Monday, April 14, 2014

CHAG PESSACH KASHER VESAMEACH 5774


Prezado Dario Gabai,

Boa Noite!

Como você foi delicado em me enviar  esta notícia de Paz, não tive jeito de não lhe agradecer e ao mesmo tempo confraternizar com você desta comemoração milenar de sua Etnia.

Lembrei-me que quando estudei o Calendário Positivista, onde está registrada no primeiro mês a figura de Moisés, resolvi lhe passar a razão pela qual ele está homenageado em minha Doutrina.

Chefe de Mês do Calendário Positivista 
Primeiro Mês do Calendário Positivista
.
Moisés - Da terceira geração do século XV antes da era cristã, é o representante supremo da Pura Teocracia Inicial, bem como, da Teocracia Egípcia, cujo sacerdócio pertencia, como da Teocracia Monoteísta da Judeia que ele foi o encarregado de constituir com o povo Hebreu. Estabelecido no Egito por intercessão lendária de José, e que conservava a tradição do Deus de Abraão. Ele expressa a teocracia pura. É o grande pai e comandante de seu povo. Todos os Deuses dos velhos teocratas são substituídos, por um só, que se chamou Jeová. Este Deus terrível fez aliança unicamente com o povo Judeu, ao qual o prometeu a vitória sobre todos os inimigos; tanto que ele se conformara das prescrições do Decálogo - isto é, dos 10 mandamentos da Lei de Deus.

Moisés converteu o Deus da família de Abraão, no Deus do Povo de Israel.

Os intérpretes desse Deus, como Sacerdotes, foram seus ministros, como Juízes, unido assim a autoridade espiritual à ordem temporal.
Toda a Moral pessoal domestica e social se consignou na Lei de Moisés.

O Dogma monoteísta, a que haviam chegado aos Sacerdotes egípcios, muitos séculos antes dos filósofos gregos, Moisés o transformou em Culto de Deus, e assim houve um povo, o de Israel, que aprendeu a amar e a temer a Deus.

Mas esta população nômade, toda fetichista, ainda não tinha a sua inteligência, grandemente desenvolvida, para compreender e aceitar um Deus abstrato, por isso ela voltava constantemente à idolatria; o que o tornou um povo sedentário, agricultor e guerreiro.

Foi após uns 600 anos, lá pelo final do século IX A.C., que encontramos a religião criada por Moisés, definitivamente enraizada na forma de raciocinar do povo de Israel, isto é, dentro do espirito do povo judeu. ( Lá pela época em que ocorreu a Cisão dos Judeus - Judá e Israel )
A pura doutrina de Moisés pregava que tudo se acaba neste mundo, na própria Terra, isto é, sobre a Terra, recebendo a sua recompensa ou a sua punição, e não se espera nada além da morte, no que se refere às pessoas e seus descendentes.

Mais tarde, no entanto, os Judeus sob a dominação dos Persas, foram influenciados, pela ideia de ressurreição dos corpos; ideia esta que teve origem do Mazdeísmo ou Religião Zoroastra - personagem lendária, que foi para os Persas, o fundador de uma religião derivada dos Vedas de Manou (ou religião Védica primitiva dos Hindus), como o Bramanismo sendo uma religião derivada dos habitantes que habitavam o a margem do Gange.

Esta religião chamada de Mazdeismo ou religião de Mages, tem Mazda como um Deus Supremo, que se move na Natureza com base em dois princípios opostos: O Bem ou Ormuz, Deus da Vida, e o mal, Ahriman Deus da Morte. A Bíblia de Zoroastre, redigida em língua zend, é conhecida por Zend-Avesta.

Esta ideia de ressurreição dos corpos consiste em crer que os corpos, possuindo eles mesmos uma existência legal, pura, honesta etc., recuperará em um determinado dia, a sua vitalidade inicial, e retornará sobre a Terra, para ganhar a felicidade eterna.

Por isto, promete esta fase da religião judaica, a cada um dos seus adeptos, como fez Moisés, que a pessoa será recompensada durante a vida objetiva, ou nas pessoas que são seus descendentes, que também gozarão destas vantagens; bem como depois que a experiência da vida tenha feito desaparecer, toda a ilusão desta ‘época, no que tange ao Verdadeiro ou verídico, a respeito da ressurreição, quando todos os homens receberão a justiça, que eles merecem.

Finalmente, a Seita Judaica dos Fariseus, sob a dominação grega, admite a Imortalidade da Alma (vida), ideia que se imputa ao filosofo Platão. O Cristianismo, mais a frente, se esforça em consolidar a ideia grega da alma-imortal, com a ideia judaica de ressurreição dos mortos (Le Grand Types de la Humanité por M. P. Laffitte - T1,pag 196)

Esse Deus de Moisés foi o que São Paulo transformou em Deus Universal de Judeus e Gentios, que para ser mais amado que temido, se encarnou na natureza humana e se sacrificou por ela, na pessoa de Jesus Cristo. O Deus de São Paulo não foi o Deus de um povo, como o de Moisés, senão o Deus da Igreja, associação intermediária entre a Pátria e a Humanidade.

Graças a Moisés e a São Paulo, a Teocracia Egípcia chegou a ser a Venerável Mãe da civilização ocidental.

Até Moisés, ocorreu a maximização do abandono do lado fetichista, que possuía a religião espontânea; comum a todos os povos. Por outro lado, vieram surgindo (inspiradas) as religiões antigas; e com estas, surgiram uma serie de religiões reveladoras, que com a evolução da Humanidade, atingirá finalmente uma única religião, a Religião da Humanidade, que os positivistas comungam que é uma religião de dogma demonstrável, de culto objetivo e subjetivo; com um regime Sociocrático adaptado as condições de hoje em dia, no regime SOCIETOCRÁTICO REPUBLICANO – Altruísta/ egoísta, pacifico/guerreiro, industrial e trabalhista; tendo o Amor por Principio, e a Ordem ( Patronal) por Base; O Progresso(Proletário) por Objetivo.

Aproveito a oportunidade e retirei dos parágrafos do e-mail enviado, alguns pedaços dos parágrafos redigidos pelo Sr. Jack Terpins que diz em seu texto: 

1)      Ter a consciência de que sempre há uma oportunidade para melhorarmos e de que nunca é tarde para lutar pela justiça, mas o primordial sobre  todas as coisas é permanecermos unidos para conseguir aquilo a que nos propomos.
2)      Hoje, gozamos de plena liberdade e somos capazes de exercer (os) nossos direitos. É de vital importância transmitir às novas gerações, os valores de liberdade e progresso como pilares para construir um mundo mais justo, não somente para (o) nosso povo, se não para toda a humanidade.

Vou colocar pacificamente meu ponto de vista científico sobre o exposto acima, com base nas Ciências Moral e Sociologia.

A arte moral foi a princípio empírica, hoje já é sistematizada ou científica – Ciência da Construção ou Psicologia Científica - O homem, no começo, não se governava por falta de órgãos- Estruturas Organizacionais. A formação do Capital fez surgir estes órgãos pela criação do velho, da Mulher, e, principalmente, da casta teocrática, que descobriu as regras morais, depois de penosos trabalhos seculares, fazendo-as prevalecer, mercê do triplo apoio da formulação (Sentimental, Intelectual e de Ação), mal grado os instintos egoístas.

Moisés é o tipo de tal evolução.

 A moral teológica foi útil para a estabilidade das regras morais, tornando-se indispensável por um Ser Supremo que primitivamente só podia ter existência fictícia. São Paulo e Maomé eram sinceros; por não poderem analisar as suas operações mentais, referiam-na a Deus. Semelhante ficção era inevitável. Essa mesma necessidade inspirou a criação do Politeísmo. No teologismo, os seres fictícios sancionaram as regras morais, a princípio sobre a Terra e depois no Céu. O catolicismo romano marca o apogeu da moral teológica; reconhecê-lo é a característica da plena emancipação. A moral teológica foi um meio de conservar os progressos morais, de forma que ordenam a autoridade Monarquia em atos repugnantes ao coração e a razão. Por espontâneo e cômodo este processo teve Grande Valor como instrumento de luta e demolição, e tão bem desempenhou seu papel, neste particular, que as diversas nações Ocidentais o adotaram e o puseram em prática – e infelizmente ainda hoje algumas Nações praticam este estado Bárbaro de resolver seus problemas, por isso, muitos desejam destruir a Paz quebrando preconceitos básicos dos que praticam plenamente na política um raciocínio intelectual da razão de vida pelo Estado Teológico. Quem Ganha a Guerra está com Deus!

O crescente desuso da moral teológica, que se caracteriza pelo advento dos reformadores e dos grandes intelectuais científicos, tendo como precursores os Templários exigiu uma operação crítica, cujo órgão foi à metafísica. A moral correspondente tem por principio a consciência e por sanção os direitos. A doutrina democrática, cujos perigos as obras de Rousseau tão claramente demonstra, é ao mesmo tempo falsa contraditória e anarquia. Falsa, porque a consciência resulta da educação, não a dirige; contraditória, porque a teologia, cujas consequências ela repele, acha-se, entretanto, incorporada nos seus dogmas essenciais; e, finalmente, anárquica, porquanto a inexistência de governo é seu limite normal. . Invocar-se-á o Direito e só se obedecerá à Consciência. A consequência do predomínio científico será rejeitar a solução metafísica; neste momento -2014, estamos à procura de outro regime político para atender a proximidade de um regime científico – Estou propondo a Societocracia Republica.

                Para entender melhor o estado metafísico, da Evolução da Humanidade, onde até hoje permanece a mistura dos três Comportamentos das Inteligências geradas pelas Ficções {Fetichismo – (Teológico = Politeísta e Monoteísta)}, Metafísicas e Científicas. Exemplo: Por que a reação química se processa? Devido ao ÉTER. Por que nos mantemos vivo? Devido às forças vitais. Por que os objetos caem para o chão? Devido à gravidade. Mas o que é gravidade?  É uma força – meramente outra palavra – É o período das Entidades Em palestra darei claramente o exemplo dos Três Estados de Comportamento do raciocínio da Inteligência, aplicado neste caso à Ciência Física – na sua aplicação Tecnologia, na Mecânica - na Lei da Gravidade. Onde será possível demonstrar como o corpo cai; mas até hoje ninguém realmente sabe o porquê cai. Se disser que é devido à gravidade é Metafísica e não é uma explicação científica, por Leis Naturais de como ocorre o fenômeno.

O mesmo acontece com a palavra consciência, na Metafísica - É a mais nobre e mais eficiente das forças morais, decorrente da combinação dos Sentimentos com a Inteligência (razão) para corrigir a ação. Tomar consciência é a simbolização a posteriori do resultado desse processo, realizado a nível não consciente. Como percepção das sensações interiores na pessoa, foi tida a consciência como manifestação da divindade ou de poderes ontológicos. Rousseau a chamou de instinto divino, juiz infalível do bem e do mal, na forma de um ente metafísico. Politica Positiva POLITIQUE, IV, 219,334, Augusto Comte.

                A Consciência não é absoluta, mas, relativa aos tempos e lugares sem arbitrativo. É, a princípio, provado na época da pré-história e entre alguns Selvícolas brasileiros praticam a caveração natural, onde o homem come seus semelhantes cozidos ou mesmo crus, ainda não manifesta ele a noção do justo  e do injusto. Têm necessidades que satisfará se preciso for à custa de seus iguais e com uma tranquilidade de consciência que indigna a dos descendentes.

      A  leitura do "O Príncipe" é encarar o triunfa da Inteligência Renascentista da Religião, bem como contornando as trevas e  a maioria dos homens criativos, na melhoria da árdua tarefa das  inacabadas consciências humanas e na procura da minimização do Progresso menos  Anárquico e da Ordem menos retrógrada da evolução da Humanidade.

Montesquieu informa, no “ Diálogo no Inferno entre Maquiavel (1469-1527) e Montesquieu (1689-1755)” - Maurice Joly,   Dizendo: “Depois de destruir a consciência política, você deve realizar a destruição da consciência moral; Você matou o Estado, agora você mata o homem*.  Queira Deus que  suas palavras ressoem na Terra; refutação mais flagrante de suas próprias doutrinas que nunca chegou aos ouvidos humanos ,  segue o parágrafo abaixo em espanhol

Maquiavelo- No confío demasiado en la conciencia política de los hombres; confío en el poder de la opinión: nadie osará envilecerse ante ella faltando abiertamente a la fe jurada. Menos se atreverán aún, si tenéis presente que el juramento que impondré precederá a la elección en lugar de seguirla y que, en tales condiciones, nadie que no esté por anticipado dispuesto a servirme, tendrá excusas para acudir en procura del sufragio. Es preciso ahora proporcionar al gobierno los medios para resistir a la influencia de la oposición, para impedir que diezme las filas de quienes quieren defenderlo. En los períodos electorales, los partidos acostumbran a proclamar sus candidatos y a colocarlos frente al gobierno; haré como ellos, tendré candidatos declarados y los colocaré frente a ellos.

A grande verdade que Maurice  Joly coloca na boca de  Montesquieu: "Uns anos de anarquia às vezes são menos terríveis que vários anos de despotismo aparentemente sereno."(*) .( A Nação Brasileira está vivendo hoje (2014)esta fase crítica, , onde os Governantes não são Estadistas- Já mataram o Estado e já iniciaram a matança dos homens)

Consequência inevitável da atitude preconizada pelos revolucionários é deixar os órgãos mais podero­sos. Isto é, os mais capazes de abusar através de ações que muitas vezes não as sugeridas pelas suas próprias consciências, a qual nem sempre distingue o DEVER da mera satisfação de exigir somente seus Direitos.

Sintetizando temos:

Moral  Abstrata ou Metafísica :    Cada um por si e Deus por todos , oscila entre os estremos. Cada um faz sua moral de acordo com a sua consciência. Moral democrática. Só se discute poucas ações evolutivas no Campo Sociológico e Moral para o bem maior da comunidade.

Moral Científica:  É desenvolvida para  sua vida afetiva  de sentimento  e                          emoção  em torno do Culto  ao Gran- Ser : Família , Pátria e Humanidade, sustentada pela Terra  e Envolvida pelo Espaço. Amar é conhecer e Servir  ao Gran Ser Social  que é o destino da Vida Humana. Quando o Ser humano da etnia judaica estiver mais evoluído, nas Ciências Sociologia e Moral Positivas. Pois hoje esta Etnia é altamente culta nas Ciências Matemática, Astronomia, Física, Química e Biologia, com suas respectivas aplicações tecnológicas. Podemos estender o mesmo elogio nos ramos das Artes do Bem/Bom = Medicina, Educação, Leis do Direito – Desconhecem as Leis Naturais dos DEVERES. Mas no que se refere a Arte Política, ainda está na fase Teológica/Metafísica – com o engodo Democrático, com o Capitalismo não policiado; e desconhecedores da noção de RÉS Pública. Promovendo um “estado” dentro do Estado da Nação. Que geram grandes conflitos. Que somente aparecerá quando realmente começar a faltar matéria-prima ao consumismo exacerbado do capitalismo descontrolado. Sou Capitalista Policiado.

Deixo registrado educadamente, após esta não superficial explanação, que qualquer explicação complementar desejada será dada após uma palestra, de tema a ser escolhido, onde serei remunerado por um valor digno e que o montante não é baixo e não haverá barganha de negociação.  Aproveito o ensejo e relembro que me deve o  envio do  seu CV e de seu Irmão, que até  hoje aqui não chegaram; e  o meu já foi enviado há mais de 1 mês. Esta foi à razão do meu afastamento, não desejo que você seja agenciador de nenhum  emprego ou negócio para mim. Pois foi você quem desejou aproximação. Por gentileza tome as devidas providências. Faça uma reflexão durante a ceia do Chag Pessach Sameeah, analisando o Eco-Kashrut - con­sumo ético: o que você come, usa e compra tem significação para a sua vida e as vidas dos outros ( judeus e gentis ) e da sobrevida do planeta. Você tem obrigação de cuidar de si mesmo (shmirat haguf), dos outros (ahavta lereaacha kamocha), dos animais (tzaar b'alei chaiyim), e da natureza como um todo (bal tashchit) estabelecendo um elo entre o que você consome, e assim foi na TORÁ que apareceu pela primeira vez os dizeres do slogan:

VOCÊ É O QUE VOCÊ COME.

Kearah, o prato central na mesa de Pessach.

UM BOM  
               Chag Pessach SameaCh, com
Saúde, respeito e fraternidade.

Paulo Augusto Lacaz

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Em Sáb 12/04/14 14:18, Dario Gabai dario.gabai@terra.com.br escreveu:
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REPASSANDO AOS AMIGOS E CORRELIGIONÁRIOS.
Chag Pessach Sameah
Dario Gabai  & Família.

De: Congresso Judaico Latino-Americano [mailto:pletz@mremail.com.br]
Enviada em: sábado, 12 de abril de 2014 13:01
Para: dario.gabai@terra.com.br
Assunto: Mensagem de Pessach


         Aproximamo-nos dos dias de Pessach e recordamos a saída dos judeus do Egito. Essa história, ao mesmo tempo em que atrai, também comove. É a narrativa de um povo que, unido, teve êxito em sair de um lugar onde era escravizado.



           Mas sem que nos atenhamos aos detalhes, por certo interessantes, que cercam essa festividade, é importante resgatar o simbolismo e a essência da mesma, trazendo-os para os dias atuais.Ter a consciência de que sempre há uma oportunidade para melhorarmos e de que nunca é tarde para lutar pela justiça,  mas o primordial sobre  todas as coisas, é permanecermos unidos para conseguir aquilo a que nos propomos.



        Hoje, gozamos de plena liberdade e somos capazes de exercer os nossos direitos. É de vital importância transmitir às novas gerações, os valores de liberdade e progresso como pilares para construir um mundo mais justo, não somente para o nosso povo, se não para toda a humanidade.


Chag Pessach Sameach!

Jack TerpinsPresidente do Congresso Judaico Latino-Americano






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