa pela qual estes acontecimentos se dão.Em
virtude da incorporação do fetichismo ao positivismo, explicamos poeticamente
estas ocorrências pela vontade inerente
aos astros, não arbitraria, e cuja regularidade se expressa em termos de Leis
Naturais; o astro tem uma vida que se expressa nas peculiaridades do seu dinamismo próprio.
Hoje pelas leis de Kepler, obtidas através
de observações , no que se refere a trajetória, demonstra-se claramente
pelas fórmulas matemáticas, a órbita
dos ··astros. Hoje através de três observações é possível
definir as órbitas. (Método de Gauss
e Método de Laplace).
Na Física
Física Fictícia : A pedra cai porque tem vontade de Cair
.Adoramos a pedra;.ou porque os deuses ou o Deus assim desejam,podendo tais entidades
transformar quaisquer propriedades da pedra ao
seu bel-prazer (milagre) , e assim
amamos os deuses
ou o Deus. A queda da pedra é concebida
como uma conseqüência de sua vontade arbitrária, caprichosa que lhe é própria ;
não tendo tido ainda tempo suficiente para caracterizar a queda da pedra , os fetichistas,
concebendo-lhe uma vontade
própria tornaram tal vontade tão flexível
quanto pode ser à vontade humana; daí
eles conceberem para a
pedra, propriedades que ela de fato não manifesta nunca. A pedra cai, porque os “astros desejam que
ela caia”.
Física
Metafica ou Física Abstrata
: A
pedra cai por existir uma entidade, a Gravidade, ou força da gravidade, ou energia cinética, que o atrai
; estas entidades são personificadas na Metafísica e
usadas para explicar a causa , ou a razão da ocorrência
do fato.
A pedra
cai porque existe uma força que a atrai e define o seu peso, que
foi codificada como Força da Gravidade.
Um ponto material de massa m,
nas vizinhanças da superfície da terra ,
sofre em
relação a um triédro fixo de referência, várias acelerações produzidas pelas atrações da terra , da lua , das demais
estrelas,
etc
Como as atrações são inversamente
proporcionais aos quadrados das distâncias; as
ações dos demais astros podem ser desprezadas,
em primeira aproximação
,em presença da ação da Terra. Nestas condições , esta massa m
nas vizinhanças
da superfície da Terra , sofre
influência :
a) da
ação da atração terrestre .
b)
da Força Centrífuga ,que decorre do movimento
de rotação da terra .( desprezível)
c) da Força de Inércia
Complementar, também chamada força centrífuga composta , que decorre da aceleração de Coriolis*, a qual existe no plano horizontal, dirigida de oeste para leste
e cuja a expressão é : 2 g t w.cos f
( onde w sendo a velocidade de rotação
da terra e f a latitude).*Trocou
cartas com Augusto Comte.
A ação da
atração da terra associada à força
centrífuga decorrente do seu movimento de rotação
é o que se chama peso da massa m .A aceleração correspondente é chamada
aceleração da gravidade g. Assim , e em resumo, as acelerações
de uma massa m, nas vizinhanças da superfície
da Terra são:
I) g - aceleração da gravidade , que resulta da ação
da
atração da terra, associada à força
centrífuga , e que é dirigida para
o centro da Terra .
II) 2g t w cos f
-aceleração complementar , ou de Coriolis,
dirigida de oeste para leste , e
perpendicular ao meridiano do ponto onde está a
massa m .
A cada aceleração corresponde uma
força, formulado por Galileu , que resulta
do produto da massa , do ponto , pela
aceleração desta parte, enunciado
por Newton .
Deste modo, um ponto com massa m , nas vizinhanças da superfície da Terra, está sujeito a duas forças :
I)
P = m g
II) FC = 2
mgt w cos f - referente a estudos sobre Cinética do Movimento Rotativo
Esta última expressão é nula
quando o corpo está em equilíbrio . É
muito pequena em qualquer caso , devido a velocidade de rotação da
Terra .Daí resulta , para os habitantes da Terra , tudo se passa , com bastante aproximação, como se a massa m estivesse sujeita a uma
força única, orientada para o centro da terra , e que se chama peso da massa m
.
Física Positiva: Constata-se que a atividade subjetiva da inteligência consiste em registrar,
o mundo exterior. As concepções humanas derivam da observação, de modo que, o que as concepções fazem,
não é propriamente explicar, o por que ; mas em descrever
o como, dos atributos;
reaproveita-se o antigo “porque” , em
termos de um aperfeiçoamento
estético e doutrinário da Síntese Filosófica, concentrando sua expressão,
na espontaneidade elementar do modo de ser
de todos os corpos.
As diversas expressões matemáticas e definições
do parágrafo referente a Física Abstrata ou Física
Metafísica , servem no Positivismo apenas pelo que de fato correspondem,
em termos de seu papel, para que a
inteligência possa descrever , por meio de um raciocínio lógico
abstrato ,a representação das diversas sensações ( dos 8 sentidos) com as quais
nossa subjetividade edifica
a sua concepção da realidade.
Quando porem estas
definições e formulas, esquecidas a sua
origem experimental, passam
a representar na inteligência, não a
derivação de observações, mas
o princípio que
produz os acontecimentos
observados , cai-se na metafísica
Do ponto de vista
prático, o Positivismo modula a razão
humana, coordenando-a sempre ao que pode corresponder, a
um conhecimento de aplicação prática;
não há dúvida que, ao
realizar-se uma investigação científica de cunho utópico e não quimérico, nem sempre pode se pensar em termos de uma aplicação
imediata. Porém, o assunto sobre o qual está se
investigando,sendo de interesse humano próximo, poderá servir
para alguma utilização futura.
Isto quer dizer , que se
no exemplo metafísico, das formulas e definições, ao servirem de base para especulações ,
plenamente subjetivas, criando uma enormidade de conclusões artificiosas, que somente o papel
aceita, e que não são possíveis de serem confirmadas
praticamente, estas conclusões não serão consideradas Positivas.
Na Química
Química Fictícia : No fetichismo os fenômenos que posteriormente vieram a classificar-se como fenômenos químicos , foram concebidos à nossa
imagem e semelhança;
sendo os corpos quaisquer considerados no fetichismo
inicial, como dotados do conjunto das nossas características psíquicas;
e, concebidas estas características como arbitrárias, as composições e
decomposições foram supostas
provenientes de
vontades inteligentes e caprichosas dos corpos
envolvidos na reação
. Quando
o Forte Odor de Ozônio ( mascarado como odor de enxofre), surgia após
grande descarga elétrica entre duas nuvens , fortemente carregadas, era porque assim
as Nuvens desejavam, por isto
amamos as Nuvens. Depois o odor de ozônio surgia ,porque os deuses ou o deus assim desejavam
, por isto amamos os deuses ou o deus; ou Satanás assim
desejava, ou odiamos o Satanás.
Química Abstrata : No estado metafísico as reações químicas são concebidas como o
efeito da ação peculiar de forças , fluidos,
energias e vibrações ; a matéria
tende a ser
concebida como inerte (passiva) tal
como nos estados politeísta
e monoteista, e tais entidades
são imaginadas como desencadeadores das composições e decomposições
das substancias. O Odor
de ozônio aparecia porque entrava em ação o éter , no momento em que as duas nuvens carregadas se
encontravam.
Química Positiva : A
Síntese Subjetiva caracteriza-se, como vimos, pela perspectiva segundo a qual os conceitos de matéria,
átomo, molécula, substancia e demais
equivalentes foram usados como artifícios lógicos, que tinham a
única finalidade de simplificar, simpatizar e embelezar as nossas
operações intelectuais como desejavam os
metafísicos lançar a quintenssência*
do Universo. A descarga elétrica de alguns milhares de volts, associa-se à
reação química de:
2 O2
----------> O3 + O
Gerando o ozônio [O3] , que mexe com a mucosa do nariz levando as
Impressões ao nosso cérebro, que
lá serão subjetivadas em termos de um odor específico
*é o elemento fundamental, do qual tudo ou todos os corpos, seriam compostos em ultima análise.
No entanto hoje
em dia, podemos comprovar cientificamente, por meios de instrumentos a
existencia de átomos , moléculas etc.
Na Biologia :
Biologia Fictícia: No fetichismo, a vitalidade dos
organismos era concebida como derivada de suas
vontades arbitrárias ; os animais e as plantas eram tidos como possuidores do conjunto
dos atributos psíquicos humanos, assim como de resto todos os
outros corpos; o caráter oscilante da
vida como então era imaginada revela-se, por exemplo na crença de que
os animais e as plantas podiam
metamorfosear-se ou transformar-se
à vontade. A comestibilidade, isto é, o
caráter de ser comestível ou venenoso
dos vegetais era suposto ser
estabelecido como uma forma do vegetal
manifestar respectivamente sua amizade
ou inimizade pelos humanos. Por
exemplo: A cana de
açúcar floresce, com os seus pendões ,
no mês de maio, no hemisfério sul no
trópico, porque é assim que ela deseja florescer, podendo faze-lo em qualquer época se assim o desejar; e podendo não
florescer se assim não quiser. Por isto amamos a planta cana ; ou porque os deuses ou o deus
deseja ( no politeísmo e no monoteísmo),
e por isso amamos os deuses ou o Deus. Como o mês de maio é o mês de Nossa Senhora é devido a
ela que a cana de açúcar floresce , por
isso amamos Nossa Senhora.
Biologia Abstrata : Na
metafísica a vida é explicada como o
efeito sobre a matéria dos corpos, dos organismos de fluidos, forças , energias, vibrações. Por
exemplo : A cana de
Açúcar Floresce no mês de maio
porque entra em ação, dentro
dela o seu Fluido Vital que, a anima e a
faz gerar as sementes , para
manter a espécie.
Biologia Positiva : Os fatos
são descritos e generalizados em termos de conceitos
elementares e leis naturais, mas não são propriamente explicados. Constata-se, por exemplo, que a
cana de açúcar Floresce no mês de maio , no hemisfério sul tropical
; o que coincide com
a modificação da inclinação da posição do eixo da Terra, modificação esta, por sua vez,
associável à menor duração dos
dias, sendo estes mais
curtos . A luminosidade por unidade de tempo é a mesma , no entanto, considerando-se o dia, a luminosidade que chega é menor,
comparada aos dias dos outros meses do anos.*;constata-se que se a
toceira da cana possuir uma superfície
foliar de s m2, ela se sensibiliza e seu metabolismo é deslocado no sentido
de transformar o máximo de sacarose, para
elaboração da semente, ou melhor do pendão . Ocorre nesta mesma planta
o fenômeno dito de Isoporização -
Predomina na haste a fibra, ficando a cana imprestável, para a indústria de Álcool e
Açúcar. A
fetichisação do Positivismo permite, em termos
de uma linguagem concreta, caracterizar o comportamento vegetal e mineral , em termos
de vontades, que se expressam abstratamente
em termos de Leis Naturais; completando-se o ciclo
peculiar da Lei dos Três Estados.
*O
que acabamos de descrever é dito em
termos metafísicos, que a
quantidade de energia que chega do sol , sob forma de quanta, por unidade de dia é menor.
Na Sociologia
Sociologia Fictícia
:No fetichismo a organização familiar liga-se ao Culto, a certos
fetiches particulares , que passam a representar o laço
que une as pessoas à uma mesma família
ou clã; as leis naturais da organização social no fetichismo
são desconhecidas, o que não obsta a que
tenham sido empiricamente
pressentidas. O
arbítrio com que se concebia a vontade humana
foi sendo no fetichismo gradualmente
disciplinado pelo culto dos
fetiches domésticos,
representados por objetos pertencentes
a um membro memorável, ou a
objetos diretamente evocativos da
situação doméstica. Exemplo: Os homens vivem em Família
porque eles tem vontade, isto é, querem viver em
Família , por isso amam a Família . Os homens vivem
em Família porque os deuses ou o
deus assim desejam , por isto amam os deuses ou o deus.
Sociologia Abstrata : Os homens vivem em Família por que um
Fluido mais que Vital predomina catalisando e Amalgamando esta
Célula Social . Um interessante exemplo
desta concepção é a suposição de
que os gêmeos sofrem, um, a dor do outro. A sociologia metafísica se
caracteriza mais pela tautologia com que
explica seus conceito.
Exemplo: Os Judeus tornaram-se monoteistas
por serem de raça monoteica . Vide semelhante tipo de
raciocínio da propaganda de um biscoito,( por que vende mais - porque está sempre fresquinho - por que está
fresquinho ; por que vende mais.) com
a vantagem de que neste caso conseguiu-se evidenciar o
sentido de duplo fluxo da explicação causal, que é
exatamente uma das razões pelas
quais a idéia de causa, pode
ser superada pela inteligência humana; Se uma coisa é
explicada por outra , e esta
outra é explicável pela primeira,
chega-se a conclusão de que o que
está revelando,
é na verdade, uma relação constatada e
não uma explicação. A metafísica é a adolescência da
Inteligência.
Sociologia Positiva : Na Sociologia Positiva o aspecto
constante que subsiste sempre em meio a todas as
variações secundarias pelas quais
passou e passa a instituição
da Família, por exemplo, pode ser
descrito, abstratamente, em
termos de Leis Naturais, que uma vez conhecidas, tornam-se o
modelo em torno do qual são edificados os costumes do estado Normal. Tendo os
Humanos, sentimentos que os levam
a viver para outrem, a Família, se estabelece tanto mais solidamente
quanto mais intensos
forem tais sentimentos altruístas;e uma vez que
esta situação expontânea seja
uniformemente reconhecida, torna-se possível unificar a Educação fazendo-a
convergir, mediante o conhecimento do Dogma Positivista-
Ciências - para os
princípios de ação que melhor exercitem
este altruísmo.
Na Moral
Moral Fictícia : Concebe-se a influência objetiva dos
fetiches sobre a mente Humana; que passa a
sentir, pensar e agir de acordo com
o Feitiço - A bruxaria não é
outra coisa se não o acordo do
feiticeiro com o fetiche para produzir sobre outrem , um determinado
efeito benéfico ou não. (magia negra ou magia branca; a Umbanda
e a Quimbanda) . Na verdade o que
ocorre é que o outrem no estado de ignorância
em que está se auto sugestiona e admite
está sendo influenciado e na verdade
é ele mesmo, que se auto condiciona. Achando que tudo vem do Feiticeiro . O
Homem pré-histórico e o silvícola atual,
caçavam , levavam a caça para a tribo , já
sabendo que esta seria dividida por todas as famílias .Era um, fazendo o bem de todos.Agradecem e amam a Natureza pela a sorte de poder levar a caça
aos seus pares,que
estão em outra atividade, sem cobrar nada por isto.(Comunismo Primitivo); Atitude de querer bem a todos,
para que todos façam o seu bem .
Politeísmo e Monoteísmo: A influência
sobre a subjetividade humana era concebida como a ação
dos deuses, de demônios ou de Deus
sobre a Alma; a revelação e a possessão explicavam
por exemplo, a inspiração
artística, o êxtase, as intuições
da inteligência, e os entusiasmos oriundos dos sentimentos, expressos
pelo caráter. Com o passar do tempo, por exemplo os índios
brasileiros , tinham a mesma
atitude dos fetichistas , a vontade de ajudar aos demais, para poder se
usufruir do que os demais lhe davam em troca; só que
em vez de , agradecer a Natureza , agradeciam aos espíritos do Bem , ou
ao deus Tupã. A Moral estava ligada, as normas religiosas,
aos Mandamentos das leis de Deus , no
Catolicismo. Graças a DEUS !
Moral
Abstrata ou Metafísica : Os fenômenos
de sentimento, pensamento e ação são explicados na
metafísica como sendo
o efeito de fluidos, forças ,
energias , vibrações da
alma ou sobre a Alma. E Esta é concebida
como um ser à parte, cuja existência objetiva
não dependeria da existência do Corpo. Exemplo de atitudes de Moral Metafísica : Cada um por si e Deus por todos , oscila
entre os estremos.Cada um
faz a sua moral de acordo com a sua consciência .Moral democrática. O grande absurdo em que vivemos.
Parentes , parentes , negócios à parte.
Não preservam nem os familiares - são altamente
egoístas .
Moral Positiva: Os fenômenos de sentimento, pensamento e ação , são concebidos , na Moral Teórica , como funções do Encéfalo; e os fenômenos de
Santidade, Genialidade
e Heroísmo são concebidos na Moral Prática como o resultado do exercício
dos órgãos correspondentes a tais funções. O Positivista
desenvolve a sua vida
afetiva de sentimento resultante de emoções; de inteligência e de ação
em torno,respectivamente
do Culto ( pelas Artes do Belo e do Bom) do Dogma ( pelas 15 Leis Naturais e pelas
Leis Naturais das 7
ciências) e do Regimen ( pelas Disciplinas),
do Gran- Ser : Família , Pátria e Humanidade, sustentada pela Terra e Envolvida
pelo Espaço. “ Amar, Conhecer e
Servir ao Gran Ser Social eis o
destino da Vida Humana”.
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