Sunday, May 7, 2023

MANIFESTO COMUNISTA - COMMUNIST MANIFEST

   Em 1931, isto é, 14 anos após a Revolução Comunista da Rússia, o Positivista, Ten. Cel.  Alfredo Severo dos Santos Pereira, Professor do Colégio Militar do Rio de Janeiro, editava um livro – As Falsas Bases do Comunismo Russo - onde esclarece e conclui, mostrando as falsas bases filosóficas e científicas, do marxismo ou comunismo teórico, e ao mesmo tempo, expõe os tremendos resultados e os venenosos frutos que estavam dando na Rússia Soviética, daquela época, e que se espalhou até 1985 e que ainda perduram em Cuba e na China, devido a aplicação de tão errônea doutrina, que já previa uma péssima organização social, pela análise científica, segundo o Positivismo. Editora Flores e Mano – Livraria Moura , Rua do Ouvidor 145 . Procurem na Biblioteca Nacional – Rio de Janeiro.

Já em 1931, dizia Alfredo Severo dos Santos Pereira, “ ... todos os resultados na infeliz Rússia bolchevista,  ainda são piores, do que a desastrada doutrina teórica, elaborada por Marx e Engles, cujas fantasmagorias tanto seduzem aos ingênuos e aos que não conhecem a verdadeira doutrina social 

Isto foi confirmado, em 11 de março de 1985, 69 anos à contar de 25 de outubro de 1917, por terem agora adotado outra doutrina, também anti-social, a da Perestroika, à procura de uma saída, pelo lado caótico e retrógrado da democracia, acompanhada do capitalismo, cujos resultados nós do ocidente já as conhecemos – vide artigo sobre a democracia -  O CAUS DEMOCRÁTICO - http://www.doutrinadahumanidade.com/artigos/o_caos_democratico.htm

     Por isso, vamos sumariamente apresentar uma apreciação do Comunismo, à luz da Doutrina Positivista.  

É bom alertar, que normalmente se usam as palavras comunismo e marxismo como sinônimos; tal não acontece com as palavras positivismo e comtismo. Augusto Comte sempre foi contra ao uso da palavra comtismo, para designar a Doutrina Positivista, pois ele à considera como uma elaboração, que através dos milênios, que veio sendo criada pela própria Humanidade, por intermédio dos seus maiores intérpretes, e que no século retrasado, coube à ele tal missão. Pois foi a partir da revolução de 1789, que foi posto explicitamente o problema da reforma social, com vista a uma sociedade sem privilégios, nem preconceitos, baseada na mais completa  Fraternidade Universal e esclarecida pelo conhecimento científico.     

Naquela época, em 1789, além da corrente retrógrada, que desejava a manutenção do statu quo, existiam mais duas, uma revolucionária e outra evolutiva. 

·       A revolucionária apresentava duas facções, uma representada por Voltaire {(1694 – 1778) - O escritor e filósofo francês é considerado uma das figuras centrais do Iluminismo do século XVIII, período no qual insistiu-se no poder da razão humana, da ciência e do respeito para com a Humanidade. Voltaire tinha a opinião de que a literatura devia servir como instrumento de progresso social. Assim, suas sátiras ferinas e seus escritos filosóficos mostravam sua aversão à intolerância, à tirania e à hipocrisia do catolicismo, o que lhe trouxe constantes conflitos com as autoridades políticas e religiosas ; uniu a história e a poesia dramática – na Convenção os Girondinos são filhos de Voltaire. }e a outra por Rousseau (Jean-Jacques Rousseau – 1712 – 1778 - estudou diversos campos da filosofia social. O contrato social é uma defesa clássica da forma democrática de governo. Para adotar decisões importantes, Rousseau confiava na "vontade geral" de um povo, expressado no voto da maioria. Esta confiança contrasta com as idéias dos filósofos que defendiam os direitos individuais e minoritários. Na Convenção os montanheses Jacobines são filhos de Rousseau .

·        A corrente evolutiva ou orgânica, era formada pelos Enciclopedistas, representada por Condorcet {(1743 – 1794) Condorcet, Jean Antoine, filósofo, dirigente político e matemático francês. Ele redigiu o princípio do progresso indefinido da espécie humana, prega a tolerância religiosa, isto é, a eliminação do sobrenatural na ordem pública. Por ele, as guerras entre os povos, são como assassinatos, das atrocidades que humilham e revoltam a natureza humana.   Apoiou a Revolução Francesa, Secretário Perpétuo da Academia de Ciência e Membro da Academia  Francesa, e chegou a ser presidente da Assembléia Legislativa. Por sua proximidade com os Girondinos e os Dantonianos, que são filhos de Hume e Diderot; moderados durante o Reinado do Terror, teve que fugir. A este período pertence sua obra mais importante: Esboço de um quadro histórico do progresso do espírito humano . Seus trabalhos matemáticos também tiveram relevância. e Turgot { ( 1727 – 1781 – Ministro de Finança de Luiz XVI –  é com ele e Quesnay na França, e sobretudo e com Adam Smith na Inglaterra, que a economia política se constituiu em um corpo de doutrina. Ele pressentiu a Lei dos Três Estados, enunciada mais tarde por Augusto Comte; Ele previu as grandes reformas, e ensaiou um acordo com Luiz XVI, para ser feito de uma maneira pacífica, a Revolução de 1789, mas ele foi impedido por Marie – Antoinette, que provocou a forma retrógrada de evolução. isto  é, promoveu sem saber, pelas suas atitudes, a forma revolucionária) }.  

Estas correntes deram além de muitas outras, atuais correntes, a Comunista - Marxista e a Positivista. Ambas desejam uma Reforma Social, as duas aspiram por uma sociedade mais justa, porem usam métodos distintos, por isso geram  as suas doutrinas tão bem definidas e originais.

De 1789 à 1848, a França e outros países da Europa sofreram enormes transformações, e na revolução de Paris de 1848, os movimentos renovadores ficaram bem definidos, tanto para o marxismo como para o positivismo. Um pouco antes desta revolução de Paris de 1848, é lançado o Manifesto Comunista, declaração de princípios e objetivos da Liga Comunista (organização secreta de artesãos e intelectuais alemães emigrados) publicada em Londres em 1848. Foi escrito por Karl Marx em colaboração com Friedrich Engels. Nesta época Karl Marx foi violentamente influenciado, sem dúvida, pelo  espírito filosófico mais potente do século XIX, que foi o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel, com seu sistema de idealismo absoluto; sua concepção de Estado nacional, como a mais alta encarnação do espírito absoluto, foi interpretada durante muito tempo, como a principal fonte das inúmeras ideologias autoritárias modernas. Três anos mais tarde é editado em Paris, a Obra do Mestre dos Mestre – Augusto Comte, em junho de 1851, o primeiro volume, em maio de 1852 o segundo, em setembro de  1853 o terceiro, e finalmente, em agosto 1854 o ultimo volume do Sistema de Política Positiva, a sua mais importante obra, onde ele expõe a Ciência Social, constituída de todos os seus trabalhos e as suas meditações.  

    Para melhor entendimento dos assuntos a serem tratados, é de bom alvitre, abordarmos algumas definições, sobre alguns termos para melhor entendimento do texto à seguir. 

·       Qualquer Teoria é elaborada por um Método; e o Método é a marcha racional da inteligência para se chegar ao conhecimento da Verdade.  

·       Doutrina é o conjunto de conhecimentos que caracteriza a Verdade, que deve ser relativa, e jamais absoluta. 

·       Filosofia é um conjunto concatenado de concepções sobre o mundo e o homem.

             ·    Ciência é concepção de Leis Naturais particulares, que regem partes, que compõem a Filosofia Científica ou Positiva.  

·       Lei Natural é a dependência constante, que se descobre existir entre dois ou mais  fenômenos; ou a ligação entre dois ou mais acontecimentos ou fenômenos históricos, que permite assim  prever, que uma vez ocorrido um ou outros, os demais lhe seguem em determinada ordem.  

Após estes esclarecimentos, vamos analisar a Doutrina do Positivismo e do Marxismo e o Comunismo, a um nível de detalhe, pelo enfoque científico, abandonando totalmente os raciocínios fetichistas, teológicos e os abstratos ou metafísicos, dos  problemas Sociais e Morais da Humanidade. 

NOTA:           

Esta parte será redigida mais tarde, pois neste momento estou me dedicando a algumas atividades materiais, para ter mais tranqüilidade a fim de continuar escrevendo. Espero que em Janeiro de 2008, esteja terminando este trabalho. 

            Mas para aqueles que necessitam destas informações, achei por bem às transmitir, neste nível, para que possuam mais uma fonte bibliográfica, para os seus trabalhos didáticos ou para suas argumentações na vida prática – isto é, na Política; com vista a colaborarem com a evolução da Humanidade. 

Saúde, Respeito e Fraternidade 

P. A . Lacaz - 2001 

 Bibliografia Consultada: 

    Augusto Comte  

·        Sistema de  Política Positiva , ou  Tratado de Sociologia  instituindo a Religião da Humanidade. 4 vol , Paris,  1851-1854 ;  2 edição , 1881-1884 ; 3 edição Tradução para o Inglês por  Richarde Congreve  e outros.                        

Síntese   Subjetiva, ou Sistema Universal das Concepções   próprios do Estado Normal da Humanidade. 1 volume  , Paris , 1856,  tomo 1, único publicado, contendo o Sistema de Lógica Positiva  ou Tratado de Filosofia  Matemática, 2 Edição - 1900

 Catecismo Positivista , ou  Sumaria  Exposição  da Religião Universal .  1 volume , Paris  1852 ; 2 edição , 1874 ; 3 edição 1890 . Nova edição  1891, com prefacio  de J. Lagarrigue e notas de Miguel Lemos.

 Apelo aos Conservadores ;  1 volume, Paris 1855, 2 edição  Tradução em Inglês e Português.

 Testamento, Orações  Quotidianas , Confissões anuais e  Correspondências com Madame Clotilde de Vaux, 1  volume , Paris 1884 , 2 edição  Tradução inglesa do Testamento.

 Circulares Anuais (1850 - 1857) 1 volume  1866 - tradução inglesa.

 Tratado Filosófico  D’ Astronomia  Popular,  1 vol  , Paris  ,1845 ; 2 edição , 1893.

 Circulares Anuais de Augusto Comte (8 circulares) – 1850  à  1857 

 Discurs sur L’Espirit Positif – August Comte - 1844

 Tratado elementar de  Geometria  Analítica.  1 volume  , Paris , 1841 ; 2 edição  , precedida da Geometria  de Descartes , em 1895. Tradução para o português , por vários  alunos  da Escola   Militar do Rio de Janeiro. - Esgotada.

 Cartas  `a   M. Vallat (1815-1844),  Paris 1870

 Cartas `a   John Stuart Mill ( 1841-1844) , 1 volume  Paris 1877

 Correspondências Inéditas de Augusto Comte. Paris -  elaborado pela Sociedade Positivista - , 1903 (4 volumes).

 Cartas de  Augusto Comte `a Diversos  -  Publicado pelos seus  Executores Testamenteiros, Paris - 1902.- Três Volumes.

 Outros Autores :                             

                             

·        As Falsas Bases do Comunismo Russo – Alfredo Severo - Volume I e II – 1931 e 1959

 ·        Religião uma Criação da Humanidade – Gênese, Evolução, Conflitos, Perspectivas... – Ruben Descartes de Garcia Paula.- 1978

 ·        O que é Materialismo Dialético ? – º Yakhot – Biblioteca Ciências Sociais Estúdios Cor

 ·        Comte e Marx – Métodos e Doutrinas – Apreciação Sumária – Alfredo de Morais Filho - Anais da IV Reunião de Positivistas – Rio de Janeiro de 1981 – Igreja Positivista do Brasil.

 ·        As Grandes Religiões – Félicien Challaye – Ibrasa 1981

 ·        Manobre Você Mesmo o Seu Destino – 1998 – P. A . Lacaz e H. G. Costa – Distribuição Gratuita pela Internet – lacaze@terra.com.br - http://livrospositivistas.blogspot.com/2015/06/manobre-voce-mesmo-seu-destino.html

 ·        A Ciência Moral Teórica Positiva ou Síntese Subjetiva da Moral Científica – P. A . Lacaz – Distribuição Gratuita pela Internet – lacaze@terra.com.br

 ·        Comunismo e Positivismo – Dez 1945 – numero 539 e 540 – Publicação  Pela Igreja  Positivista do Brasil – Rio de Janeiro

 ·        República e Democracia – 1945 – C. Torres Gonçalves – Publicado pelo Jornal do Comércio - RJ.

 ·        Apreciação do Comunismo – numero 543 –  1947 - Publicado pela Igreja Positivista do Brasil, Rio de Janeiro

 ·        Apreciation du Comunisme  par Auguste Comte – Numero 545 – em 1948 – Publicado pela Igreja Positivista do Brasil, Rio de Janeiro.

 ·        Les Relations Internationales et  L´Ordre Social – 1961 – C. Torres Gonçalves . Igreja Positivista do Brasil indica a fonte .

 ·        The Crisis of Industrial Civilization – The Early Essays of Auguste Comte – Ronald Fletcher - 1974 – London – Heinemann Educational Books Ltd

 


1 comment:


  1. https://www.theleftchapter.com/post/daily-lift-704
    Comentários
    Autor
    The Left Chapter
    Since there are a bunch of ill-informed anti-China comments appearing here we will post some links countering these reactionary narratives:
    https://www.youtube.com/watch?v=mgcyqkEOhQc
    Understanding China's economic system: Socialism with Chinese characteristics
    YOUTUBE.COM
    Understanding China's economic system: Socialism with Chinese characteristics
    Understanding China's economic system: Socialism with Chinese characteristics
    Responder1 d

    Autor
    The Left Chapter
    Also:
    https://mronline.org/.../before-october-the-unbearable.../
    Before October: The Unbearable Romanticism of Western Marxism | MR Online
    MRONLINE.ORG
    Before October: The Unbearable Romanticism of Western Marxism | MR Online
    Before October: The Unbearable Romanticism of Western Marxism | MR Online
    Responder1 d

    Autor
    The Left Chapter
    Also: https://www.theleftchapter.com/.../the-left-shift-in...
    The left shift in China the western left is not talking about
    THELEFTCHAPTER.COM
    The left shift in China the western left is not talking about
    The left shift in China the western left is not talking about
    Responder1 d

    Autor
    The Left Chapter
    Finally:
    https://www.theleftchapter.com/.../communist-party-of...
    Communist Party of China at 101
    THELEFTCHAPTER.COM
    Communist Party of China at 101
    Communist Party of China at 101
    Responder1 d

    Autor
    The Left Chapter
    Please note people are always welcome to post critical comments but this is a moderated page with a very set and obvious ideological viewpoint with which you may or may not agree. We do not allow trolling and/or insulting or rude comments, reactions, e… Ver mais
    Responder1 dEditado
    Duncan Moore
    They would have worked for the revolutionary overthrow of the CCP regime
    9 h

    https://scontent.fsdu25-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/344724240_467910795528065_4596306649402056864_n.jpg?_nc_cat=108&ccb=1-7&_nc_sid=730e14&_nc_eui2=AeFabXLIOdR14cRk0Nrm45KdXdly1aJpnktd2XLVommeS9clWCnokdGEysqVJ6YtFYBZj0JsPnDmIkSjlbllbr9N&_nc_ohc=SBoE1K6arKQAX_HMsVK&_nc_ht=scontent.fsdu25-1.fna&oh=00_AfBRaDpakOZP66g1XLNoNav-HUYzgSUItKLgoEIV80FiJA&oe=645D570C

    https://www.facebook.com/photo/?fbid=710461447746480&set=a.526366829489277

    ReplyDelete