Monday, December 25, 2017

OS “QUINTAS COLUNAS” DENTRO DO EXÉRCITO

OS “QUINTAS COLUNAS” DENTRO DO EXÉRCITO, EM 1942

NAS  FFAA SÃO FORMADAS DE SERES HUMANOS. POR ISSO TAMBÉM TEMOS QUE TOMAR CUIDADO, POIS EXISTEM  ALGUNS APÁTRIDAS, CORRUPTOS  E OS “QUINTAS COLUNAS”.

VAMOS NOS DEDICAR AOS  “QUINTAS COLUNAS”.

O meu amigo, Positivista que em 1940  foi promovido a Tenente Coronel Odilon Coelho Neves - http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=107670_04&pagfis=800&url=http://memoria.bn.br/docreader# , na Arma de Artilharia  por Merecimento, estava prestando serviços,  no Forte  de Santa Cruz da Barra, em Niterói: https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g303500-d1826217-i86897148-Santa_Cruz_da_Barra_Fortress-Niteroi_State_of_Rio_de_Janeiro.html

Ele e um Coronel estavam responsáveis pelas ações militares e respondiam  ao Comando localizado no Palácio Duque de Caxias – onde estava o Ministro da Guerra, General Gaspar Dutra, no Rio de Janeiro.
1A II Guerra Mundial estava no início, o Brasil só entrou efetivamente na Guerra em 1942 Mas  nesta época em 1941  que aconteceu este evento, o Brasil estava no Estado de Alerta.

Foi em 1941 quando surgiu na Baia de Guanabara um Submarino Alemão, para abastecer Diesel ( Empresa Alemã que possuía um Escritório na av. Rio Branco) que movia um gerador elétrico que carregava  suas Baterias  ao ficar submerso e funcionar debaixo das águas.

Os dois Oficiais  entraram em contato, por rádio, com o Palácio Duque de Caxias, solicitando uma ordem para atirar no Submarino, para afundá-lo.  A ordem veio negativando à ação solicitada.

Os dois muito aborrecidos largaram do posto e foram embora para suas casas.

A noite o Ten. Coronel Odilon Coelho Neto, ligou seu radio GE e escutou  a radio da Alemanha dizendo que os Brasileiros não afundaram o  Seu Submarino, pois pensavam que  era uma Baleia.  E davam bastantes risadas.

Isto prova que um “Quinta Coluna” avisou o ocorrido ao Governo de Hitler.

Nada impede que hoje em dia tenhamos  elementos deste naipe em nossas FFAA.

SRF

Paulo Augusto Lacaz

No comments:

Post a Comment