Bananal, 12 de Descartes de 211
Bananal,
19 de outubro de 2000
Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias
Praça Almirante Júlio de Noronha, S/N
Leme – Rio de Janeiro
CEP : 22 010 – 020
Prezado
Cel. Luiz Sérgio Melucci Salgueiro
Comandante
Em Chefe do CEP.
Após ter
chegado em Bananal, nesta manhã, pois saí aproximadamente as 4:15h da
madrugada, daí do Rio de Janeiro, e logo após ter executado alguns afazeres
domésticos, separei de minha biblioteca, alguns livros que tratam da Arte da
Educação, com vista a poder colaborar positivamente, isto é, com base
científica, para sugerir uma Educação Sistemática e não empírica; visando,
reduzir violentamente o egoísmo, despertando e maximizando o Altruísmo; para
nos tornarmos menos personalistas e mais Sociáveis; atingindo assim, uma
Sociedade menos competitiva, que tenha como Objetivo, a PAZ entre os homens.
Antes de
penetrar na questão acima delineada, quero agradecer os momentos de alegria que
me proporcionou, por tê-lo conhecido pessoalmente, e também por estar junto com
o seu estafe, do Centro de Estudos de
Pessoal, que está voltado para o “estudo
e a pesquisa na área das Ciências do comportamento humano”; torço para
que tais estudos e pesquisas, estejam baseadas nas Ciências Sociologia e Moral
Positivas.
Augusto
Comte esclareceu definitivamente, por ter percebido as Leis Naturais das Ciências Sociologia Positiva e Moral
Positiva, isto é, as Leis Naturais que regem o comportamento das Sociedades e
do homem na sociedade, bem como as
que regulam e definem o
comportamento humano individualmente, respectivamente; tudo de forma
científica.
Para se
estudar nos originais de Augusto Comte, não nos manuscritos, a dedicação é de 6 horas a 5 horas por dia,
durante 8 anos, com um explicador nos
primeiros 2 anos de leitura; caso contrário, é muito difícil conceber os detalhes
de sua redação e do seu difícil estilo de escrever.
Gostaria de
início de dizer que o Positivismo, está mais adiantado que qualquer outra dita
Doutrina, pois possui Culto, Dogma e
Regime, em plena harmonia para a PAZ. Mas para que esta correspondência seja
mais bem compreendida, o ideal seria realizar uma palestra, dando noção global
do Positivismo, e esclarecer melhor alguns termos que são específicos desta
Doutrina, pois senão, muitos pontos importantes passarão despercebidos.
Neste momento em que os economistas, por não
estarem sendo mais Instruídos à compreender as razões das crises e das
conjunturas; e ao se preocuparem somente no que tange ao desenvolvimento econômico, e que na maioria das vezes se dedicam ao crescimento
econômico; pensando que mudando de estruturalistas para monetaristas e vice e
versa, resolvem os problemas do Brasil e do Mundo; achando que a dinâmica keynesiana, com aquela dinâmica tortuosa e contraditória, desta economia capitalista democrática, a
crise estaria eliminada para sempre; e portanto não haveria motivo para que ela
continuasse a ser estudada nas Academias.
A esta ignorância, acrescida das interpretações metafísicas dos psicólogos,
atendo à formação psíquica do Ser humano para valorizar a personalidade, que é altamente egoísta à
sociabilidade; educa e instrui o estado psíquico do Ser humano, para atender ao
capitalismo, onde vale a competição, a maldade, a disputa, o sexo, a mentira, o
EU etc.
Por outro
lado, a grande maioria dos mestres, principalmente o civis, são dotados de uma Vaidade e um orgulho fora do comum,
levando como sempre foi, os Acadêmicos à
pesquisa dos seus interesses; e quando coordenadores de tese para pós-graduação, normalmente provocam nos alunos, a ação das
suas idéias, que normalmente são de origem e explicações metafísicas. Pois na
sua maioria, as discussões de não
especialistas, de vivência não prática,
em nada se chega de objetivo prático; isto é, de aplicação prática, na
vida do dia a dia. Normalmente são criações subjetivas, em cima de outras
criações subjetivas. Daí surgem as “teses,” para se ganhar mais dinheiro, e
satisfazendo o seu EU-metafísico, e nada
de soluções para resolver os
problemas da Sociedade, na vida prática. Canalizam com os seus pensamentos, para viver para seu EU, e não Viver para Outrem.
Para não destruir o Sentimento
Altruísta, que consolida a Base Moral Positiva, que ainda aglutina o Exército Brasileiro, para defender
a nossa Pátria, no período de Paz, como propagador da Moral Positiva, e no
período de conflito na defesa de nosso Território; acho por bem alerta-los, para que tenham cuidado com as
idéias e pensamentos da psicologia de hoje; que é prejudicial à
Sociabilidade Pacífica; bem como o
elevado grau de Vaidade dos Mestres, que se acham donos de uma verdade não
real, e da tirania monetarista e estruturalista
dos economistas desenvolvimentistas, principalmente para esta
globalização, que deseja camuflar o patriotismo, gerando grande conflitos
cívicos.
.
A nossa
visão é de Família, de Pátria e de Humanidade ( Global) e não do EU; isto não
quer dizer, que o Positivismo, não estuda, pela Moral Teórica, o homem, na sua individualidade. Mas o mais importante
é este homem na Família, na Pátria e na Humanidade.
O Amor à Pátria; tem origem em parte da
nossa “Alma”, que se aglutina com as outras partes de outras “Almas”,
para criar um bem maior, que o da Família.
Sem Pátria, as Famílias se esfacelam, se
desaglutinam. Só existem socialmente as Famílias, se existir o Amor à Pátria; e
a recíproca é resultante.
Podem existir Famílias e não existir Pátria, neste
caso o risco de escravidão é muito grande, para estas Famílias.
Por isso,
deve ser propagado o valor Moral Positivo do Nosso Exército Brasileiro,
afim de que os nossos Oficiais, tomem conhecimento da importância da sua
existência social, e não sejam transformados em meros “mercenários”, nas mãos
de civis nacionais e internacionais, moralmente decadentes.
Ninguém passa do Amor Familiar ao Amor
Universal, sem passar pelo Amor à Pátria; mesmo com a Internet, para mantermos
uma Sólida Nação.
É
evidente que a Educação proposta pelo Positivismo, não pode estar plenamente de acordo com as necessidades do
dito mercado de trabalho, solicitado pelo sistema capitalista democrático
aristocrático, hoje globalizado de forma “ laissez-faire, laissez-passer”, que
vive em uma Ordem Anárquica e num Progresso Retrógrado. Onde a personalidade subordina
a sociabilidade, onde o direito subordina os Deveres; onde a análise subordina
a Síntese; onde o Progresso luta contra a Ordem e vice e versa; no entanto
sabemos que somente pelo desenvolvimento da Ordem é que se obtém o Progresso.
Esses estados de comportamento jamais nos levarão à Paz.
. Augusto Comte depois de ter estudado a
matemática, a astronomia, a física, a química, a biologia, e ter criado, com
base em Leis Naturais as Ciências Sociologia Positiva e Moral Positiva,
percebeu que todas estas ciências estavam subordinadas a 15 Leis Universais,
comum a todas elas, chamando-as de
Fatalidade Suprema ou Filosofia Primeira; gostaria muito que o senhor e
seus colegas, conhecessem estas 15 Leis
Naturais.
Fora
às sete ciências e as Leis da Fatalidade
Suprema , isto é, os Dogmas Demonstráveis, também encontramos as Artes; estas
ultimas, como componentes do Culto Positivo; Artes do Belo, as Belas-Artes (
Poesia, Musica, Canto, Escultura, Pintura e a Arquitetura) e as Artes do
Bom/Bem (Educação, a Medicina, os Deveres/direitos e a Política); e finalmente
o Regime Sociocrático.
É na
Ciência Moral Positiva, aquela que analisa o comportamento individual do Ser
Humano, que foi dividida em Moral Teórica Positiva e Moral Prática Positiva.
A Moral
Teórica Positiva está composta de 7 Teoremas, que expressam as realidades de
origem objetiva, analisando cientificamente o comportamento individual humano;
desde que tenha o Amor por Princípio, e
a Ordem por Base; O Progresso por Objetivo. Vivendo às Claras; e Vivendo para
Outrem.
No final
deste ano 211/ 2000, estarei terminando de escrever o Livro sobre a Ciência
Moral Teórica Positiva, e lhe enviarei um exemplar.
Em contra
partida, com base na Moral Teórica Positiva, a
Moral Prática Positiva, determina o Sistema de Educação, sistema este
que tem que ser Universal, para instituir o aperfeiçoamento da natureza humana,
em seu tríplice aspecto: moral,
intelectual e material (prático).
A Educação
assim constitui a principal das Artes do Bom/Bem e de todas as Belas Artes,
por ter condição de aperfeiçoar todos os campos da atividade, melhorando os
seus agentes morais, teóricos e práticos.
À todos os
seres humanos, deve corresponder uma mesma Educação Geral, em seus destinos Sentimental e Intelectual; mas em
seu aspecto Prático, ela se divide em dois ramos, segundo o destino ativo da
Mulher, na vida privada; e do homem na vida pública. Já dizia Aristóteles, “divisão dos ofícios, união dos esforços
“.
Para não
ficarmos discutindo as aberrações de hoje em dia, a respeito dos sexos
complementares e não opostos, a Mulher e o homem, envio o meu artigo sobre A
Mulher.doc, que esclarece muito bem a
intenção das disciplinas oriundas dos
Diferentes DEVERES dos homens e das Mulheres, para evitar conflito,
disputa ; e definir os direitos de cada
um. E como lá está bem claro, jamais a
Mulher terá os direitos iguais as dos homens e vice versa, por isso sendo
graças ao vosso bom Deus, somos
diferentes, e por sermos diferentes é que nos unimos. São pelas diferenças que
ocorrem as uniões. No Sentimento, a Mulher é mais Altruísta que o homem; na
inteligência se complementam; e no
caráter o homem é mais forte. No campo da Inteligência o homem é mais analista
e a Mulher é mais sintética. Não é pela
sugestão harmônica acima delineada, que devemos
um, explorar o outro.
Mas criar
disputa, é terrível, é o mesmo que um animal dócil seja transformado em animal feroz. Coitado dos
homens do futuro. E pior, pobre das mulheres destes homens.
Esperando
que não nos tornemos Animalis-homo, pois se tiver que ficar como está, não
adianta propor nada; mas podemos garantir que
sem tirar o poder Político das Mulheres, estas desenvolveriam a
atividade poética, na Estética das Artes Domésticas e da Culto Privado, e o homem
se dedicaria nas Estéticas das Artes Civis e das cerimonia do Culto Público.
Por sua
vez, a atividade filosófica da Mulher elabora os DEVERES Pessoais de cada Ser
Doméstico; em contra partida, o homem se dedica aos DEVERES Profissionais de
cada Funcionário Cívico.
Diferente
também é o destino da atividade prática para a Mulher, e para o homem, que
podem ser vistos, no detalhe, no artigo A Mulher - http://palacazgrandesartigos.blogspot.com/2015/09/womens-equality-day-2015.html
Ao se elaborar a Moral Prática, deve-se tomar
como base a Moral Teórica e considerar todas as condições de Vida na Sociocracia
Trabalhista e não na democracia capitalista. Neste momento temos que ir
adaptando paulatinamente, e ajustando o que for possível para não atritar
demais, mas tomar como base sempre as
sugestões Altruístas.
Um sistema
qualquer de Educação, depende do destino que se deseja para a Vida Humana.
Hoje a atual sugestão é um crime contra
a Humanidade.
No caso da
Educação Positivista, é expandir o Altruísmo nas relações Morais, Intelectuais
e Práticas com o Mundo, com a Sociedade e com o Homem, e comprimir o egoísmo,
que é realmente a realidade, isto é, o objetivo final da Educação.
Por isso ,
Cel. Salgueiro, é necessário que tenhamos paciência para virmos atingir uma
civilização, na qual já tenha extinguido
ou minimizado, os instintos conquistadores, as exigências defensivas e os
egoísmos Industriais, nas nossas atividades sociais, para que possamos apreciar
o verdadeiro destino de nossa Vida.
A
Industria, a Política e a Educação, jamais poderão se subordinar à Verdadeira
Moral, antes que surja, O Centro Doutrinário definitivo
das Emoções, das Concepções e das Ações Humanas.
Este Centro Doutrinário Universal da
Existência Humana; é a Família , a Pátria e a Humanidade; conhecido pelo nome
de Gran Ser. A Humanidade é o conjunto
dos Seres Convergentes do Passado, do Futuro e do Presente, que concorreram,
concorrerão e concorrem , para a melhoria do Bem Estar do Homem, no Planeta
Terra.
O Programa
Educativo, visando a Paz dos Homens, no Mundo Terráqueo, só poderia ser estabelecido
após ter-se o conhecimento científico
da natureza física, intelectual e moral
do Homem.
O Senhor já
deve Ter percebido, que a manifestação espontânea dos Sentimentos Altruístas e
o seu próprio encanto, tem determinado os Progressos Morais realizados pela
evolução histórica, desde dos tempos mais primitivos.
Gostaria neste momento, de ter a
liberdade de prosseguir, nesta carta ilustrativa, para substancialisar este meu
oficial contato.
Foi assim,
que surgiu a Bondade Maternal e a Veneração Filial, na Existência Nômade; o
Amor conjugal e a afeição paternal , no Estado Sedentário; e a adoração
Religiosa, na Astrolatria Sacerdotal; e a Fraternidade Social, na Astrolatria
Militar.
O Espiritualismo Politeísta das Teocracias correspondeu, em seguida,
em desenvolver a compressão do egoísmo, nos instintos de conservação e de
aperfeiçoamento.
Desta forma, surge a purificação moral
dos laços da paternidade, da filiação e da fraternidade; purificação que se
condensa na idealização divina, na instituição humana da Virgindade, com Diana
(Deusa da Caça ) , Vesta (Vesta (mitologia), na mitologia romana, deusa do lar,
venerada no âmbito doméstico corresponde na mitologia grega Héstia), as
Vestias (Véstias, na antiguidade romana, Sacerdotisas de Vesta, deusa da Terra. Eram
selecionadas pelo sumo sacerdote da religião romana) ; que dominam o Politeísmo
Estético, Teórico e Social da evolução greco-romana.
Como
em seguida, o Monoteísmo desenvolveu no Ocidente a autoridade Espiritual do
Sacerdócio, independente dos Poderes Temporais, constituído pelo Império
Romano; desta forma, realiza-se pela primeira vez na história, a organização da
Ordem Espiritual, ligando a Divindade à Humanidade, no Filho da Virgem Maria,
verdadeira Deusa da Idade Média.
Desde
então, se efetuou o cultivo direto do Altruísmo, como Graça Divina, e se
dominou o egoísmo, que considerava ainda o Orgulho e a Vaidade, como pecado da
Natureza.
O
Culto Monoteísta, no Catolicismo, como no Budismo e como no Islamismo, elevou a
natureza humana até a Santidade.
A
idealidade individualista da Moral se encontrou, cada vez mais em desacordo com a realidade socialista da
vida doméstica, cívica e universal.
Apesar
desta discordância de propósitos, o Sacerdote Católico prega em geral,
harmonizar o destino ideal, com a situação real dos seres humanos.
No
entanto, o Monoteísmo metafísico dos tempos modernos, subordinou cada vez mais,
a sociabilidade ao individualismo dos sentimentos egoístas de cobiça , de
luxuria, avareza, destruição, de orgulho e de vaidade.
A
doutrina espontânea dos Deveres Sociais para com a Família e a Pátria,
substituiu a doutrina sistemática dos
direitos individuais perante à Sociedade.
Solapada
em suas bases, a Moral perdeu a sua influencia, primeiramente na conduta dos povos,
em seguida nas Famílias e finalmente na conduta dos indivíduos.
Enquanto
a moral empírica manifestava a
insuficiência de suas bases
teológicas e metafísicas ; a ciência elaborava seus conceitos
matemáticos, astronômicos, físicos e biológicos, desde a evolução grega, até a
primeira geração do século XIX.
Desta forma, uma profunda
observação da evolução histórica da inteligência humana, combinada com a
classificação dos conceitos científicos, segundo a generalidade objetiva,
permitiu ao Mestre dos Mestres, Augusto Comte, descobrir a Lei da Evolução dos Conceitos Abstratos, primeiramente
teológicos, em seguida metafísicos e por fim científicos. É a sétima Lei da
Fatalidade Suprema – Lei dos Três Estados ou Lei da Evolução Intelectual;
cujo enunciado é – “Cada Entendimento oferece a sucessão de três estados : Fictício,
Abstrato e Positivo, em relações às nossas concepções quaisquer, mas com uma velocidade
proporcional à generalidade dos
fenômenos correspondentes. (Augusto
Comte)” .
Não
seria possível chegar ao Estado Positivo, nem na Matemática, enquanto não se
conhecesse a evolução científica, com a Ciência Moral, cuja influencia permitiu
à Augusto Comte estabelecer a subordinação subjetiva dos conceitos inferiores(
matemática, astronomia, física e química) aos superiores (biologia sociologia e
moral), e conceber, por conseqüência, as ciências em forma positiva.
Desde
então, a famosa Lei dos Três Estados da Evolução Mental se referiu ao Estado
Fetichista, concreto e fictício; em seguida ao Estado Abstrato( teológico,
metafísico e científico) e finalmente ou
Cientifico ou Positivo, que subordina o abstrato ao concreto, para predominar a
influencia subjetiva, na construção dos
conceitos abstratos, e incorpora as funções fetichistas à ordem concreta.
Impulsionada pela racionalidade positiva, A Síntese
Subjetiva, isto é, o Positivismo, combina finalmente os três atributos
intelectuais da Humanidade : A Poesia, A Filosofia e a Ciência. Desta
forma o Mestre dos Mestre pode construir
o Dogma de uma Doutrina Universal, com o conhecimento sucessivo das Divindades
Positivas: O Gran Meio, o Céu, o Fluido, o Gran Fetiche, a
Vegetalidade e a Animalidade, e finalmente o Gran Ser ( Família, Pátria e
Humanidade)
Assim, a Escala
das Concepções corresponde às das Ações, nas atividades bancárias, comerciais, de serviços,
fabris, mineração, agrícola, políticas e educativas; e a Escala das Idealizações, na mímica, na arquitetura, na
musica, na escultura, na pintura, no canto e na poesia.
Se a Escala das Concepções
serve de base ao Dogma da Doutrina Positivista, estas estão ligadas pelas ações
ao Regime Sociocrático; e pelas idealizações ao Culto Sociolátrico.(Venerar os
Grandes Vultos Humanos Cientistas, Santos, e etc) – Vide calendário
Positivista)
Inspirados pelo Culto Concreto das Divindades Positivas,
todos os Seres Humanos deveriam recorrem às Escalas das Idealizações e das
Concepções e se unirem em Ações, à serviço do Gran Ser; sei que estamos longe
disto, mas podemos planejar e perseguir, para um dia alcançar tal objetivo.
Não devemos discutir, e nem
cabe dúvida, que os Discípulos da Humanidade, devem recorrer às Escalas
do Dogma e do Culto, enquanto as exigências do Regime justificam que a Mulher,
o Sacerdote, o Patriciado e o Proletariado especializem suas atividades nos
ramos da Educação, da Política e da Indústria, respectivamente.
Sintetizando
nas Divindades Positivas, o Destino da Educação consiste em preparar os seres
humanos para ama-las e conhece-las, com o objetivo de incorporá-las cada vez
mais ao serviço do Gran Ser.
Nós sabemos
que é evidente, que para cumprir este destino Universal da Educação, será indispensável desenvolver
as condições físicas, intelectuais e morais da natureza humana, para
permitir-lhe subordinar o egoísmo ao Altruísmo; a razão individual à fé
social e a vida corporal à existência
cerebral.
A Educação, com
referência a Vida Pessoal tem por
destino incorporar cada vez mais a “alma “ humana às Divindades Positivas, e
especialmente ao Gran Ser: Família , Pátria e Humanidade. ( Alma para o
Positivismo, são as 18 Funções do Cérebro – Teoria Cerebral – Moral Teórica)
A medida que transcorre a vida objetiva, se
aperfeiçoam , as condições de união, de unidade e da continuidade morais,
estendendo cada vez mais o apego, a veneração e bondade, e
abrangendo de forma crescente os programas da Industria, da Política e da
Educação; e as construções da Ciência, da Filosofia e da Poesia.
Por isso os seres humanos, conduzidos desde a
infância até a velhice tem que se aperfeiçoar
sem cessar, para que as Mulheres, cumpram cada vez melhor o seu destino,
de representante doméstico do Gran Ser; em seu passado, no seu futuro e no seu
presente, e podem ser concebidos como os
Anjos da Guarda, dos homens, em sua ação
de funcionários sociais, dignos de incorporar-se à Pátria; e de
personalidades morais dignas de
incorporar-se à Humanidade.
Obter a expansão crescente e total do Altruísmo e a contínua compressão do
egoísmo, é o destino diário da Educação Pessoal.
A Educação com referencia a Vida Doméstica,
destina-se há desenvolver o Altruísmo
nos laços de Família e eliminar o egoísmo que os acompanha.
Dominada pela Moral Privada, a Moral Pública exige
que a Educação comprima os egotismos
Pessoais e Domésticos, e que toda cooperação social seja inspirada pelo
Altruísmo de Veneração ao Passado, de Apego ao Presente e de Bondade para com o
Futuro.
Instituída a Educação como a Arte Prática Suprema da existência Humana, ela
aperfeiçoa a conduta dos indivíduos como funcionários sociais e como
personalidades morais, assegurando o cumprimento dos Deveres, bem como a
prática das Virtudes ; e consolidando a Felicidade, dos seres que aspiram à
Viver para Outrem.
A cada uma das etapas da vida devemos registrar um
objetivo especial no aperfeiçoamento físico, intelectual e moral da natureza
humana.
As mortes prematuras ou acidentes permitem apreciar
o Mérito Pessoal, pelo grau de aproximação do destino registrado a cada etapa
da vida; que se imortaliza, incorporando-se à Família, à Pátria e à Humanidade.
Felizmente tenho que me estender mais um pouco,
para deixar registrado, o cerne das minhas boas intenções; pois depois de
termos visto os Destinos da
Educação, há necessidade de sabermos os Meios
que serão utilizados, para definirmos a
posteriori os Programas
Educativos, para o Bem da Humanidade e logicamente do nosso Brasil; papel que
deveria estar sendo realizado pela UNESCO.
OS MEIOS,
que dispõem o Gran Ser : Família, Pátria e Humanidade, visando aperfeiçoar a
Natureza Humana; considerados em seu conjunto, podem ser classificados em
Físicos, Intelectuais e Morais,
Um princípio Geral referente a todos estes meios de
Ação Educativa, consiste em sempre subordinar o Progresso à Ordem da evolução corporal e cerebral do organismo, sem
antecipar nem retardar seu emprego, por
motivos de vaidade individual ou por motivos de abandono ou negligencia
social.
Os Meios
de aperfeiçoamento Físico se referem à ordem exterior e à Ordem Interior, seja
modificando as condições do ambiente em que vive, ou seja adaptando o organismo
às condições modificáveis.
Tais ações sobre o meio Físico, são exercidas pela
Família, pela Pátria e pela Humanidade, segundo as exigências da Vida Privada,
da Vida Cívica e da Vida Universal, respectivamente.
Iniciada pela Família, a ação sobre o meio físico
se refere especialmente ao alimento, ao vestuário e ao domicílio.
Verdadeira e decisiva ação exerce a Pátria sobre o
meio físico da existência humana ao aperfeiçoar
os sistemas mecânicos da
movimentação e do trabalho.
Por sua vez, toda a Humanidade concorre ao
majoramento das comunicações terrestres, marítimas, aéreas, radiofônica,
impressa e eletrônicas entre os povos.
Os meio físicos que atuam sobre o mundo exterior da existência humana,
se ligam aos que atuam sobre o próprio organismo, para adaptá-lo às condições
modificáveis do exterior e desenvolver as atitudes orgânicas do serviço social.
São fundamentais a este respeito. A higiene
doméstica da respiração e da alimentação; e a higiene das sensações e dos
movimentos, que aperfeiçoa os laços passivos e ativos do organismo com o meio
exterior.
Esta higiene se desenvolve principalmente na
Família, que estabelece os hábitos da vida doméstica.
Consideradas
no seu conjunto, a vida doméstica em família e a vida universal na Humanidade
podem adquirir um caráter geral, para todos os seres humanos, sem outra
diferença, que a relativa ao destino sentimental e moral da Mulher, e
intelectual e ativo do homem.
Todos os hábitos domésticos e os costumes humanos
podem fazer-se universais e chegar a ser permanentes, quando atingirem a sua
perfeição estrema.
Um caráter oposto tem as virtudes cívicas, que são
especiais nas funções públicas, contínuas ou eventuais, que se cumpre no
serviço da Pátria.
Submeter o egoísmo individual ao Altruísmo na
execução de diversos trabalhos, permanentes ou acidentais, que solicita o
serviço social, é o que constitui as virtudes, como o esforço sobre si mesmo em
favor dos demais.
Melhorar os hábitos domésticos, as virtudes cívicas
e os costumes universais, é o objetivo que se alcança, com os meios da higiene
pessoal na Família, da disciplina social
na Pátria e da harmonia universal na Humanidade; habilitando os indivíduos,
para cumprir os seus deveres, e submeter-se as condições físicas, intelectuais
e morais em que se vive.
Opera-se assim uma dupla reação entre o organismo e
o meio, segundo os seus próprios melhoramentos, favorecendo-os reciprocamente.
A respeito dos meios físicos, convém reconhecer a
importância de subordinar os que atuam sobre
o meio exterior, aos que atuam sobre o
organismo, assegurando a estabilidade deste, em meio das modificações eventuais daquele.
Assim se garante, em seu grau máximo, a
estabilidade da existência e da felicidade humana.
As Leis da Vida animal; do exercício, do hábito e
do aperfeiçoamento, concorrem na Educação do organismo, O exercício desenvolve
a faculdades sensitivas e ativas do
corpo, e sobre tudo, as faculdades intelectuais e práticas do cérebro.
Semelhante desenvolvimento seria ineficaz, se a lei do hábito não
assegurasse a fixidez das reações cerebrais e corporais, perante o
caráter periódico das influencias do
mundo exterior.
Mas a lei do hábito é além disso, a base da
imitação, e portanto da influencia educativa do exemplo.
Reforçadas pelo hábito, as reações do organismo
podem submeter-se à Lei do aperfeiçoamento,
na intensidade e na coordenação das faculdades corporais e cerebrais.
Obtemos assim o melhoramento contínuo dos hábitos
domésticos e dos costumes universais.
Preparadas as virtudes cívicas pelas influencias
objetivas dos hábitos domésticos e pela influencias subjetivas dos costumes universais, se obtém
o hábito e o aperfeiçoamento destas virtudes.
As influencias
Educativas do exercício, o hábito e do aperfeiçoamento, sobre o
indivíduo, se agregam as influencias das lei vital da hereditariedade, sobre a
espécie.
Graças a esta lei, as generalidade se faz cada vez
mais educáveis, e portanto, cada vez mais susceptível de melhorar-se ou de
perverter-se .
Ao se garantir a continuidade do progresso da
espécie humana, concorre a 10a Lei da Filosofia Primeira, que
estabelece a persistência natural de todo sistema, às perturbações exteriores.
Vamos ao enunciado : Lei
da Persistência - Todo estado estático ou dinâmico, tende a persistir
espontaneamente, sem nenhuma alteração, resistindo as perturbações exteriores
(Generalização universal do principio de
Johannes Kepler)
Tal
persistência é auxiliada pelo princípio moral de subordinar o Progresso
à Ordem, de modo que se concilie a conservação, com o aperfeiçoamento,
sem perturbar a união, a unidade e sobre tudo a continuidade no melhoramento
dos hábitos domésticos, das virtudes
cívicas e dos costumes universais.
A respeito dos meios morais de que
dispõe a Educação, uns se referem a submissão e outros ao sentimento.
Impor a submissão é o meio fundamental
para obter o aperfeiçoamento da natureza humana, que é o objetivo principal da
Educação.
Uma vez obtida a submissão , facilita o
emprego dos meios próprios dos Sentimentos, por Apego, por Veneração e por
Bondade.
Não há dúvida que a submissão pode ser
obtida pelos meios egoístas do temor, do castigo ou do interesse por prêmios;
mas são preferíveis os meios Altruístas, que determinam a submissão
pelo desejo de admirar ou o impulso espontâneo de obedecer.
Fomentando
o cultivo do Altruísmo pode-se substituir
a disciplina egoísta, pela Altruísta e incrementar-se as influencias dos
meios morais dos sentimentos de Apego, de Veneração e de Bondade.
Obedecer e
submeter-se voluntariamente é o
sinal de uma Educação Moral, que foi
coroada de êxito.
Os meios
morais sucedem os meios intelectuais, por idealização dos hábitos, das Virtudes
e dos costumes; pelos conceitos dos deveres domésticos, civis e universais; e
pelo consenso que emana da própria consciência e da própria autoridade
espiritual.
Todos estes
meios intelectuais se referem a formação
da existência subjetiva, própria da natureza humana, e sua aplicação supõe que
se tem desenvolvido imediatamente as
condições físicas e morais da vida objetiva.
Manifestam respectivamente estes meios intelectuais, as
influencias da Poesia, da Filosofia e da Ciência, na educação da natureza
Humana; idealizando os exemplos, concebendo os deveres e determinando a ação da
consciência e da opinião.
Observado
em seu conjunto, os Meios Educativos, se referem à Doutrina, desde logo ao Culto; em seguida ao Regime e finalmente ao Dogma, posto que
primeiramente se cultivam os sentimentos, se regulamentam os hábitos, as
virtudes e os costumes; e finalmente se forma a consciência pessoal e social.
Não seria possível formar a consciência
e estabelecer portanto, a dignidade da
pessoa e do funcionário social ou público, se não se tivera previamente
cultivado o Altruísmo, por meio de um Culto, regulamentando os hábitos
domésticos, as virtudes cívicas e os costumes universais, por meio do Regime’.
Igualmente seria impossível
constituir a autoridade espiritual
–Sacerdotal . que governa a Opinião Pública; e que é a fonte do juízo e de
conselho; sem o Dogma, pois não haveria previamente estabelecido a unidade, nos
conceitos humanos.
Para a Educação, concorrem assim todos
os meios do Culto, do dogma e do Regimen da Doutrina Positiva ou Doutrina
Universal.
Por isso Cel. Salgueiro, uma vez estabelecido
o Destino da Educação, e examinados os Meios físicos , Morais e Intelectuais de
que se dispõe para atuar sobre as condições corporais e cerebrais, da natureza
humana, é possível se determinar um
Sistema educativo, que utilize esses
Meios para obter os resultado que se deseja.
Modificar a intensidade dos Meios Educativos, com relação à
natureza dos educandos, é a Arte que os representantes do Gran Ser, como as
Mães, as Esposas, as Filhas e as Irmãs.
Assim a Moral Prática tem por
finalidade estabelecer as formas gerais da Arte de Educar;
baseando-se na Moral Teórica, e aproximando-se da ordem concreta pela
consideração especial as diversas fases
da vida da Mulher e do homem.
Não só o mundo objetivo como também o
mundo subjetivo, em que vive a natureza humana, influi no desenvolvimento
regular da Educação. Impera sempre nessa influencia a existência subjetiva do Passado e do Futuro do Gran Ser.
Todas as Divindades Positivas
concorrem para a Educação Humana, pela
sua dupla influencia objetiva e subjetiva, que dominam as condições físicas,
morais e intelectuais da existência humana.
O Gran Ser: Família, Pátria e
Humanidade, corresponde a influencia
máxima no desenvolvimento e no aperfeiçoamento da Educação.
Após este
trabalho de três dias, que me dedico ao CEP, para poder resumir a grandeza
científica dos atributos simultâneos ; reais, úteis, certos, precisos,
orgânicas, relativos e sociais, da Ciência Moral ; abordando a Moral Prática,
em nível introdutório, vou lhe pedir
mais um pouco de atenção, da mesma forma que me solicitou quando do
E-mail a respeito do artigo “ A Criação”; para poder terminar o raciocínio lógico, e expor a Sistemática do Programa de Educação
Positiva, que não tem nada haver, para atender o Regimen Democrático Capitalista
de hoje em dia; mas muito poderá colaborar como parâmetro Moral para as
formulações de algum plano de Política
Educacional, visando a melhoria do Bem Estar dos nossos Irmãos Brasileiros;
mesmo neste estado de coisas caóticas e maléficas, de hoje em dia.
O Programa
de Educação da Natureza Humana, na concepção positiva ou científica, se
inicia, na realidade, quando da concepção do novo Ser, na hora da fecundação,
que começa a receber as influencias do Mundo Objetivo e Subjetivo por
intermédio da Mãe.
O Programa da Educação deve abordar este
período indireto ou uterino, que termina com o nascimento; depois do qual, o
Novo Ser, pode receber de forma direta a influencia dos meios Educativos.
Graduar a Natureza e a Intensidade dos
Meios Educativos em relacao as diversas fases da Vida, é o propósito da Moral
Prática, que subdivide a existência humana em sete Períodos:
A
Primeira Infância
A
Segunda Infância
A
Adolescência
A
Juventude
A
Idade Viril
A
Idade Madura
A
Velhice
Para melhor entender os períodos
educativos, estou lhe enviando o Catecismo Positivista Resumido – elaborado por
Luis Lagarrigue, catecism.doc que fornece uma idéia sucinta de cada período – No capitalismo democrático,
encontramos crianças sendo usadas até com menos de 5 anos em trabalhos pesados.
É isto, que desejamos para os nossos netos e bisnetos ?
A proposição positivista, é fazer com
que a Moral Prática possa ser condensada em sete capítulos
relativos a Educação de cada uma destas idades da vida do Homem.
Obter a verdadeira felicidade, é na
verdade, o objetivo da Educação Positivista, que incorpora cada vez mais a
Natureza Humana ao Gran Ser, e identifica o homem com a Mulher: Mãe, Esposa,
Filha e Irmã. ; que por seu intermédio incorpora-se com o Ideal Supremo da Virgem Mãe.
Virgem Mãe não é a Virgem Santíssima; pois a
Virgem Santíssima está no Reino do Céu Teológico, enquanto a Virgem Mãe está na
Terra. A Virgem Mãe é uma utopia científica terráquea, que poderá acontecer,
quando o homem descobrir um hormônio, que atue no sistema reprodutor feminino,
que provoque a partenogênese; com isto,
os seres oriundos da partenogênese humana, serão altamente Altruístas.
Biologicamente falando, há condições teóricas para esta auto fecundação, ao se
analisar os cromossomas femininos. Até nisto, Augusto Comte previu para a
evolução da Natureza Humana. A mente de um filósofo, não é igual a nossa.
Previu uma moeda única para a Europa, com a esfinge de Carlos Magno. Hoje temos
o EURO.
Espero já ter colaborado, para esta
primeira aproximação mais científica entre nós; no entanto, teria condição de
prosseguir; mas como tenho que acabar a
redação do Livro sobre a Moral Teórica Positiva, deixo o restante sobre este
assunto, para que, em um dia, se achares
por bem, desenvolvermos um plano tático e estratégico para uma Educação de
Cunho Moral Positivo, para a felicidade de nossa Pátria.
Sem mais para o momento, e no aguardo
de notícias,
Atenciosamente,
Saúde, Respeito e
Fraternidade
P. A . Lacaz / Positivista
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