Prez Prezados Amigos,
Veja Vejam primeiramente este artigo contido no link a seguir,
Lei da Evolução Ativa ou
Prática - Esta é a
Segunda Lei Dinâmica do Entendimento,
que regula individual ou coletivamente a evolução da atividade humana. Tal Lei
é enunciada abstratamente do seguinte modo: “A atividade é primeiro
conquistadora, depois defensiva e enfim industrial” . ( Augusto Conte/ David
Hume/ Chales Dunoyer) . O termo Industrial aqui não é chaminé – Fábrica e
sim Trabalho Coletivo
Esta lei, relativa à evolução
da Atividade , semelhante a evolução
intelectual, como pode ser abaixo
visualizada, nas suas três fases, para melhor entendimento e compreensão .
Conquistadora ou
Preparatória, ou Guerreira,Defensiva,Em
Curso,Estado de Alerta,Industrial
ou Cooperativa ou
Pacífica
Egoística Equivoca Altruística
Fictícia Metafísica
Positiva
Primária
Transitória Científica
Em 1822, no
seu “ Planos
de trabalhos científicos para organizar a sociedade” Augusto Comte , já esboça
a distinção entre os estudos
preparatórios e o final, definitivo da
evolução prática. É deste trabalho o seguinte trecho : “ A única maneira de por fim
a esta tempestuosa situação de superar a anarquia, que esgota dia a dia a
sociedade , em uma palavra, de
reduzir a crise a um simples movimento
moral, é determinar as nações
civilizadas a abandonar a direção
crítica, para tomar a direção orgânica , a empregar todos os seus esforços para a formação do novo sistema social , objeto definitivo da
crise , e para o qual tudo o que se
faz até agora é somente preparatório”. Système de Politique Positive, vol. IV, ap.gén
E mais adiante
continua: “ Por outro lado só existem
dois fins de atividades
possíveis para uma sociedade, por mais
numerosa que seja , como para um indivíduo isolado. tais são a ação violenta
sobre o resto da espécie humana, ou a conquista e a ação sobre a natureza , para modificá-la em beneficio do homem ou produção.
Toda sociedade que não seja nitidamente organizada para um ou outro
destes fins , será uma associação bastarda
e sem caráter . O fim militar
era o do outro sistema , o industrial é o do novo” .
A atividade humana manifesta-se
de duas maneiras , conforme das ações musculares, resultem
sinais para exprimir estados
interiores ou movimentos destinados
a provocar modificações
exteriores.
Quando a nossa inteligência é
posta em contato com a realidade exterior para esclarecer nossa Ação, é o aparelho
sensorial que transmite as sensações ,
oriundas dos sentidos , ao interior do
nosso encéfalo , no órgão da contemplação concreta, que por sua vez cria as imagens ; e logo em seguida por meio da contemplado abstrata , geram as Ideias , que influenciadas pela meditação indutiva e dedutiva e
pelos Sentimentos , disciplinados pelo caráter ; geram os pensamentos ; que
por sua vez geram as expressões; mímica , oral e escrita ; este últimos
destinados a exprimir os estados
interiores de nossa alma, dando a conhecer
não somente o plano elaborado para determinada modificação do
mundo ou da própria natureza humana, mas
também os sentimentos que os inspiram. Quando ao contrário, desejamos exercer
diretamente a ação
modificadora do exterior, principalmente
se tratando-se de fenômenos do mundo ,
os movimentos musculares são
dirigidos nesse sentido, sempre
influenciados pelos sentimento e guiados pela inteligência, que esclarece e
assiste permanentemente a Ação, de modo a sistematizá-la tanto quanto possível , isto é, tanto mais , tanto maiores os
esclarecimentos prévios com que
houver contato para a elaboração do plano. Esta ação ou caráter é
composta de três funções prática -
coragem, prudência e perseverança.
Vamos, neste momento, evidenciar a
universalidade da Lei da Evolução Prática, verificando sua presença na Ciência
Sociologia Positiva.
Qualquer evolução passa por
três fases , sendo a segunda de transição
entre a primeira e a
terceira , a atividade é em princípio
Guerreira e Conquistadora, passando
depois a Defensiva , antes de se
tornar inteiramente Pacífica .Deste modo a guerra defensiva é estado transitório da atividade guerreira para a Atividade industrial . Estes três estados correspondem
plenamente aos Estados Mentais da
Humanidade : Fictício ,Metafísico
e Positivo.
A
Guerra só se harmoniza
plenamente com o estado Teológico
, assim como a Indústria exige
o estado Positivo, pacífico. Entre o regime Guerreiro e o Industria , há uma situação instável
, em que a guerra é apenas defensiva
, porque desejamos o
estado Pacífico .
Nesta situação
da atividade , a inteligência
também flutua entre a ficção e a plena
positividade.
Desconhecendo ainda o suficiente
a realidade do Mundo, o homem primitivo
só encontra um gênero
de atividade coletiva : A Guerra ; guerra contra os animais ferozes , guerra contra tribos que disputam igualmente as condições
favoráveis da mesma região do meio cósmico, e finalmente guerra pela
preponderância de uma tribo sobre as outras.
O Passado Histórico
revela , perfeitamente , os três
estados , nas três partes sucessivas em que se divide a História Geral :
História Antiga
História
da Idade Média e
História Moderna
Militar ou
Preparatório
Militar Conquistadora : O homem começou
com a atividade militar conquistadora -
Os Romanos - Antiguidade
Militar
Defensiva:
Carlos Magno , construiu castelos
,para se defender dos
germânicos - Idade Média
Industrial
ou Definitivo
Industrial Pacifista: A sociabilidade surgiu com a
industrialização, com todos os seus problemas , ainda árduos . Idade Moderna
No Ocidente, a antiguidade foi
preenchida pelas guerras de conquista , que terminaram na preponderância do povo
mais apto para assimilar os
outros, manter a Paz e divulgar os resultados
sociais da evolução comum; este o povo foi o romano.
Na Idade Média, manifesta-se claramente
a transformação da guerra de conquista
em pura defesa. Aliás no final da
antiguidade Romana já os grandes Chefes Guerreiros sentiam e prenunciavam o regime final da paz e da
atividade Industrial. As nações conquistadas pelo povo romano formaram o cenário político onde se
desenvolveram, duas culturas preparatórias da civilização Final - O Catolicismo e o Feudalismo .
O Catolicismo cultivou extensivamente os sentimentos relacionados à Pureza; já o Feudalismo desenvolveu o mais alto grau de Ternura
, através dos sentimentos cavalheirosos.
Com efeito, a civilização antiga
formou o cidadão, dando-lhe civismo
e bravura, mas deixou graves
lacunas no que se
refere a Pureza e a Ternura.
A antiguidade instituiu
a escravidão para o serviço
da terra, tendo como consequências , morais e sociais, evitar a
matança dos prisioneiros de guerra, e tirar a mulher
do mais pesado serviço da vida doméstica . A escravidão foi a
regra normal da primitiva
base da Economia Social; hoje trata-se de uma
anomalia monstruosa, que vai sendo gradativamente expurgada, em vista dos
ideais espontâneos de cooperação humana.
A Idade Média transformou a escravatura
em servidão da gleba , e
terminou extinguindo-a lentamente e preparando o regime
industrial moderno, com a
instituição das cidades livres .
No
fim da Idade Média, terminou o
Regime Guerreiro,(a guerra era parte da vida social, a palavra BELLUM , que
definia Guerra hoje etimologicamente evoluiu e expressa BELO) e deixou para os tempos modernos a solução de um problema que tem conturbado a Ordem Social , e que no momento , preocupa as
mais eminentes inteligências, servidas pelos melhores
corações : A Incorporação
do Proletariado à Sociedade .
É o desenlace da evolução, que transformou o Prisioneiro de guerra em Escravo; o Escravo em Servo da Gleba;
Servo da Gleba em Mercenário, e o Mercenário (Hoje) em Trabalhador Livre.
Todos os elementos ativos da sociedade devem colaborar para a sua felicidade Material, organizados tão sistematicamente ,
como fazem hoje para a guerra.
Assim a sociedade
futura, ficará composta de três
elementos :
Elemento Ativo
: Constituído de pelo Proletariado , tendo a frente o
Patriciado;
Elemento
Intelectual : Tendo como guia um sacerdote
emancipado das concepções provisórias do Passado que serviram apenas
para formar o Dogma Positivo .
Elemento Afetivo : Representado pela Mulher
O Regime Final da Humanidade - O Pacífico - para o qual tende irresistivelmente a parte
mais avançada da Sociedade Moderna , já está plenamente caracterizado
e com os seus elementos principais
constituídos. Há entretanto uma fase de transição, na qual serão
transformadas as instituições aptas a subsistir, suprimindo-se outras, por
inúteis ou perturbadoras.
Esta
transição tem sido retardada pelos
elementos de desordem e retrógrados ,
que agem sobre o meio social influindo
para mudar o rumo natural da evolução, ou fazê-la voltar a um dos estados anteriores , ou finalmente
, permanecer no estado atual .
“O
Homem se agita e a Humanidade o conduz”
,visto como a Humanidade é um conjunto que vive
segundo Leis Naturais , que
atuam sobre o Indivíduo. Por isto nessas condições, está sujeita, como qualquer sistema, à Lei de Galileu,
generalizada por Augusto Comte
Ecológica-Informacional: Agora no Século – XX/XXI , iniciamos a era “Ecológica- INFORMACIONAL " , provocando um
novo humanismo, que aglutina pela globalização,
a aceleração para o bem estar social,
tão preconizado por Augusto Comte . É
bom lembrar que antes que o Industrialismo desenfreado houvesse
produzido quaisquer danos Ambientais, o
nosso Mestre já falava no IMPÉRIO
BIOCRÁTICO , é o que chamamos hoje de " Eco-Sistema ".
A Concepção
Religiosa da Terra , hoje
esboçada na Hipótese Gaia, de James Lovelock (1919 - teve origem de forma sistemática
em Augusto Comte ,correspondendo tal concepção a
primeira formulação Ecológica. Cumpre lembrar aqui, que Ernst Heinrich Philipp August Haecke
(1834 – 1919) (criador da palavra Ecologia , leu a Filosofia Positiva de
Augusto Comte e recebeu de Juan
Enrique Lagarrigue - Chileno, uma carta sobre a Doutrina Positivista, onde já havia
uma expressão – BIOCRACIA – Bio = Vida e Cracia = Governo.
Governo da Vida. https://books.google.com.br/books/about/Lettre_%C3%A0_M_Ernest_Haeckel.html?id=MiZmHAAACAAJ&hl=pt-BR
Entende-se por hipótese Gaia, a tentativa moderna,
baseada nas próprias necessidades humanas afetivas, de um retorno ao
Fetichismo, ou de uma tentativa de incorporar o
sentimento fetichista, em relação
à Terra, por intermédio de uma nova
interpretação dos fenômenos que se
passam em nosso Planeta. Considerando o
nosso Planeta dotado de uma vida própria ,semelhante a dos seus
habitantes . É preciso notar que existe uma diferença entre esta concepção e
a concepção religiosa da Terra,
segundo a incorporação do Fetichismo ao
Positivismo. Os Positivistas não
concebem a Terra dotada de inteligência,
do contrário, nós não teríamos como explicar que, um Ser ou melhor um corpo
tão poderoso e inteligente,
criasse e sustentasse tantas
dificuldades, à sobrevivência não só
da Humanidade - Isto tudo começaria a
entrar em choque, com o próprio desenvolvimento da Afetividade - Se nós tivéssemos que conceber
a Inteligência Atual do Nosso Planeta,
haveria naturalmente uma revolta , pois se ela fosse inteligente deveria
nos proteger muito mais do que faz . É preciso pois que a atividade da Terra e os
Sentimentos que nós concebemos, que ela tenha, sejam destituídos atualmente de
inteligência.
Há Necessidade de se analisar a evolução da Ciência Moral Positiva, ou Ciência da Construção ou Psicologia Científica, par dar sustentáculo ao exposto acima.
A Ciência Moral Teórica
Positiva”.
O livro resgata o
conhecimento da Moral Positiva ou Ciência da Construção, presente na formação e
cultura político-social do Brasil nos séculos XIX e XX; essa ciência estuda o
homem individual, sua ligação interior consigo mesmo e sua religação com o Mundo
e à Humanidade, com base na Filosofia Positivista. Hoje o descumprimento das
leis dessa ciência, com ênfase no egoísmo, vem provocando a desestruturação e a
degeneração moral nacional. O resgate desse conhecimento, a fim de sobrepor o
altruísmo ao egoísmo, faz-se necessário para oferecer às pessoas, sobretudo em
sua formação cívica e cidadã, o conhecimento da Ética Positiva como ciência,
que, maximizada pelo sentimento altruísta, gera felicidade e harmonia mental,
como alternativa às morais fetichista, teológica e metafísica.
Espera-se ao atingir os
leitores, ocorra a propagação da colocação em prática das leis morais
positivas, conseguindo a redução dos prejuízos materiais, devido à minimização
das condutas imorais.
Este livro proporciona
conhecimento por uma educação científica para libertar o mundo das quatro
pragas humanas: as guerras, as doenças, a misérias e a corrupção, objetivando a
Ordem e o Progresso Social.
Também alerta a
formação médica em psiquiatria, da existência de ferramentas de análise da psico-patologia
do Ser humano, pela influência do meio social e da instabilidade da
personalidade, objetivando diagnosticar estas doenças psíquicas, de forma a
conhecer as reais causas científicas da desarmonia mental e o conhecimento do
estado emocional da “Alma” (mente) e suas curas, sem a utilização indevida ou
exagerada de fármaco, tornando o psiquiatra muito mais médico-sacerdote do que
é hoje em dia; onde maximiza-se o mascarar do quadro clínico, por excessiva
medicação de drogas, no paciente, distorcendo a sua personalidade e apagando
sua Ternura (expansão do altruísmo), não o curando do distúrbio mental.
Hoje há carência de
formação moral positiva, que considere as máximas “Viver para Outrem” e “Viver
às Claras”, nos processos educacionais, nas relações de trabalho, nas relações
sociais, com reflexos negativos para a sociedade: guerras, competição
predatória, violência, disputa e etc.
A
formação moral deixou de ser ensinada como uma disciplina e hoje restringe-se à
catequese das religiões teocráticas e às tradições familiares, cada vez mais
deficientes pela ausência involuntária do pai e da mãe; assim é que há pouco
desenvolvimento dos sentimentos altruístas. A situação é tal que a palavra
“moral” é vista como sinônimo de “conservadorismo”, de repressão – quando a
moral positiva é exatamente o contrário: promove a evolução da Ordem gerando o
Progresso.
Este livro resgata o
conhecimento da Psicologia Científica. Uma análise científica do psique humano
demonstra que os sentimentos egoístas devem ficar subordinados aos sentimentos
altruístas, para que haja construção; isto é, continuidade, união (harmonia
familiar) e unidade (religiosidade ou doutrina) entre os seres humanos,
ocorrendo, dessa forma, a predominância da sociabilidade sobre a personalidade.
http://www.doutrinadahumanidade.com/livros/ciencia_moral_positiva_r22.pdf
Podemos dividir a EVOLUÇÃO DA MORAL EM:
Teórica
·
Moral Preparatória
ou Conquistadora ou
Guerreira..........................................................EGOÍSTA
Moral
Fictícia Prática
Teórica
·
Moral Transitória ou Em Curso ou Estado de Alerta...............................................“EQUÍVOCA”
Moral Metafísica - Ou da consciência de cada Um. (Egoísta/Altruísmo)
Prática
Teórica
·
Moral Cooperativista ou Pacífica ou
Industrial...............................................ALTRUÍSTICA
Moral Científica ou Prática
Moral Definitiva
Caso venhamos acompanhar
as ações de cada Ser Humano, desde a Infância à Madureza(21 anos) , notam-se diversas formas de comportamento, e aí
entra a
Educação , para moldar as atitudes,
e exercitando primeiramente os bons sentimentos, nutrindo a inteligência , para ações
altruístas; e depois nutrindo de alfabetização.
Até a instrução científica e tecnológica. Na fase transitória em que nos
encontramos será necessário ainda complementar tal educação por meio do aprendizado concreto ,isto é, teatrinho, dos maus exemplos e
comportamentos amorais, que os Seres Humanos , na fase 0-14 anos de idade, poderão se deparar, afim de saber distinguir os Verdadeiros Altruístas, os que estão no caminho do
altruísmo e dos falsos altruístas. Educar, para que aqueles que estão em
treinamento possam também distinguir os Egoístas dos Altruístas.
A criança quando já é capaz de agir
por si mesma , normalmente age
com mais ou menos violência , contra tudo que a contraria; quer satisfeitos
todos seus caprichos
sob pena de chorar, gritar e esbravejar, de destruir as coisas e até bater nas pessoas. Para acalmá-la é necessário ceder com educação, convencendo
ou reprimindo , mostrando as consequências , ou se nada disto der resultado
reprimir com penalidade, estes acessos de cólera. Isto tudo
resulta do desejo de posse não satisfeito.
É um brinquedo que não lhe pertence
e que quer possuir . É um
bombom que deseja
comer e não lhe
deixam. Se não o impedem , apossam-se
deles à força , pensando que
procedem muito bem. Se não os educamos, ele , o garoto ou garota,
opera assim uma posse
forçada; faz uma Conquista
Egoística, com base em uma Moral Individualista
ou Preparatória.
Mais tarde, ao chegar a mocidade
, suas atitudes serão menos agressivas, devido a uma educação recebida , ou
lapidado pela suas atitudes na vida, no entanto guardam ainda violências . Sem querer usufruir exclusivamente pela força
o que é de outrem , como tendem a fazer
as crianças , procura o moço
defender-se do que dele
querem tomar, o que julga ser seu. Assim por exemplo , se os
objetos
que aos falecidos pais
emprestaram lhe reclamam , nega
entregá-los apesar de não serem
seus. Inventa ardis para o fazer
e chega a ameaçar com atos de força
ao reclamante cujo direito por
falta de provas só se baseia em razões
de ordem Moral Transitória ou Equívoca. Essa Atitude é um processo
Militar embora menos enérgico ; não é
mais conquista , não é mais ataque
; é
defesa.
Chegando
ao maior grau de desenvolvimento, reconhece
que sua ação sobre o mundo
deve ser praticada sem
violência para obter o que não possui ou conservar
o que lhe pertence.
A dádiva e a troca, são meios
rudimentares de transmissão,
anteriores à própria conquista ou com ela
concomitantes, tornam-se, em plena Madureza, exclusivamente usados . É a atividade puramente Pacifica, sem emprego da força e da fraude, para adquirir ou conservar ; não há mais luta ativa ou
passiva , ataque ou defesa; há paz , há
trabalho, com base na Moral Positiva
ou Moral Definitiva ou Moral Científica - Cooperação Pacífica Industrial ,
de cunho Altruísta . A Força não se
exerce diretamente ou indiretamente,
sobre as pessoas em favor de outras ,
mas sobre algumas coisas em favor das pessoas. O Homem na Maturidade dá ou troca
pacificamente os bens , sem violência
e sem fraude , ocorrem as parcerias. Isso porem não quer dizer que
anormalmente não haja crianças
pacíficas e adultos belicosos. Mas num e noutro caso , confirma-se a lei,
porque se trata de
exceções, isto é, de anomalias.
É certo também que nos meios civilizados , dada a influência secular
da educação , essas fases são bem pouco diferenciadas nos
indivíduos; de sorte que muito
antes da madureza , ainda na adolescência , o homem já atingiu
o último grau da atividade
prática, salvo os remanescentes das fases anteriores, que aparecem
muitas vezes entre as
manifestações do estado final .