Salpicar de uma Análise
O
Salpicar de uma Análise, de cunho positivista, de alguns termos contidos em um
trabalho de Elevado Mérito Metafísico, realizado por um Militar Brasileiro da
Ativa; que não me autorizou revelar seu nome.
Mas como o assunto pode Instruir uma
maioria, achei por bem propagar os temas tratados por este Senhor, no entanto
respaldado pelo meu enfoque positivo ou científico, para aglutinar, com uma
amalgama mais maleável, o congelamento de nossas diferenças, no melhor
entendimento entre os Homens de Escol de minha Pátria, objetivando o Progresso
e a Ordem, da Nação Brasileira. Este Comandante conseguiu pela Metafísica, a
estratégia do convencimento dos seus subalternos, que ainda estão na sua
maioria, no estado fetichista, teológico e metafísico, tornando impossível
subordiná-los ao seu comando, por argumentos e persuasão, que contenham
puramente, explicações científicas ou positivas, no campo da Moral e da
Sociologia.
A CIÊNCIA MORAL
POSITIVA
(Uma Tese Religiosa)
Ética de Governo –
Ética de Governo, é
respeitar o Bem Público; Rés Pública. Eliminando os Miseráveis e os
Milionários; pois pobres e ricos sempre vão existir.
VEJAMOS ALGUMAS
MÁXIMAS DE AUGUSTO COMTE, PERTINENTES AO
ASSUNTO em CAUSA:
· “ O GOVERNO É
CONSTITUIDO, DO GUIA INTELECTUAL, DA CONSAGRAÇÃO MORAL E DO REGULADOR
SOCIAL ” .
· “ A SOBERANIA DO POVO É UMA MISTIFICAÇÃO OPRESSIVA E A IGUALDADE É UMA IGNÓBIL
MENTIRA ; A DIVISA DOS ANARQUISTAS, É DEUS E O POVO, COMO AS DOS RETRÓGRADOS ERA DEUS E REI; A SOBERANIA DO POVO É
UMA REVOLTA DOS VIVOS CONTRA OS MORTOS, POIS É NOTÓRIO, QUE CADA VEZ
MAIS OS MORTOS NECESSARIAMENTE COMANDAM OS VIVOS. OS MORTOS IMORTAIS”
· O TERMO “DEMOCRACIA” DEVE SER
ELIMINADO, COMO VAGO, IMPRÓPRIO E SUBVERSIVO.
· A AUTORIDADE DERIVA DO
CONCURSO, E NÃO O CONCURSO DA AUTORIDADE.
· TODA AUTORIDADE SACERDOTAL DEVE
REPOUSAR, SOBRE UMA CONFIANÇA E UMA APROVAÇÃO LIVRES E PERFEITAS,
ESPONTANEMENTE HARMÔNICA, À SUPERIORIDADE INTELECTUAL E MORAL
· TODO PODER É DISPOSTO AO
ABUSO; A SEPARAÇÃO NORMAL DOS DOIS PODERES PERTENCE UNICAMENTE AO REGIMEN FINAL;
· É IMPORTANTE QUE
O PODER PUBLICO POSSUA
UMA CULTURA INTELECTUAL SOBRE O PASSADO E O FUTURO;
· A SEPARAÇÃO NORMAL
DOS DOIS PODERES PERTENCE
UNICAMENTE AO REGIME FINAL
· PODER SACERDOTAL SE
CARACTERIZA PELA GENERALIDADE , E O PODER TEMPORAL PELA ESPECIALIDADE.
· EXISTE UMA
INCOMPATIBILIDADE RADICAL DA SEPARAÇÃO DOS DOIS PODERES, COM O PRINCIPIO
TEOLÓGICO.
· O MELHOR DOS DOIS
MODOS PRÓPRIOS À CONFUSÃO PRIMITIVA DOS DOIS PODERES HUMANOS, CONSISTE NA
PREPONDERÂNCIA TOTAL DO PODER TEMPORAL.
· O
PODER ESPIRITUAL TEM
COMO TRÍPLICE FUNÇÃO SOCIAL: ACONSELHAR,
CONSAGRAR E REGULAR.
· O POSITIVISMO RECOMENDA SEMPRE A CONCENTRAÇÃO DO PODER, E MESMO DA RIQUEZA, COMO INDISPENSÁVEIS AO SEU DESTINO SOCIAL.
· O
PODER PERTENCE NÃO A TITULO DE DIREITO,
MAS COMO FUNÇÃO OU DEVER. LEI :
· É INCONSEQÜENTE
CONSIDERAR O MOVIMENTO CIENTÍFICO COMO SUJEITO A LEIS POSITIVAS ou
CIENTÍFICAS, E O MOVIMENTO POLÍTICO COMO ARBITRÁRIO
· NÓS SOMENTE
DEVEMOS PROCURAR CONHECER AS LEIS DOS FENÔMENOS SUSCETÍVEIS DE
EXERCER SOBRE A HUMANIDADE UMA INFLUÊNCIA QUALQUER.
· NOSSOS VERDADEIROS
CONHECIMENTOS CONSISTEM SOMENTE EM FATOS E EM LEIS, ISTO É, SEMPRE EM
FENÔMENOS.
· LEI NATURAL
CONSISTE EM MANTER A CONSTÂNCIA NA VARIEDADE.
· A MAIOR LEI DA NATUREZA,
SUBORDINA A ORDEM SOCIAL A ORDEM VITAL, E ESTA, A ORDEM MATERIAL.
· AS LEIS REAIS E OS FATOS
GERAIS, SÃO SOMENTE HIPÓTESES BEM CONFIRMADAS PELA OBSERVAÇÃO.
· A CAUSA É DESTINADA A
PREPARAR A LEI.
· A SÍNTESE UNIVERSAL
SOMENTE PODE SURGIR DO REGIME DAS LEIS.
· EXISTEM TRÊS LEIS DE EVOLUÇÃO,
PRÓPRIAS AOS TRÊS ELEMENTOS HUMANOS, A SENTIMENTAL, A ESPECULAÇÃO
E A AÇÃO.
· A CIÊNCIA CONSISTE REALMENTE NAS LEIS DOS FENÔMENOS.
· TANTO AS LEIS DA HARMONIA,
QUANTO AS LEIS DA
SUCESSÃO, CONDUZEM À PREVISÃO ( LEIS QUE FAZEM
PARTE DA FILOSOFIA PRIMEIRA )
· AS OPINIÕES NÃO
DEMONSTRÁVEIS E AS LEIS QUE NÃO FORAM DISCUTIDAS SE
APOIAM MUTUAMENTE .
O maior Patrimônio de um País ou Pátria, é
sua Nação; isto é, seus Governantes e sua Constituição; desde que
visem o Bem Moral Positivo, Intelectual Científico e Social Pacífico, do seu
Povo. Ela, se for definida pela unidade de Governo, isto é, confundi-la somente
com o Estado, que existe para Ela, sendo seu, digamos,
bem coletivo, como uma autoridade social, acima da qual não há nenhuma outra; em uma concepção, em
que a autoridade governamental ao constituir-se o único laço da Nação, vai
promover uma autoridade muito frágil; pois sua sociedade não é limitada a
Nação; devido a solidariedade econômica, intelectual e moral que ultrapassa as
fronteiras; visto que, a colaboração estende-se a quase todo o gênero humano.
Na Societocracia, Regime intermediário entre a Democracia que é
metafísica e a Sociocracia plenamente científica ou positiva, que possui uma
Constituição Societocrática Republicana, Federativa, Municipalista,
Presidencialista e Industrial; e com os Governantes educados por uma Moral
Positiva, Industrial Científica e Social Altruísta, com elevada responsabilidade;
baseada em uma Pronunciadura Republicana – que comunga
com a separação do Governo Temporal, do Governo Espiritual; as Assembléias
Políticas - eleitas pelo Povo, essas últimas, à legislar com certas restrições,
e com plena função de fiscalizar o Executivo – que além de comandar,
também legisla certos tipos de lei, para sua agilização, dos seus planos
orçamentários; com plena liberdade de Imprensa; utilizando de forma
democrática, a eleição dos representantes no Congresso Nacional(*) e de forma
Sociocrática, consolidada, por “ ad referendum ” dos
primeiros e segundos escalões; a Eleição dos representantes do Judiciário, do
Ministério Público, dos Comandantes Em-Chefes do Exército, da Marinha e da
Aeronáutica; do Executivo e dos Representantes dos Ministérios, bem como dos
Sindicatos Patronais e Proletariados, por seguimento Industrial, segundo pode
ser visto em detalhe, no site que compõem a Câmara de Orçamento e
Gerenciamento - http://palacazgrandesartigos.blogspot.com/2018/02/descricao-da-camara-federal-de.html
, tendo como Gerenciador Principal, o Presidente da República, eleito
Societocraticamente, através dos que possuem direito a voto, nesta Câmara de
Orçamento e Gerenciamento, segundo a Constituição Societocrática. Para fazerem
partes tanto do Executivo, como do Judiciário, dos Ministérios e do próprio
Congresso Nacional, os candidatos têm necessidade de cursarem, um ano, da
Escola Superior de Estadistas – ESE – Curso Via Internet; e os
Militares na ESG - Escola Superior de Guerra, o mesmo período.
Os três Ministros Militares que participam da Câmara de Orçamento e
Gerenciamento são assessorados pela ESG. (*) { Composição
percentual, do Congresso Nacional = Proletários 25%; Patronais 25%;
Intelectuais 25%; Membros de Partidos Políticos 15% - eleitos diretamente pelo
Povo; Membros das Forças Armadas 10%; Outros percentuais a serem cumpridos = (
30% de Mulheres – 75% acima de 55 anos – 90% casados ou
viúvos – 30% de Pobres e 5% de analfabeto com mais de 70 anos } e A População
do Congresso Brasileiro - Máximo 500 pessoas} – Todos com Saúde orgânica e
psíquica; e educação no relacionamento, isto é, de entendimento sem
agressividade.
Na Societocracia
(Sociocracia), a delegação de autoridade e poder, com elevada
Responsabilidade Moral Positiva, como por exemplo: no caso da Presidência da
República, é indicada ou ditada ou pronunciada, pelo próprio Presidente – como
Pronunciador Republicano, indicando seu sucessor, ao Congresso Nacional e ao
Judiciário – STF; caso seja aprovado, com 85% de ad-referendum; o candidato é
então posto em votação, nos dois escalões da Câmara de Orçamento e
Gerenciamento, onde por ad-referendum de 85% atingido, finalmente o indicado é
eleito, para ser o novo Presidente da Pronunciadura Republicana. Caso, o
candidato escolhido pelo seu chefe, não seja aprovado, ele indica
outro. A sistematização desta operação, não cabe agora entrar em detalhes. O período
de permanecia no cargo depende da conduta deste Presidente, em manter sempre
constante o Progresso e a Ordem, para o Bem Republicano – Rés - Pública; até
atingir a idade de 70 anos, com saúde, física e psíquica; bem como fazer
cumprir a Constituição Societocrática, de elevado conteúdo Moral Positivo,
maximizada em DEVERES e minimizada em Direitos. Um deslize Imora, pode
conduzi-lo a perda do cargo – é julgado primeiramente pela conduta
Moral.
O
positivismo entende como:
Soberania, uma prerrogativa do Estado, no sentido de um
Direito Supremo, que lhe assiste de governar, para fazer cumprir os
DEVERES da comunidade política, sem dependência de qualquer
outra autoridade, da mesma ordem. Assim a Soberania tem uma
dimensão – Interna e Externa
· Interna : A Soberania
Interna, exclui do plano civil, a interferência de qualquer outro poder (Exemplo: econômico); Ela constitui a
última instância, em tudo que diz respeito ao Bem Comum Temporal – Rés Pública. Poder
Republicano
· Externa : A Soberania
Externa, exclui a interferência de outros Estados ou Nações, em suas decisões,
que possam alterar seus Interesses Nacionais.
Assim sendo, a Soberania está relacionada ao Estado e não com o Povo
- “ A SOBERANIA DO POVO É UMA MISTIFICAÇÃO OPRESSIVA, E A IGUALDADE É UMA IGNÓBIL
MENTIRA ; A DIVISA DOS ANARQUISTAS, É DEUS E O POVO, COMO AS DOS RETRÓGRADOS ERA DEUS E REI; A SOBERANIA DO POVO É UMA REVOLTA DOS VIVOS CONTRA OS MORTOS, POIS É
NOTÓRIO, QUE CADA VEZ MAIS OS MORTOS (IMORTAIS) NECESSARIAMENTE COMANDAM OS
VIVOS”. AUGUSTO COMTE.
Podemos conceber dois tipos de Autoridade:
· A Autoridade – pelas
Leis Jurídicas e pelas Normas Militares
Esta autoridade é aquela, de que se acha investida uma pessoa, por um
processo legítimo de designação(eleições livres e representativas; nomeação por
uma autoridade legítima, já constituída) Assim são providos os cargos públicos
civis, militares e privados. Aqui se comanda, mandando cumprir a
ordem, segundo as leis dos DEVERES e do Direito, pela Constituição e demais
Códigos ; bem como as Norma Militares.
· A Autoridade –
pela Moral Positiva, deriva do concurso; isto é, da
cooperação ou do entendimento, que tem sua origem, em debate ou discussão;
estes por suas vezes, provocados no ceio da União Familiar e/ou no
ceio da Unidade de uma Religião ou Doutrina. Esta autoridade provém de um
conjunto de qualidades Morais Positivas, de uma determinada pessoa, pelas quais
ela se destaca do grupo, que aceita espontaneamente a sua liderança. Este
conjunto de qualidades morais, vai depender do seu Mérito (Capacidade,
Competência, Situação e Altruísmo) associado a sua honestidade de princípios,
por uma Causa de Bem Social Público. Isto é, a autoridade comanda por
persuasão, por conhecimento. Liderança Militares de elevada formação Moral;
Lideres dos Partidos Políticos que desejam o Bem Público; Autoridade esta que
será plenamente Apoiada pela Opinião Pública.
O Poder tem quatro significados fundamentais distintos:
1) É a Capacidade Natural de Agir . Um Líder tem o poder de eletrizar as
massas.
2) É a de Faculdade Moral de cumprir as Leis dos DEVERES e/ou a
Faculdade Pessoal para exigir as Leis dos Direitos, quando desejar executar
alguma Ação. Mas sempre deveria estar sempre procurando subordinar os Direitos
aos Deveres . Exemplo: O Presidente no sistema Presidencialista, tem o poder de
vetar uma lei. Podendo ocorrer a confusão entre o poder como DEVER e o poder
como Direito; com o poder como força – ocorrendo o Abuso do Poder. Tal
distorção é o grande risco do poder totalitário tirânico, onde o poder político
é exercido sem nenhum controle da Opinião Pública. A Pronunciadura
Republicana, não é tirânica e nem totalitária – é Responsável e Liberal. Tem a
Imprensa Livre, com Responsabilidade
3) É a designação concreta da autoridade dos Órgãos que exercem o poder:
O Governo = Poder Judiciário; Poder Legislativo; Poder Executivo; e no Regime
Societocrático, temos a Câmara de Orçamento e Gerenciamento e o Conselho
Nacional de Justiça.
4) O Poder Econômico. É a capacidade de interferir, não só no plano
econômico, mas também nos planos políticos e sociais, conferida as
pessoas ou grupos pela posição de predomínio, que detêm na atividade produtiva.
O poder econômico tem a capacidade de falsear toda a atividade econômica,
submetendo-a as seus interesses privados. Tem a capacidade de falsear a
capacidade política pela corrupção das autoridades ou pelas sanções com que as
podem ameaçar. O Poder econômico pode controlar a vida social e
cultural, pelos domínios do meio de comunicação e de propaganda e das Associações
de Classe. O poder econômico pode resultar da apropriação, por meio lícito ou
ilícito, de uma parcela excessiva de Bens de Capital – Moral, Intelectual e
Prático. Quem pode sempre deseja, devido a propaganda do consumismo, querer
mais; por isso o Estado, responsável pelo bem comum, tem o DEVER e o
Direito de reduzir o poder econômico à condição de instrumento deste mesmo bem.
E Ele pode fazê-lo por meio de processos definitivos, quando assim for
necessário, mediante a encampação, a nacionalização ou a estatização, sejam por
processos menos radicais, porém às vezes mais eficazes, Como: o apoio as
associações de classe, conferindo-lhes maior poder de barganha; o incremento da
educação e da cultura, que confere ao povo maior poder crítico e reivindicatório
de seus direitos; a legislação tributária e creditícia, que enquadra
o poder econômico dentro das exigências dos interesses nacionais. Para
isto ocorrer, é necessário que o Governo tome tais medidas, para que ele mesmo,
não esteja dominado pelo poder econômico. Assim, só existe um processo seguro
para vencer esta dificuldade; é a Educação Positiva do proletariado e dos
funcionários públicos, para o exercício responsável dos seus DEVERES e Direitos
Sociais e Morais (Individuais, Domésticos, Cívicos, Ocidentais, Orientais e
Planetários), conhecidos hoje como Cidadania. Com uma Imprensa Livre e
Responsável, visando o Bem Público; bem como, uma Educação que
ensine, que o medo da desonra, seja maior que o medo da morte;
acompanhado de um código penal que penalize, o criminoso, e as
gerações dos seus descendentes, responsáveis por estes tipos de crime.
No
Regime Democrático Capitalista, onde impera o caos, devido ao clima reinante de
uma Ordem Retrógrada e um Progresso Anárquico; onde são levados com
facilidade ao poder, o Ignorante e o Pobre – todos dois maléficos ao Comando,
para o Bem Social; por onde o Povo de uma Nação, delega Autoridade, Poder e
Soberania a Governos; que assim se transformam em segmentos da vida do
Estado, que se sucedem, aos trancos e barrancos, ou a
solavancos. Por isso, nesta “anarquia” metafísica, a Autoridade, o Poder e a
Soberania, realmente, não pertencem, portanto, aos governantes, delegados da Nação. Já dizia Augusto
Comte:
“O TERMO “DEMOCRACIA” DEVE SER
ELIMINADO, COMO VAGO, IMPRÓPRIO E SUBVERSIVO”.
No Regime
Societocrático Trabalhista, onde impera a lógica científica, de um Progresso que
é atingido pelo Desenvolvimento da Ordem; desde que este Progresso,
esteja subordinado à Ordem; e onde também para que ocorra a Ordem, tem que
haver Progresso; e por isso, para haver Progresso, também tem que haver Ordem.
Entende-se aqui, por Ordem, a Classe Patronal Industrial; e o Progresso, a
Classe Proletária Industrial.
“
O AMOR POR
PRINCÍPIO, A ORDEM POR BASE; E O PROGRESSO POR FIM”
(Objetivo)
“ O
AMOR PROCURA A ORDEM E CONDUZ AO PROGRESSO; A
ORDEM CONSOLIDA O AMOR E DIRIGE O PROGRESSO; ENFIM, O
PROGRESSO DESENVOLVE A ORDEM À RETORNAR AO
AMOR” .
“ A
ORDEM ELEMENTAR DE QUALQUER
SOCIEDADE REPOUSA NA FORÇA MATERIAL.”
“ A
ORDEM POLÍTICA É FUNDADA PELA
COOPERAÇÃO, E A ORDEM PURAMENTE DOMÉSTICA PELA
SIMPATIA.”
“É PRECISO
MANTER DIGNAMENTE A ORDEM MATERIAL EM MEIO A DESORDEM
INTELECTUAL E MORAL.”
“A ORDEM SOMENTE PODE SER COMPLETA SOB
O REGIMEN SOCIOCRÁTICO.”
“ DO PONTO DE VISTA SOCIAL , RECONHECEMOS QUE
SOMENTE EXISTE DOIS PARTIDOS: O DA ORDEM E O
DA DESORDEM”
“ O POSITIVISMO É O ÚNICO DEFENSOR SISTEMÁTICO
DA ORDEM, DA FAMÍLIA E DA PROPRIEDADE.”
“ A ORDEM CONTINUARÁ RETRÓGRADA, ENQUANTO
QUE O PROGRESSO CONTINUARÁ ANÁRQUICO”
“ O PROGRESSO MENTAL
DIRIGE TODOS OS OUTROS.
O
AVANÇO FILOSÓFICO DEPENDEU SEMPRE DO PROGRESSO CIENTIFICO.
A VERDADEIRA
CONCEPÇÃO DE PROGRESSO, É A TODOS COM RESPEITO , MUITO
MAIS RECENTE E MAIS IMPERFEITA DO
QUE A DA ORDEM.
O PROGRESSO É UMA PROGRESSÃO
CONTINUA NA DIREÇÃO DE
UM ALVO DETERMINADO” .
Por isso, no Regime Societocrático - Trabalhista, que é
Presidencialista; mas onde o Presidente tem o Poder com excesso de
Responsabilidade Social e Moral Positiva, regido por uma Constituição, não
Democrática e sim Societocrática, onde imperam os DEVERES que subordinam os
Direitos; cujas Análises estão subordinadas às Sínteses; onde o Progresso está
subordinado à Ordem; onde o egoísmo está subordinado ao Altruísmo; a ética de governo se
estriba, de forma diferente da conturbada Democracia – Capitalista, de onde
surge realmente o Estadista, com noção de seus DEVERES, e dos DEVERES
dos Governados; que foram criados por um Plano de Educação, para o Bem Social,
com base na Ciência Moral Positiva ou Ciência da Construção ou Psicologia
Científica; onde estão registrados as Leis Morais Naturais, que
com certeza regem as relações psicossomáticas do comportamento Individual,
Familiar e finalmente com os Governantes- Governados, o Povo e Vice-versa,
pelas Leis Sociológicas Naturais, da Ciência Sociologia Positiva; com o sustentáculo
das Leis Naturais da Biologia, acrescidas das ciências Cosmológicas, da
Química, da Física, da Astronomia e da Matemática; e complementadas pelas 15
Leis da Fatalidade Suprema (Leis da Teoria Geral do Entendimento e as Leis
Universais do Mundo) percebidas por Augusto Comte, no que tange a Sociologia e
a Moral; comum a cada uma das 7 Ciências Positivas = Matemática, Astronomia,
Física, Química, Biologia, Sociologia Positiva e Moral Positiva; e suas
respectivas Tecnologias.
Concebido, o problema da Educação Positiva, há necessidade de
se estabelecer a plena unidade, em toda a espécie humana – Homo-sapiens, isto
é, a perfeita comunhão de Afeições, Pensamentos e Atos,
entre todos os seus membros. Resolvê-lo em relação a qualquer um de nós, é
igualmente conseguir, na “alma ou psique
” individual, o auxílio do Sentimento, da Inteligência e
da Atividade, para o bem de outrém. Estes três elementos capitais do
nosso psiquismo, ainda que relativamente ligados entre si; e pelos sentidos, ao
mundo exterior; devem ser religados, aos entes que nos cercam, em virtude de
nossa própria sociabilidade. Mantendo a Soberania Externa e
Interna, mas inferindo a necessidade de uma Fé Comum ou Cresça, que seja amada
universalmente; pelo menos, no nível de Escol, de cada Nação. Inabaladamente
firmada; somente ela poderá congregar todos os seres
vivos, para o mesmo objetivo.
Desta
forma logo percebemos que a Educação é antes de tudo Moral (ética) ou
religiosa, compreendendo assim a Educação Sentimental, a Educação Intelectual e
a Educação Prática ou Tecnológica.
A
Religião efetivamente, conforme o justo sentido etimológico do vocábulo, que a
designa, significa ação de religar, da forma que nos referimos acima, isto é,
religar nosso estado interior aos Seres que nos cercam,
ou ao espetáculo Exterior.
Foi mesmo por isso, que tal Religião (ou Ética),
ou Moral, no caso da visão positivista ou científica,
possuem Três vertentes ou ramos: afetivo, intelectual
e prático, de que se compõe a Religião, isto é, o Culto, o
Dogma e o Regime, respectivamente; dos quais este primeiro, justamente
o representa.
Antes de entrarmos nas explicações sobre o Culto Positivista, onde
encontramos as Leis da Ciência Moral Positiva, que nos levam aos
meios da Construção e desenvolvimento; falemos sobre o seu Dogma,
onde ocorre a explicação do Mundo e do Homem; depois aspirando
no Regime, fixando as normas mais convenientes à
conduta, de cada um de nós, tendo em “mira”, o bem de outrém, para o que põem à
seu serviço, a Filosofia Prática – Tecnologia. Vê-se no Culto, desde
quando era celebrado com pompa e magnificência, em cerimônias públicas,
apoiados nas Artes Estéticas – Belas Artes, sem os sangüíneos sacrifícios de
outrora; a menos da prece interesseira ao Gran Ser (Família, Pátria e
Humanidade), do que a sua adoração, e o reconhecimento de cada um de nós, pelo
que hoje somos; e o muito pelo tudo que lhe devemos, como supremo legislador da
ordem moral. E só assim, pode a Religião, tornar os Sentimentos mais
Simpáticos - a Inteligência mais Sintética e o Caráter
mais Sinérgico* , fazendo-nos convergir, para o estado de unidade almejada
ou planejada, desde os tempos primitivos. {Aqui se entende por Sinergia, a coordenação das
qualidades práticas, isto é o Caráter – que é formado
da coragem, da prudência e da perseverança; e pela combinação da Síntese, que é a coordenação
dos pensamentos, que tiveram origem, no conjunto das idéias, que por sua vez,
surgem das operações cerebrais, da contemplação concreta e abstrata e da
meditação indutiva e dedutiva, separando os atributos ou fenômenos, das imagens
dos Seres que chegam ao nosso encéfalo, por intermédio dos 8
sentidos – seguida da Expressão: oral, mímica e
escrita ; com a Simpatia, que é a concatenação geral dos
sentimentos egoístas, sob a presença dos sentimentos Altruístas.
Diz-se que uma inteligência é sintética, por ter
a facilidade de reunir uma serie de dados, para formar um todo -
inverso do analítico, que pega o todo, e subdivide para análise. – Há necessidade
de se conhecer a Teoria Cerebral de Augusto Comte, para melhor entendimento da
Operação de Abstração – que é o Primeiro dos Sete Teoremas, que compõe a
Ciência Moral Teórica Positiva ou Ciência da Construção ou Psicologia
Científica}.
A Religião ou Doutrina, que incorporando o Fetichismo Primitivo, que é
tão espontânea em nossa natureza, ás concepções positivas,
revelou sob o Monoteísmo, após ter sido inspirada sob o
Politeísmo, adquiriu enfim sua constituição normal, e que somente na época
moderna logramos conhecer devido a descoberta dos três últimos termos da série
científica – a Biologia, a Sociologia Positiva e da a Moral Teórica
Positiva.
Não há dúvida que a Ética, isto é, a Moral Positiva, seja ela analisada,
no campo individual, familiar, civil (governo), Ocidental, Oriental e
Planetária, é formada da subordinação dos 7 sentimentos egoístas pelos 3
sentimentos Altruístas; que podemos apreciar quando analisamos o
Quadro Sistemático da “Alma” ou as Funções Elementares do Psique Humano, segundo
Augusto Comte.
Na solução do problema humano, é absurdo pensar em eliminar de
cada indivíduo, os sentimentos egoístas, porque se o Ser Humano não as
possui-se, não depararia, com os estímulos para os Sentimentos Altruístas; nem
as condições para regular a vida, só com o Altruísmo.
Desta forma, através destes motivos, é que o Regime, se esforça,
mais racionalmente, em comprimir o egoísmo, bem como subordiná-lo ao Altruísmo,
e com isto, recebem a contribuição das funções elementares do Caráter; isto é,
as nossas qualidades práticas : prudência, coragem e perseverança, assim
classificadas segundo sua energia e dignidade crescente. Mas pode o
Regime ser tirânico de base essencialmente egoísta, subordinando o
Altruísmo, se esquecendo da humildade à gestão pública e o cumprimento
dos seus Deveres para com o Povo de sua Nação.
O
que procuramos hoje é investir na propagação do Dogma Positivo, para servir de
base ao Regime Normal, que o futuro nos promete, verdadeiramente Industrial e
de fato Pacífico.
Quando este dogmatismo não havia se constituído, a
infância da nossa espécie, o supriu praticamente pelo Empirismo, e com este
assegurou aos Homens, a supremacia sobre os outros animais, repelindo os
perniciosos e ferozes; e domesticando os mais úteis, sob o impulso do fetichismo,
este no início espontaneamente concreto, e depois quando
astrolático, um tanto abstrato. Em seguida uma tal época foi sucedida pelo
Politeísmo que, imaginando submeter aos seus múltiplos deuses as diversas
categorias de fenômenos, abstraídos dos seres, iniciou
desta forma, com o método analítico, a instrução científica dos nossos
antepassados, exercitando-os na lógica das imagens.
Em seguida, o Monoteísmo concentrando todas as divindades em um único
Deus, se incumbiu de simplificar logicamente nossa atividade
teórica, reduzindo as imagens, a simples sinais e chegou mesmo, sob a cruz , a
conceber o Ocidente, a unificação dos conhecimentos humanos, que assim ficaram
sob a égide da religião, embora esta tentativa, em grande parte se malograsse, por
ainda não estar constituída toda a série científica.
Foi
com o Positivismo, oriundo da cultura científica dos gregos, prosseguida pela
escola dos enciclopedistas de Hume, d´Alembert, de Diderot, de Condorcet... de
Fontenelle, e finalmente sistematizada por Comte, que teve o mérito de
achar-lhe os últimos termos, fundando a dinâmica Sociológica, e instituído a
Ciência Moral, como sendo a mais eminente de todas. Induzindo espontaneamente
em matemática, para aprender a deduzir com tal estudo; induzindo
sistematicamente na Astronomia, na Física e na Química, afim de se habilitar ás
induções transcendentes que a comparação biológica e a filiação sociológica,
por sua vez ai desdobram; o espírito humano pode, enfim, se elevar da Análise
Objetiva à Síntese Subjetiva, construindo cientificamente a Ciência Moral, que assim
transcendentemente se deduz, mais por inspiração da lógica dos sentimentos, do
que pelas duas outras ( Biologia e a Sociologia Positiva) que a esta, lhe
servem de base, com os respectivos sinais e imagens.
Ao visualizarmos o
alvo, de todas as outras ciências, a Moral Positiva, veio
Presidi-las; acompanhada das Artes Técnicas, afim de que a inteligência melhor
esclareça a atividade prática; e harmonizar as Artes Estéticas, de modo a
celebrarem publicamente, os mais profundos sentimentos, da “Alma” Humana, no
seu Culto Coletivo ao Gran Ser (Família, Pátria e Humanidade.
Assim quando professadas em seu conjunto, a Lógica ou Ciência do Espaço,
e a Física ou Ciência da Terra, ambas concorrem para este Culto, que a Ciência
da Humanidade consagra aos nossos maiores. Rege a Humanidade ao mesmo tempo, as
aplicações das duas outras, pelo que se constitui também em Arte por
excelência, a que se chamou de Psicologia.
Compete praticamente com efeito a Moral unificar os três elementos da
“alma individual” - os Sentimentos, a Inteligência e o Caráter,
tendo em vista presidir um conjunto de fiéis ligados pela mesma Fé
Demonstrável, através de um Culto Coletivo, que por intermédio da União
Familiar, pode em todas as Pátrias, consagrar os pensamentos e atos, de seus
prestimosos filhos, em prol da Humanidade.
Por isso, ao
Subordinarmos o egoísmo ao Altruísmo, a Análise á Síntese e o Progresso á
Ordem, resumindo os três enunciados, moral, teórico e prático, respectivamente,
que revela esta Unidade, podemos enxergar que nesta Unidade se inclui, como
corolário ou por conseqüência, a questão da EDUCAÇÂO.
Sendo
a Educação indispensável a qualquer um de nós, sua solução Moral, preside as
duas outras, a Intelectual e a Prática, impondo a todos nós, as três condições
seguintes:
a) Buscar na pureza dos sentimentos, o princípio regulador de nossos
constantes esforços, não somente materiais como mentais, afim de tornar melhor,
contínuos e solidários os atos humanos .
b) Jamais tomar outra base para estes, a não ser nossos relativos
conhecimentos, sobre a ordem universal.
c)
Em todas as circunstancias, aceitar-se resignadamente o que esta ordem nos
impõe, como imutável e fatal, porém aproveitando-a naquilo que oferece de
favorável à intervenção de nossa atividade.
Podemos concluir do que foi dito, que a questão da Educação é
principalmente religiosa, quando se deseja resolve-la por este modo. Todas suas
soluções já se evidenciaram pela religião ou doutrina, porque esta :
a) Inspirada pelo Bem
Comum, considera que Vivermos por Outrem e Vivermos para Outrém, que é o mais belo
objetivo da Moralidade;
b) em todos os tempos, consagrado pelo Culto dos Mortos, que nos deixa subjetivamente Reviver em Outrém, de acordo com o
privilegiada característica do Espécie Humana – Homo-sapiens, mas jamais pela
Homo-economicus e /ou pelo Homo-pisicologus;
c)
Vulgariza os conhecimentos da Ordem Universal por intermédio do Dogma Científico;
d) aceita o que desta Ordem Universal nos sobrevêm
como imutável e fatal, mas se empenha em melhorá-la pelo Regime, onde
aconselha agirmos adotando por princípio, as puras afeições ou sentimentos,
para que as Sínteses dos pensamentos humanos, nos oriente na direção Altruísta,
das três qualidades práticas – prudência, coragem e perseverança.
Para administrar o Regimen, há necessidade de termos os
Governantes; e para o Regime Societocrático - Sociocrático,
o perfil do Estadista, pode ser encontrado no artigo de minha
autoria, Procura-se Um Estadista. Onde encontramos os DEVERES e as respectivas
Disciplinas ou Normas. Mas há necessidade de se educar o Povo, para ter noção
de Moral, para poder cumprir os Seus Deveres e conhecer as suas Funções, e não somente
exigir os seus direitos; bem como, colocar em prática a Legislação, com base em
uma Constituição Societocrática ou futuramente Sociocrática.
Segue
abaixo algumas máximas de Augusto Comte, sobre a Moral
· A SUBMISSÃO, É A
PRINCIPAL BASE DO APERFEIÇOAMENTO MORAL
· MUNDO
MORAL, É O PRINCIPAL MOTIVO DAS ARTES
· É
CERTO QUE SOMOS TODOS MAIS OU MENOS INCLINADOS A RESPEITAR UMA
SUPERIORIDADE QUALQUER, PRINCIPALMENTE INTELECTUAL OU MORAL
· A
MORAL SOCIAL CONSISTE PRINCIPALMENTE NO AMOR DA HUMANIDADE.
· O
APERFEIÇOAMENTO MORAL, CONSISTE NO ASCENDENTE CADA VEZ MAIS ENÉRGICO, DA RAZÃO
SOBRE AS PAIXÕES.
· A
MORAL POSITIVA, PRESCREVE A PRÁTICA HABITUAL DO BEM, SEM NENHUMA
OUTRA RECOMPENSA QUE NÃO SEJA A SATISFAÇÃO INTERIOR.
· A
MORAL, NÃO CESSARÁ JAMAIS DE SE IMPOR À
POLÍTICA.
· A
HUMANIDADE NÃO DESENVOLVE NENHUM ATRIBUTO INTELECTUAL OU MORAL QUE NÃO SE
ENCONTRE, EM MÍNIMOS GRAUS , EM TODOS OS ANIMAIS SUPERIORES
· TODA
VERDADEIRA DISCIPLINA MORAL, REPOUSA SOBRE UMA SUBMISSÃO CONSTANTE.
· NOSSA
EVOLUÇÃO MORAL SE COMPLETA NA EXISTÊNCIA DOMÉSTICA
· O
GOVERNO CONSTITUI-SE DO GUIA INTELECTUAL, DA CONSAGRAÇÃO MORAL
E DO REGULADOR SOCIAL.
· A
SUPERIORIDADE MORAL DA MULHER SOMENTE PODE-SE
DESENVOLVER BASTANTE, NO SEIO DA FAMÍLIA
· A
SUBMISSÃO VOLUNTÁRIA, É A PRIMEIRA BASE DE TODA A VERDADEIRA
MORALIDADE
· NOSSO
APERFEIÇOAMENTO MORAL TEM MAIS IMPORTÂNCIA, PUBLICA E PRIVADA , DO
QUE QUALQUER APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO OU PRATICO
· É PRECISO
MANTER DIGNAMENTE A ORDEM MATERIAL EM MEIO A DESORDEM
INTELECTUAL E MORAL
· NA MORAL NÓS
ESTUDAMOS A NOSSA NATUREZA, AFIM DE REGULAR NOSSA
EXISTÊNCIA.
· A
REORGANIZAÇÃO POLÍTICA SERÁ DIRETAMENTE
LIGADA À REGENERAÇÃO MORAL.
· A CIÊNCIA E A
ARTE TENDEM A SE FUNDIR FINALMENTE NA MORAL
· A IGUALDADE É A MENTIRA IMORAL.
· A ORDEM POLÍTICA DEPENDE : PRIMEIRO DE UM GUIA INTELECTUAL,
DEPOIS DE UMA CONSAGRAÇÃO MORAL, E ENFIM DE UM REGULADOR SOCIAL.
P. A . Lacaz
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