Thursday, August 20, 2015

MAÇONARIA

                                                           Bananal,  5 de Bichat de 210
                                                                                                                      Bananal, 7 de dezembro de 1999

                        À 

                              Loja Maçônica Grande Oriente do Brasil

 Prezado Senhor  Gran Mestr

                                      Desembargador Dr. F. M. Pinto

                        Vivo  aproximadamente à três anos, em Bananal – SP, ao lado de uma Loja Maçônica, que se reuni  de 15 em 15 dias; e por ser vizinho pacífico de muro,  me dou bem com a maioria, e dentre estes, surgiu uma maior simpatia pelo Sr, Egnaldo Mendes Leal ( O Baiano), que costuma trocar algumas idéias, e também  escuta sabiamente, as bases  filosóficas do Positivismo, que adotei como minha Doutrina, a mais de 8 anos.

                        No último encontro que tivemos, no dia 4 de Bichat de 210 (6/12/99), este me convidou, para  apreciar, em sua residência de campo, ao caminho do Sertão da Bocaina, junto à lareira, uma fita de vídeo, sobre a comemoração dos 175 anos da existência da Loja Maçônica Grande Oriente do Brasil, em nossa Pátria.

                        Parabenizo pelo grande conclave realizado, por esta comunidade filantrópica, que mantendo a sua tradição, procurou mostrar  suas intenções, de grande valor  e de elevado espirito Moral, que muito faz falta hoje em dia.

                        Em muitos princípios somos comuns, no entanto em muitos outros somos divergentes, mas nos fluxos das intenções, comungamos com os mesmos objetivos, e com uma resultante saudável.
                       
Exemplo : Os maçons adotam  o sobrenatural e a metafísica, os positivistas o científico, para todas as explicações.

Amamos a Família, a Pátria e a Humanidade; e a Pátria está acima dos interesses da Família, estamos de pleno acordo.

Os Positivistas Vivem às Claras; os Maçons vivem dentro de cada grau, em segredos diferentes. Optam pelo secreto, os positivistas são avessos aos  secretos.

Os Positivistas vivem para outrem, os Maçons também se preocupam com os outros, pela forma de benemerência. Viver para os Outros, não é somente fazer caridade, para os outros.
                       
                        Os Maçons tem por Lema, A Liberdade, A Fraternidade e A Igualdade; os Positivistas apoiam a Liberdade com responsabilidade e a Independência com responsabilidade; estamos de pleno acordo com a Fraternidade, mas complementamos com a Bondade e a Veneração. Concordamos com a Igualdade de Oportunidades – Mas demonstramos que somente pelas desigualdades humanas, é que ocorrem a unidade (Doutrina) e a união (Família) ; e os Positivista demonstram que somente pela Humanidade, ocorre a continuidade de nossa espécie.

                        A Humanidade é o conjunto dos Seres convergentes do passado do futuro e do presente, que concorreram, concorrerão e concorrem, para a melhoria  do Bem Estar Social do Ser Humano, na Terra e no Cosmos. Entende-se por Seres todas as imagens que são percebidas, pelos 8 sentidos, que alimentam de informações nos nossos Cérebros.

Os Positivistas têm por Lema: O Amor por Princípio, a Ordem Base ( Patronal); O Progresso (Proletário) por Fim (Objetivo).  Viver às Claras e Viver para Outrem.

                        Comungamos, pela Abolição da Escravatura, Comungamos pela Proclamação da República Societocrática); vamos comungar de agora para frente por uma melhoria  dos sentimentos  Altruístas dos Brasileiros, em vista de um Patriotismo mais elevado, de uma Família mais  digna; para sermos também um exemplo para as outras Pátrias, que compõe a Humanidade. 

                        Segue no anexo, o artigo sobre, um resumo da Doutrina Positivista http://www.doutrinadahumanidade.com/Palestra%20AMAN%20IV%20[Compatibility%20Mode].pdf , para o vosso conhecimento. Bem como lhe convido para entrar em minha Home-page www.doutrinadahumanidade.com e na da Associação Internacional Positivista, www.multimania.com/clotilde/urls.htm , localizada em Paris, que me consagrou, devido aos meus artigos, como um Religioso* e um Político Positivista, localizado no Brasil.

                        Gostaria de colaborar com o magnifico esforço dos Senhores, enviando artigos de cunho positivista, no que se refere aos Direitos Humanos, que deveriam ser DEVERES com a Humanidade e Deveres Humanos; complementado pela subordinação dos direitos humanos aos Deveres Humanos, e este último, subordinado aos DEVERES com a Humanidade.

                        O Aborto, que somos totalmente contra.

Os Tóxicos – de diversos níveis; que temos sugestões científicas, com base  na Moral e na Sociologia Positivista, para encaminhar soluções pacíficas à estes problemas.

A Educação dos Sentimentos das crianças; A Educação das Mães e dos Pais; que nada tem a haver com a Instrução. Pois somente através desta Educação dos Sentimentos, comprimindo os instintos egoístas e expandindo os instintos altruístas, melhoraremos  a vida social. Vamos pregar a ternura e não somente a pureza dos Santos.

A Educação pela Veneração promove a desigualdade; devido ao Mérito dos grandes vultos; e não pela igualdade, pela imitação dos Santos.

O Positivismo, não é a favor de regimes do tipo: nazismo, fascismo , comunismo, muito menos a democracia. Somos a favor do Socialismo Pacifista – Sociocracia. Não somos a favor do capitalismo, somos a favor do Trabalhismo. Um estado científico de Regime. Pois hoje vivemos em um estado metafísico de Regime.

Aristóteles já informava que a democracia é caótica, como a aristocracia é retrógrada.

“O Capital tem a sua origem no social e sua aplicação também no social “

Na verdade o que é necessário é modificar pouco a pouco o modo de sentir, pensar e agir da espécie Homo sapiens, para que não se petrifique, em Homo economicus, e que por um simples descuido, passemos  à  Animalis homo.

O Positivismo pode ser Utópico, mas jamais quimérico.

Senhor Gran Mestre, Desembargador Dr. F. M. Pinto, espero que  este primeiro contato, tenha sido suficientemente simpático, para prosseguirmos o inicio de  um forte e consolidado entendimento, e aproveito a oportunidade, para já encaminhar alguns dos meus trabalhos, para o vosso conhecimento.


Sem mais para o momento,

Atenciosamente,
     Saúde, Respeito e Fraternidade,
              P. A . Lacaz / Positivista      


Prezados Senhores Generais Comandantes do Exército Brasileiro,

Boa Noite!

Este Email tem por finalidade esclarecer  este ruido que muitas das vezes surge aqui no Brasil.
    PELO QUE EU SEI AUGUSTO COMTE NUNCA FOI MAÇOM. ELE PODE TER IDO A UMA LOJA MAÇÔNICA PARA CONHECER O RITUAL DESTA ORGANIZAÇÃO, ANTES DE COMEÇAR A ESCREVER SEUS LIVROS. COMO REGISTROU ANTOINE BAUMANN - 1904 - NO SEU LIVRO - O PROGRAMA POLÍTICO DO POSITIVISMO - PAGINA 6 - ONDE EXPÕE - "POR MUITO TEMPO AUGUSTO COMTE PASSOU POR UM MALEFÍCIO DE SER DEMOCRATA REVOLUCIONÁRIO OU ATÉ MESMO POR UM MEMBRO DA LOJA MAÇÔNICA. ELE NÃO HAVIA AINDA SOLENEMENTE ANUNCIADO SUA PRETENSÃO DE REORGANIZAR SEM TEOLOGIA E SEM REIS, E SIM PELO CULTO À HUMANIDADE, ESTA SOCIEDADE CAÓTICA EM QUE VIVEMOS ATÉ HOJE. ELE DESCOBRIU (IDEALIZOU) A SOCIOCRACIA. 

http://www.amazon.fr/programme-politique.../dp/B004TSJ0VO

Augusto Comte teve um discípulo - Émile Littré (1801 - 1881) que mais tarde o dispensou por que ele não compreendeu a ideia do Mestre em criar uma DOUTRINA de cunho científico. Este Senhor usou a Casa de Augusto Comte depois de sua morte (1857) para algumas reuniões de sua Loja Maçônica. Ele já não era positivista e o líder positivista em Paris, na época era Pierre Laffitte, que cedeu o espaço. 

Émile Littré quando tomou posse como maçom estavam presentes nesta cerimônia mais de 3.000 pessoas, pois ele escreveu o melhor dicionário-vocabulário da Língua Francesa, o por isso era bem visto.

Cabe aqui uma ressalva: Muitos Maçons são simpáticos ao Positivismo, no entanto desconhecem a obra no original e não cumprem na sua maioria o comportamento Moral Positivista, ditado pela Doutrina Positivista.

Vide o e-mail que redigi em 1999 - para os Maçons, acima

Sem mais para o momento, desejo-lhes

Saúde, com respeito e fraternidade
Paulo Augusto Lacaz
Presidente 
SCCBESME HUMANIDADE



No comments:

Post a Comment