Wednesday, May 8, 2019

Cel. Luiz Sérgio Melucci Salgueiro


Bananal, 12 de Descartes de 211

Bananal, 19 de outubro de 2000

Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias
            Praça  Almirante Júlio de Noronha, S/N
            Leme – Rio de Janeiro
            CEP : 22 010 – 020

                                                           Prezado Cel.  Luiz Sérgio Melucci Salgueiro
                                                           Comandante Em Chefe do CEP.

            Após ter chegado em Bananal, nesta manhã, pois saí aproximadamente as 4:15h da madrugada, daí do Rio de Janeiro, e logo após ter executado alguns afazeres domésticos, separei de minha biblioteca, alguns livros que tratam da Arte da Educação, com vista a poder colaborar positivamente, isto é, com base científica, para sugerir uma Educação Sistemática e não empírica; visando, reduzir violentamente o egoísmo, despertando e maximizando o Altruísmo; para nos tornarmos menos personalistas e mais Sociáveis; atingindo assim, uma Sociedade menos competitiva, que tenha como Objetivo, a PAZ entre os homens.

            Antes de penetrar na questão acima delineada, quero agradecer os momentos de alegria que me proporcionou, por tê-lo conhecido pessoalmente, e também por estar junto com o seu estafe, do Centro de Estudos  de Pessoal, que está voltado  para o “estudo e a pesquisa na área das Ciências do comportamento humano”; torço para que tais estudos e pesquisas, estejam baseadas nas Ciências Sociologia e Moral Positivas.

            Augusto Comte esclareceu definitivamente, por ter percebido as Leis Naturais  das Ciências Sociologia Positiva e Moral Positiva, isto é, as Leis Naturais que regem o comportamento das Sociedades e do homem na sociedade, bem como as  que  regulam e definem o comportamento humano individualmente, respectivamente; tudo de forma científica. 

            Para se estudar nos originais de Augusto Comte, não nos manuscritos,  a dedicação é de 6 horas a 5 horas por dia, durante 8 anos, com um explicador  nos primeiros 2 anos de leitura; caso contrário, é muito difícil conceber  os detalhes  de sua  redação  e do seu difícil estilo de escrever.

            Gostaria de início de dizer que o Positivismo, está mais adiantado que qualquer outra dita Doutrina, pois  possui Culto, Dogma e Regime, em plena harmonia para a PAZ. Mas para que esta correspondência seja mais bem compreendida, o ideal seria realizar uma palestra, dando noção global do Positivismo, e esclarecer melhor alguns termos que são específicos desta Doutrina, pois senão, muitos pontos importantes passarão despercebidos.

             Neste momento em que os economistas, por não estarem sendo mais Instruídos à compreender as razões das crises e das conjunturas; e ao se preocuparem somente no que tange ao  desenvolvimento econômico, e que na  maioria das vezes se dedicam ao crescimento econômico; pensando que mudando de estruturalistas para monetaristas e vice e versa, resolvem os problemas do Brasil e do Mundo; achando que a dinâmica keynesiana, com aquela dinâmica tortuosa  e contraditória,  desta economia capitalista democrática, a crise estaria eliminada para sempre; e portanto não haveria motivo para que ela continuasse  a ser estudada nas Academias. A esta ignorância, acrescida das interpretações metafísicas dos psicólogos, atendo à formação psíquica do Ser humano para valorizar  a personalidade, que é altamente egoísta à sociabilidade; educa e instrui o estado psíquico do Ser humano, para atender ao capitalismo, onde vale a competição, a maldade, a disputa, o sexo, a mentira, o EU etc.

            Por outro lado, a grande maioria dos mestres, principalmente o civis, são dotados de  uma Vaidade e um orgulho fora do comum, levando como sempre foi,  os Acadêmicos à pesquisa dos seus interesses; e quando coordenadores  de tese para pós-graduação,  normalmente provocam nos alunos, a ação das suas idéias, que normalmente são de origem e explicações metafísicas. Pois na sua maioria, as discussões  de não especialistas, de vivência não prática,  em nada se chega de objetivo prático; isto é, de aplicação prática, na vida do dia a dia. Normalmente são criações subjetivas, em cima de outras criações subjetivas. Daí surgem as “teses,” para se ganhar mais dinheiro, e satisfazendo o seu EU-metafísico, e nada  de soluções  para resolver os problemas da Sociedade, na vida prática. Canalizam  com os seus pensamentos, para viver  para seu EU, e não Viver para Outrem.

Para não destruir o Sentimento Altruísta, que consolida a Base Moral Positiva, que ainda  aglutina o Exército Brasileiro, para defender a nossa Pátria, no período de Paz, como propagador da Moral Positiva, e no período de conflito na defesa de nosso Território; acho por bem  alerta-los, para que tenham cuidado com as idéias e pensamentos da psicologia de hoje; que é prejudicial à Sociabilidade  Pacífica; bem como o elevado grau de Vaidade dos Mestres, que se acham donos de uma verdade não real, e da tirania monetarista e estruturalista  dos economistas desenvolvimentistas, principalmente para esta globalização, que deseja camuflar o patriotismo, gerando grande conflitos cívicos.
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            A nossa visão é de Família, de Pátria e de Humanidade ( Global) e não do EU; isto não quer dizer, que o Positivismo, não estuda, pela Moral Teórica, o homem,  na sua individualidade. Mas o mais importante é este homem na Família, na Pátria e na Humanidade.

 O Amor à Pátria; tem origem em  parte da  nossa “Alma”, que se aglutina com as outras partes de outras “Almas”, para criar um bem maior, que o da Família.

 Sem Pátria, as Famílias se esfacelam, se desaglutinam. Só existem socialmente as Famílias, se existir o Amor à Pátria; e a recíproca é  resultante.

Podem existir Famílias e não existir Pátria, neste caso o risco de escravidão é muito grande, para estas Famílias.

            Por isso, deve ser  propagado o valor  Moral Positivo do Nosso Exército Brasileiro, afim de que os nossos Oficiais, tomem conhecimento da importância da sua existência social, e não sejam transformados em meros “mercenários”, nas mãos de civis nacionais e internacionais, moralmente decadentes.  

 Ninguém passa do Amor Familiar ao Amor Universal, sem passar pelo Amor à Pátria; mesmo com a Internet, para mantermos uma  Sólida Nação.

            É evidente que a Educação proposta pelo Positivismo, não pode estar  plenamente de acordo com as necessidades do dito mercado de trabalho, solicitado pelo sistema capitalista democrático aristocrático, hoje globalizado de forma “ laissez-faire, laissez-passer”, que vive em uma Ordem Anárquica e num Progresso Retrógrado. Onde a personalidade subordina a sociabilidade, onde o direito subordina os Deveres; onde a análise subordina a Síntese; onde o Progresso luta contra a Ordem e vice e versa; no entanto sabemos que somente pelo desenvolvimento da Ordem é que se obtém o Progresso. Esses estados de comportamento jamais nos levarão à Paz.         

.           Augusto Comte depois de ter estudado a matemática, a astronomia, a física, a química, a biologia, e ter criado, com base em Leis Naturais as Ciências Sociologia Positiva e Moral Positiva, percebeu que todas estas ciências estavam subordinadas a 15 Leis Universais, comum a todas elas, chamando-as de  Fatalidade Suprema ou Filosofia Primeira; gostaria muito que o senhor e seus colegas, conhecessem estas  15 Leis Naturais.   

            Fora às  sete ciências e as Leis da Fatalidade Suprema , isto é, os Dogmas Demonstráveis, também encontramos as Artes; estas ultimas, como componentes do Culto Positivo; Artes do Belo, as Belas-Artes ( Poesia, Musica, Canto, Escultura, Pintura e a Arquitetura) e as Artes do Bom/Bem (Educação, a Medicina, os Deveres/direitos e a Política); e finalmente o Regime Sociocrático.
           
            É na Ciência Moral Positiva, aquela que analisa o comportamento individual do Ser Humano, que foi dividida em Moral Teórica Positiva e Moral Prática Positiva.

            A Moral Teórica Positiva está composta de 7 Teoremas, que expressam as realidades de origem objetiva, analisando cientificamente o comportamento individual humano; desde que  tenha o Amor por Princípio, e a Ordem por Base; O Progresso por Objetivo. Vivendo às Claras; e Vivendo para Outrem.

            No final deste ano 211/ 2000, estarei terminando de escrever o Livro sobre a Ciência Moral Teórica Positiva, e lhe enviarei um exemplar.

            Em contra partida, com base na Moral Teórica Positiva, a  Moral Prática Positiva, determina o Sistema de Educação, sistema este que tem que ser Universal, para instituir o aperfeiçoamento da natureza humana, em seu tríplice  aspecto: moral, intelectual e material (prático).

            A Educação assim constitui a principal das Artes do Bom/Bem e de todas as Belas Artes, por  ter condição de aperfeiçoar  todos os campos da atividade, melhorando os seus agentes morais, teóricos e práticos.

            À todos os seres humanos, deve corresponder uma mesma Educação Geral, em seus  destinos Sentimental e Intelectual; mas em seu aspecto Prático, ela se divide em dois ramos, segundo o destino ativo da Mulher, na vida privada; e do homem na vida pública. Já dizia Aristóteles, “divisão dos ofícios, união dos esforços “.

            Para não ficarmos discutindo as aberrações de hoje em dia, a respeito dos sexos complementares e não opostos, a Mulher e o homem, envio o meu artigo sobre A Mulher.doc, que esclarece  muito bem a intenção das disciplinas  oriundas dos Diferentes DEVERES  dos  homens e das Mulheres, para evitar conflito, disputa ; e definir os  direitos de cada um. E como lá está bem claro, jamais  a Mulher terá os direitos iguais as dos homens e vice versa, por isso sendo graças ao  vosso bom Deus, somos diferentes, e por sermos diferentes é que nos unimos. São pelas diferenças que ocorrem as uniões. No Sentimento, a Mulher é mais Altruísta que o homem; na inteligência  se complementam; e no caráter o homem é mais forte. No campo da Inteligência o homem é mais analista e a Mulher é mais   sintética. Não é pela sugestão harmônica acima delineada, que devemos  um, explorar o outro.

            Mas criar disputa, é terrível, é o mesmo que um animal dócil seja  transformado em animal feroz. Coitado dos homens do futuro. E pior, pobre das mulheres  destes homens.

            Esperando que não nos tornemos Animalis-homo, pois se tiver que ficar como está, não adianta propor nada; mas podemos garantir que  sem tirar o poder Político das Mulheres, estas desenvolveriam a atividade poética, na Estética das Artes Domésticas e da Culto Privado, e o homem se dedicaria nas Estéticas das Artes Civis e das cerimonia do Culto Público.

            Por sua vez, a atividade filosófica da Mulher elabora os DEVERES Pessoais de cada Ser Doméstico; em contra partida, o homem se dedica aos DEVERES Profissionais de cada Funcionário Cívico.
           
            Diferente também é o destino da atividade prática para a Mulher, e para o homem, que podem ser vistos, no detalhe, no artigo A Mulher - http://palacazgrandesartigos.blogspot.com/2015/09/womens-equality-day-2015.html


             Ao se elaborar a Moral Prática, deve-se tomar como base a Moral Teórica e considerar todas as condições de Vida na Sociocracia Trabalhista e não na democracia capitalista. Neste momento temos que ir adaptando paulatinamente, e ajustando o que for possível para não atritar demais, mas tomar como base sempre  as sugestões  Altruístas.

            Um sistema qualquer de Educação, depende do destino que se deseja para a Vida Humana. Hoje  a atual sugestão é um crime contra a Humanidade.

            No caso da Educação Positivista, é expandir o Altruísmo nas relações Morais, Intelectuais e Práticas com o Mundo, com a Sociedade e com o Homem, e comprimir o egoísmo, que é realmente a realidade, isto é, o objetivo final da Educação.

            Por isso , Cel. Salgueiro, é necessário que tenhamos paciência para virmos atingir uma civilização, na qual já tenha  extinguido ou minimizado, os instintos conquistadores, as exigências defensivas e os egoísmos Industriais, nas nossas atividades sociais, para que possamos apreciar o verdadeiro destino de nossa Vida.

            A Industria, a Política e a Educação, jamais poderão se subordinar à Verdadeira Moral, antes que surja, O Centro Doutrinário definitivo das Emoções, das Concepções e das Ações Humanas.

            Este Centro Doutrinário Universal da Existência Humana; é a Família , a Pátria e a Humanidade; conhecido pelo nome de Gran Ser. A Humanidade é o conjunto dos Seres Convergentes do Passado, do Futuro e do Presente, que concorreram, concorrerão e concorrem , para a melhoria do Bem Estar do Homem, no Planeta Terra.

            O Programa Educativo, visando a Paz dos Homens, no Mundo Terráqueo, só poderia ser estabelecido após ter-se o conhecimento científico da natureza  física, intelectual e moral do Homem.

            O Senhor já deve Ter percebido, que a manifestação espontânea dos Sentimentos Altruístas e o seu próprio encanto, tem determinado os Progressos Morais realizados pela evolução histórica, desde dos tempos mais primitivos.

Gostaria neste momento, de ter a liberdade de prosseguir, nesta carta ilustrativa, para substancialisar este meu oficial contato.

            Foi assim, que surgiu a Bondade Maternal e a Veneração Filial, na Existência Nômade; o Amor  conjugal e a afeição  paternal , no Estado Sedentário; e a adoração Religiosa, na Astrolatria Sacerdotal; e a Fraternidade Social, na Astrolatria Militar.

                O Espiritualismo  Politeísta das Teocracias correspondeu, em seguida, em desenvolver a compressão do egoísmo, nos instintos de conservação e de aperfeiçoamento.

Desta forma, surge a purificação moral dos laços da paternidade, da filiação e da fraternidade; purificação que se condensa na idealização divina, na instituição humana da Virgindade, com Diana (Deusa da Caça ) , Vesta (Vesta (mitologia), na mitologia romana, deusa do lar, venerada no âmbito doméstico corresponde na mitologia grega Héstia), as Vestias (Véstias, na antiguidade romana, Sacerdotisas de Vesta, deusa da Terra. Eram selecionadas pelo sumo sacerdote da religião romana) ; que dominam o Politeísmo Estético, Teórico e Social da evolução greco-romana.
           
Como em seguida, o Monoteísmo desenvolveu no Ocidente a autoridade Espiritual do Sacerdócio, independente dos Poderes Temporais, constituído pelo Império Romano; desta forma, realiza-se pela primeira vez na história, a organização da Ordem Espiritual, ligando a Divindade à Humanidade, no Filho da Virgem Maria, verdadeira Deusa da Idade Média.
           
Desde então, se efetuou o cultivo direto do Altruísmo, como Graça Divina, e se dominou o egoísmo, que considerava ainda o Orgulho e a Vaidade, como pecado da Natureza.
           
O Culto Monoteísta, no Catolicismo, como no Budismo e como no Islamismo, elevou a natureza humana até a Santidade.
           
A idealidade individualista da Moral se encontrou, cada vez mais  em desacordo com a realidade socialista da vida doméstica, cívica e universal.

Apesar desta discordância de propósitos, o Sacerdote Católico prega em geral, harmonizar o destino ideal, com a situação real dos seres humanos.

No entanto, o Monoteísmo metafísico dos tempos modernos, subordinou cada vez mais, a sociabilidade ao individualismo dos sentimentos egoístas de cobiça , de luxuria, avareza, destruição, de orgulho e de vaidade.

A doutrina espontânea dos Deveres Sociais para com a Família e a Pátria, substituiu a doutrina  sistemática dos direitos individuais perante à Sociedade.

Solapada em suas bases, a Moral perdeu a sua influencia, primeiramente na conduta dos povos, em seguida nas Famílias e finalmente na conduta dos indivíduos.

Enquanto a moral empírica manifestava a  insuficiência de suas bases  teológicas e metafísicas ; a ciência elaborava seus conceitos matemáticos, astronômicos, físicos e biológicos, desde a evolução grega, até a primeira geração  do século XIX.

Desta forma, uma profunda observação da evolução histórica da inteligência humana, combinada com a classificação dos conceitos científicos, segundo a generalidade objetiva, permitiu ao Mestre dos Mestres, Augusto Comte, descobrir a Lei da Evolução  dos Conceitos Abstratos, primeiramente teológicos, em seguida metafísicos e por fim científicos. É a sétima Lei da Fatalidade Suprema – Lei dos Três Estados ou Lei da Evolução Intelectual; cujo  enunciado é – “Cada Entendimento oferece  a sucessão de três estados : Fictício, Abstrato e Positivo, em relações às nossas concepções  quaisquer, mas com uma  velocidade  proporcional  à generalidade dos fenômenos  correspondentes. (Augusto Comte)” .

Não seria possível chegar ao Estado Positivo, nem na Matemática, enquanto não se conhecesse a evolução científica, com a Ciência Moral, cuja influencia permitiu à Augusto Comte estabelecer a subordinação subjetiva dos conceitos inferiores( matemática, astronomia, física e química) aos superiores (biologia sociologia e moral), e conceber, por conseqüência, as ciências em forma positiva.

Desde então, a famosa Lei dos Três Estados da Evolução Mental se referiu ao Estado Fetichista, concreto e fictício; em seguida ao Estado Abstrato( teológico, metafísico e científico)  e finalmente ou Cientifico ou Positivo, que subordina o abstrato ao concreto, para predominar a influencia subjetiva, na construção  dos conceitos abstratos, e incorpora as funções fetichistas à ordem concreta.

Impulsionada pela racionalidade positiva, A Síntese Subjetiva, isto é, o Positivismo, combina finalmente os três atributos intelectuais da Humanidade : A Poesia, A Filosofia e a Ciência. Desta forma  o Mestre dos Mestre pode construir o Dogma de uma Doutrina Universal, com o conhecimento sucessivo das Divindades Positivas: O Gran Meio, o Céu, o Fluido, o Gran Fetiche, a Vegetalidade e a Animalidade, e finalmente o Gran Ser ( Família, Pátria e Humanidade)

  Assim, a Escala das Concepções corresponde às das Ações, nas atividades bancárias, comerciais, de serviços, fabris, mineração, agrícola, políticas e educativas; e a Escala das Idealizações, na mímica, na arquitetura, na musica, na escultura, na pintura, no canto e na poesia.

Se a Escala das Concepções serve de base ao Dogma da Doutrina Positivista, estas estão ligadas pelas ações ao Regime Sociocrático; e pelas idealizações ao Culto Sociolátrico.(Venerar os Grandes Vultos Humanos Cientistas, Santos, e etc) – Vide calendário Positivista)

Inspirados pelo Culto Concreto das Divindades Positivas, todos os Seres Humanos deveriam recorrem às Escalas das Idealizações e das Concepções e se unirem em Ações, à serviço do Gran Ser; sei que estamos longe disto, mas podemos planejar e perseguir, para um dia  alcançar tal objetivo.

Não devemos discutir, e nem  cabe dúvida, que os Discípulos da Humanidade, devem recorrer às Escalas do Dogma e do Culto, enquanto as exigências do Regime justificam que a Mulher, o Sacerdote, o Patriciado e o Proletariado especializem suas atividades nos ramos da Educação, da Política e da Indústria, respectivamente.

            Sintetizando nas Divindades Positivas, o Destino da Educação consiste em preparar os seres humanos para ama-las e conhece-las, com o objetivo de incorporá-las cada vez mais ao serviço do Gran Ser.

            Nós sabemos que é evidente, que para cumprir este destino Universal  da Educação, será indispensável desenvolver as condições físicas, intelectuais e morais da natureza humana, para permitir-lhe subordinar o egoísmo ao Altruísmo; a razão individual à fé social  e a vida corporal à existência cerebral.

A Educação, com referência a Vida Pessoal tem por destino incorporar cada vez mais a “alma “ humana às Divindades Positivas, e especialmente ao Gran Ser: Família , Pátria e Humanidade. ( Alma para o Positivismo, são as 18 Funções do Cérebro – Teoria Cerebral – Moral Teórica)

A medida que transcorre a vida objetiva, se aperfeiçoam , as condições de união, de unidade e da continuidade morais, estendendo cada vez mais o apego, a veneração e bondade, e abrangendo de forma crescente os programas da Industria, da Política e da Educação; e as construções da Ciência, da Filosofia e da Poesia.

Por isso os seres humanos, conduzidos desde a infância até a velhice tem que se aperfeiçoar  sem cessar, para que as Mulheres, cumpram cada vez melhor o seu destino, de representante doméstico do Gran Ser; em seu passado, no seu futuro e no seu presente, e podem ser concebidos  como os Anjos da Guarda, dos homens, em sua ação  de funcionários sociais, dignos de incorporar-se à Pátria; e de personalidades morais dignas de  incorporar-se à Humanidade.

Obter a expansão crescente e total  do Altruísmo e a contínua compressão do egoísmo, é o destino diário da Educação Pessoal.

A Educação com referencia a Vida Doméstica, destina-se  há desenvolver o Altruísmo nos laços de Família e eliminar o egoísmo que os acompanha.

Dominada pela Moral Privada, a Moral Pública exige que a Educação comprima os egotismos  Pessoais e Domésticos, e que toda cooperação social seja inspirada pelo Altruísmo de Veneração ao Passado, de Apego ao Presente e de Bondade para com o Futuro. 

Instituída a Educação como a Arte  Prática Suprema da existência Humana, ela aperfeiçoa a conduta dos indivíduos como funcionários sociais e como personalidades morais, assegurando o cumprimento dos Deveres, bem como a prática das Virtudes ; e consolidando a Felicidade, dos seres que aspiram à Viver para Outrem.

A cada uma das etapas da vida devemos registrar um objetivo especial no aperfeiçoamento físico, intelectual e moral da natureza humana.

As mortes prematuras ou acidentes permitem apreciar o Mérito Pessoal, pelo grau de aproximação do destino registrado a cada etapa da vida; que se imortaliza, incorporando-se à Família, à Pátria e à Humanidade.

Felizmente tenho que me estender mais um pouco, para deixar registrado, o cerne das minhas boas intenções; pois depois de termos visto os Destinos da Educação, há necessidade de sabermos os Meios que serão utilizados, para definirmos a posteriori os Programas Educativos, para o Bem da Humanidade e logicamente do nosso Brasil; papel que deveria estar sendo realizado pela UNESCO.

OS MEIOS, que dispõem o Gran Ser : Família, Pátria e Humanidade, visando aperfeiçoar a Natureza Humana; considerados em seu conjunto, podem ser classificados em Físicos, Intelectuais e Morais,

Um princípio Geral referente a todos estes meios de Ação Educativa, consiste em sempre subordinar o Progresso à Ordem da evolução corporal  e cerebral do organismo, sem antecipar nem retardar seu emprego, por  motivos de vaidade individual ou por motivos de abandono ou negligencia social.

Os Meios de aperfeiçoamento Físico se referem à ordem exterior e à Ordem Interior, seja modificando as condições do ambiente em que vive, ou seja adaptando o organismo às condições modificáveis.

Tais ações sobre o meio Físico, são exercidas pela Família, pela Pátria e pela Humanidade, segundo as exigências da Vida Privada, da Vida Cívica e da Vida Universal, respectivamente.

Iniciada pela Família, a ação sobre o meio físico se refere especialmente ao alimento, ao vestuário e ao domicílio.

Verdadeira e decisiva ação exerce a Pátria sobre o meio físico da existência humana ao aperfeiçoar  os sistemas mecânicos  da movimentação e do trabalho.

Por sua vez, toda a Humanidade concorre ao majoramento das comunicações terrestres, marítimas, aéreas, radiofônica, impressa e eletrônicas  entre os povos.

Os meio físicos que atuam  sobre o mundo exterior da existência humana, se ligam aos que atuam sobre o próprio organismo, para adaptá-lo às condições modificáveis  do exterior  e desenvolver as atitudes orgânicas  do serviço social.

São fundamentais a este respeito. A higiene doméstica da respiração e da alimentação; e a higiene das sensações e dos movimentos, que aperfeiçoa os laços passivos e ativos do organismo com o meio exterior.

Esta higiene se desenvolve principalmente na Família, que estabelece os hábitos da vida doméstica.

 Consideradas no seu conjunto, a vida doméstica em família e a vida universal na Humanidade podem adquirir um caráter geral, para todos os seres humanos, sem outra diferença, que a relativa ao destino sentimental e moral da Mulher, e intelectual e ativo do homem.

Todos os hábitos domésticos e os costumes humanos podem fazer-se universais e chegar a ser permanentes, quando atingirem a sua perfeição estrema.

Um caráter oposto tem as virtudes cívicas, que são especiais nas funções públicas, contínuas ou eventuais, que se cumpre no serviço da Pátria.

Submeter o egoísmo individual ao Altruísmo na execução de diversos trabalhos, permanentes ou acidentais, que solicita o serviço social, é o que constitui as virtudes, como o esforço sobre si mesmo em favor dos demais.

Melhorar os hábitos domésticos, as virtudes cívicas e os costumes universais, é o objetivo que se alcança, com os meios da higiene pessoal na Família, da disciplina  social na Pátria e da harmonia universal na Humanidade; habilitando os indivíduos, para cumprir os seus deveres, e submeter-se as condições físicas, intelectuais e morais em que se vive.

Opera-se assim uma dupla reação entre o organismo e o meio, segundo os seus próprios melhoramentos, favorecendo-os  reciprocamente.

A respeito dos meios físicos, convém reconhecer a importância de subordinar  os que atuam sobre o meio exterior, aos que atuam  sobre o organismo, assegurando a estabilidade deste, em meio das modificações  eventuais daquele.

Assim se garante, em seu grau máximo, a estabilidade da existência e da felicidade humana.


As Leis da Vida animal; do exercício, do hábito e do aperfeiçoamento, concorrem na Educação do organismo, O exercício desenvolve a faculdades sensitivas e ativas  do corpo, e sobre tudo, as faculdades intelectuais e práticas do cérebro.

Semelhante desenvolvimento seria  ineficaz, se a lei do hábito não assegurasse  a fixidez  das reações cerebrais e corporais, perante o caráter periódico das influencias  do mundo exterior.

Mas a lei do hábito é além disso, a base da imitação, e portanto da influencia educativa do exemplo.

Reforçadas pelo hábito, as reações do organismo podem submeter-se à Lei do aperfeiçoamento,  na intensidade e na coordenação das faculdades  corporais e cerebrais.

Obtemos assim o melhoramento contínuo dos hábitos domésticos e dos costumes universais.

Preparadas as virtudes cívicas pelas influencias objetivas dos hábitos domésticos e pela influencias  subjetivas dos costumes universais, se obtém o hábito e o aperfeiçoamento destas virtudes.

As influencias  Educativas do exercício, o hábito e do aperfeiçoamento, sobre o indivíduo, se agregam as influencias das lei vital da hereditariedade, sobre a espécie.

Graças a esta lei, as generalidade se faz cada vez mais educáveis, e portanto, cada vez mais susceptível de melhorar-se ou de perverter-se .

Ao se garantir a continuidade do progresso da espécie humana, concorre a 10a Lei da Filosofia Primeira, que estabelece a persistência natural de todo sistema, às perturbações exteriores. Vamos ao enunciado : Lei da Persistência - Todo estado estático ou dinâmico, tende a persistir espontaneamente, sem nenhuma alteração, resistindo as perturbações exteriores (Generalização universal do principio de  Johannes Kepler)

            Tal persistência é auxiliada pelo princípio moral de subordinar  o Progresso  à Ordem, de modo que se concilie a conservação, com o aperfeiçoamento, sem perturbar a união, a unidade e sobre tudo a continuidade no melhoramento dos hábitos domésticos, das virtudes  cívicas e dos costumes universais.

A respeito dos meios morais de que dispõe a Educação, uns se referem a submissão e outros ao sentimento.

Impor a submissão é o meio fundamental para obter o aperfeiçoamento da natureza humana, que é o objetivo principal da Educação.

Uma vez obtida a submissão , facilita o emprego dos meios próprios dos Sentimentos, por Apego, por Veneração e por Bondade.

Não há dúvida que a submissão pode ser obtida pelos meios egoístas do temor, do castigo ou do interesse por prêmios; mas são preferíveis os meios Altruístas, que determinam  a submissão  pelo desejo de admirar ou o impulso espontâneo  de obedecer.

            Fomentando o cultivo do Altruísmo pode-se substituir  a disciplina egoísta, pela Altruísta e incrementar-se as influencias dos meios morais dos sentimentos de Apego, de Veneração e de Bondade.

            Obedecer e submeter-se voluntariamente é  o sinal  de uma Educação Moral, que foi coroada de êxito.

            Os meios morais sucedem os meios intelectuais, por idealização dos hábitos, das Virtudes e dos costumes; pelos conceitos dos deveres domésticos, civis e universais; e pelo consenso que emana da própria consciência e da própria autoridade espiritual.

            Todos estes meios intelectuais se referem  a formação da existência subjetiva, própria da natureza humana, e sua aplicação supõe que se tem desenvolvido imediatamente  as condições físicas e morais da vida objetiva.

            Manifestam  respectivamente estes meios intelectuais, as influencias da Poesia, da Filosofia e da Ciência, na educação da natureza Humana; idealizando os exemplos, concebendo os deveres e determinando a ação da consciência e da opinião.

            Observado em seu conjunto, os Meios Educativos, se referem à Doutrina, desde  logo ao Culto; em seguida ao Regime  e finalmente ao Dogma, posto que primeiramente se cultivam os sentimentos, se regulamentam os hábitos, as virtudes e os costumes; e finalmente se forma a consciência pessoal e social.

Não seria possível formar a consciência e estabelecer  portanto, a dignidade da pessoa e do funcionário social ou público, se não se tivera previamente cultivado o Altruísmo, por meio de um Culto, regulamentando os hábitos domésticos, as virtudes cívicas e os costumes universais, por meio do Regime’.

Igualmente seria impossível constituir  a autoridade espiritual –Sacerdotal . que governa a Opinião Pública; e que é a fonte do juízo e de conselho; sem o Dogma, pois não haveria previamente estabelecido a unidade, nos conceitos humanos.

Para a Educação, concorrem assim todos os meios do Culto, do dogma e do Regimen da Doutrina Positiva ou Doutrina Universal.

Por isso Cel. Salgueiro, uma vez estabelecido o Destino da Educação, e examinados os Meios físicos , Morais e Intelectuais de que se dispõe para atuar sobre as condições corporais e cerebrais, da natureza humana, é possível se determinar  um Sistema educativo, que utilize esses  Meios para obter os resultado que se deseja.

Modificar a intensidade dos Meios Educativos, com relação à natureza dos educandos, é a Arte que os representantes do Gran Ser, como as Mães, as Esposas, as Filhas e as Irmãs.

Assim a Moral Prática tem por finalidade  estabelecer  as formas gerais da Arte de Educar; baseando-se na Moral Teórica, e aproximando-se da ordem concreta pela consideração  especial as diversas  fases  da vida  da Mulher e do homem.

Não só o mundo objetivo como também o mundo subjetivo, em que vive a natureza humana, influi no desenvolvimento regular da Educação. Impera sempre nessa influencia a existência  subjetiva do Passado e do Futuro do Gran Ser.

Todas as Divindades Positivas concorrem  para a Educação Humana, pela sua dupla influencia objetiva e subjetiva, que dominam as condições físicas, morais e intelectuais da existência humana.

O Gran Ser: Família, Pátria e Humanidade,  corresponde a influencia máxima no desenvolvimento e no aperfeiçoamento da Educação.

Após este trabalho de três dias, que me dedico ao CEP, para poder resumir a grandeza científica dos atributos simultâneos ; reais, úteis, certos, precisos, orgânicas, relativos e sociais, da Ciência Moral ; abordando a Moral Prática, em nível introdutório, vou lhe pedir  mais um pouco de atenção, da mesma forma que me solicitou quando do E-mail a respeito do artigo “ A Criação”; para poder  terminar o raciocínio lógico, e expor  a Sistemática do Programa de Educação Positiva, que não tem nada haver, para atender o Regimen Democrático Capitalista de hoje em dia; mas muito poderá colaborar como parâmetro Moral para as formulações de algum plano de  Política Educacional, visando a melhoria do Bem Estar dos nossos Irmãos Brasileiros; mesmo neste estado de coisas caóticas e maléficas,  de hoje em dia.

O Programa de Educação da Natureza Humana, na concepção positiva ou científica, se inicia, na realidade, quando da concepção do novo Ser, na hora da fecundação, que começa a receber as influencias do Mundo Objetivo e Subjetivo por intermédio da Mãe.

 O Programa da Educação deve abordar este período indireto ou uterino, que termina com o nascimento; depois do qual, o Novo Ser, pode receber de forma direta a influencia dos meios Educativos.

Graduar a Natureza e a Intensidade dos Meios Educativos em relacao as diversas fases da Vida, é o propósito da Moral Prática, que subdivide a existência humana em sete Períodos:

                        A Primeira Infância
                        A Segunda Infância
                        A Adolescência
                        A Juventude
                        A Idade Viril
                        A Idade Madura
                        A Velhice

Para melhor entender os períodos educativos, estou lhe enviando o Catecismo Positivista Resumido – elaborado por Luis Lagarrigue, catecism.doc que fornece uma idéia sucinta  de cada período – No capitalismo democrático, encontramos crianças sendo usadas até com menos de 5 anos em trabalhos pesados. É isto, que desejamos para os nossos netos e bisnetos ?

A proposição positivista, é fazer com que a Moral Prática possa ser condensada em sete  capítulos  relativos a Educação de cada uma destas idades da vida do Homem.

Obter a verdadeira felicidade, é na verdade, o objetivo da Educação Positivista, que incorpora cada vez mais a Natureza Humana ao Gran Ser, e identifica o homem com a Mulher: Mãe, Esposa, Filha e Irmã. ; que por seu intermédio incorpora-se com o Ideal Supremo da Virgem Mãe.

 Virgem Mãe não é a Virgem Santíssima; pois a Virgem Santíssima está no Reino do Céu Teológico, enquanto a Virgem Mãe está na Terra. A Virgem Mãe é uma utopia científica terráquea, que poderá acontecer, quando o homem descobrir um hormônio, que atue no sistema reprodutor feminino, que provoque a partenogênese;  com isto, os seres oriundos da partenogênese humana, serão altamente Altruístas. Biologicamente falando, há condições teóricas para esta auto fecundação, ao se analisar os cromossomas femininos. Até nisto, Augusto Comte previu para a evolução da Natureza Humana. A mente de um filósofo, não é igual a nossa. Previu uma moeda única para a Europa, com a esfinge de Carlos Magno. Hoje temos o EURO.

Espero já ter colaborado, para esta primeira aproximação mais científica entre nós; no entanto, teria condição de prosseguir; mas como tenho que acabar  a redação do Livro sobre a Moral Teórica Positiva, deixo o restante sobre este assunto, para que, em um dia,  se achares por bem, desenvolvermos um plano tático e estratégico para uma Educação de Cunho Moral Positivo, para a felicidade de nossa Pátria.

Sem mais para o momento, e no aguardo de notícias,
Atenciosamente,
Saúde, Respeito e Fraternidade

P. A . Lacaz / Positivista




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